sábado, novembro 10, 2012

Prova N2 - Pós-graduação Ensino de Artes



CULTURA MUSICAL
Parte superior do formulário
1. Para escrever música, usamos, entre outros elementos, a pauta, as claves, as linhas complementares e as figuras musicais.
Assim, marque as alternativas corretas.

I. As claves indicam o lugar de uma determinada nota, na pauta, a partir da qual podemos descobrir todas as outras.
II. As claves de sol e de fá são as mais usadas.
III. Podemos descobrir o dó central quando olhamos o teclado do piano e encontramos, bem no meio, o dó.
IV. Quando precisamos escrever notas bem agudas ou bem graves, usamos as linhas complementares.
V. As figuras musicais indicam a duração e a altura das notas.

São corretas:
·          III, IV e V.
·          II, III e V.
·          I, II, III, IV e V.
·          I, II, III e IV.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Quanto aos timbres e à escrita musical pode-se afirmar que
·         I. instrumentos diferentes produzem sons com o mesmo timbre.
II. os antigos gregos já tinham um sistema para escrever música.
III. no Ocidente, o desenvolvimento da escrita musical levou à pauta, sobre a qual escrevemos as notas.
IV. a pauta é um conjunto de 28 linhas sobre as quais escrevemos as notas musicais.
V. a escrita musical foi sempre igual, desde a Pré-História até a atualidade.
São corretas:
·          II e III.
·          I, II e IV.
·          I, III, IV e V.
·          II, III e V.


Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Quais destas são características do fenômeno sonoro?

·         I. Altura.
II. Duração.
III. Largura.
IV. Intensidade.
V. Timbre.

São corretas:
·          I, II e III. 
·          III, IV e V.
·          I, II, IV e V.
·          II, III, IV e V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O timbre

·         I. permite diferenciar sons produzidos por diferentes instrumentos.
II. também é chamado de "cor" do som.
III. é uma característica sem importância, da pintura.
IV. é uma característica do som, que depende do seu som fundamental e dos sons secundários que soam ao mesmo tempo que o fundamental.
V. depende da série harmônica de determinado som.

São corretas:

·          I, II, III e V.
·          II, III, IV e V.
·          I, III, IV e V.
·          I, II, IV e V.

54 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    CULTURA MUSICAL
    1. Do Descobrimento até a Independência do Brasil, como era a música brasileira?


    I. Antes de os portugueses chegarem ao Brasil, não havia música no país.
    II. Os jesuítas ensinavam música, pois para eles essa arte era fundamental para a educação religiosa.
    III. Quando chegaram ao Brasil, povos africanos escravizados aboliram a sua música e passaram a somente
    cantar canções europeias.
    IV. A cena artística no Rio de Janeiro, na época em que D. João XVI estava no Brasil, tinha um caráter
    acentuadamente europeu.
    V. Francisco Manuel da Silva foi o compositor da música do Hino Nacional Brasileiro; D. Pedro I compôs
    a música do Hino da Independência.
    São corretas:

    II e V.
    II, III e IV.
    III e IV.
    I, II e IV.
    2. Muitas pessoas, ao ouvirem música, a relacionam às outras artes. Quais são as alternativas corretas?


    I. Podemos comparar uma linha melódica a um desenho.
    II. Os contornos de uma melodia são sempre desenhados em amarelo.
    III. Muitos autores relacionam a música às cores e às linhas das artes plásticas.
    IV. Quando falamos em cores ou contornos musicais, em linhas melódicas, estamos nos apropriando de
    uma linguagem visual, que simboliza as nossas sensações quando ouvimos uma música.
    V. A palavra melos, do grego, significa ?uma sucessão de sons?.
    São corretas:

    I, III, IV e V.
    I, II, III, IV e V.
    II, III e IV.
    I, II , III e V.
    3. Leia abaixo.


    Quais são algumas das principais inovações da música do século XX?

    I. Foi no século XX que a música passou a integrar, além dos sons, também os ruídos.
    II. As mudanças na vida urbana, nas tecnologias e nos processos de produção industrial influenciaram
    o crescimento das orquestras, que passaram a integrar mais instrumentos de percussão para produzir
    ruídos.
    III. No século XX, a música pastoril e os noturnos foram substituídos pelos sons de máquinas e do cotidiano.
    IV. Poetas e pintores não seguiram essa tendência, pois as máquinas agora faziam parte da vida.
    V. O que se denomina paisagem sonora passou a integrar sons musicais e não musicais.
    São corretas:

    II, III e IV.
    II, III, IV e V.
    I, II, III e V.
    I, II, IV e V.
    4. O nacionalismo musical foi uma reação ao ?universalismo? clássico. A partir de Carlos Gomes, a música brasileira adotou no seu discurso, cada vez mais, a brasilidade. Quais destas afirmações são verdadeiras?


    I. Carlos Gomes recebeu patrocínio do Imperador D. Pedro II e foi estudar na Itália, onde compôs a
    ópera O Guarani, que teve muito sucesso na Europa e no Brasil.
    II. Chiquinha Gonzaga foi a primeira grande compositora de música popular do Brasil.
    III. Ernesto Belém era pianista do Cine Odeon, na época do cinema surdo.
    IV. No nacionalismo musical, os compositores valorizam o que é estrangeiro e usam melodias do mundo
    inteiro.
    V. Villa-Lobos valorizava muito o ambiente sonoro brasileiro, canções indígenas e infantis e instrumentos
    tipicamente brasileiros, usando-os nas suas obras.
    São corretas:

    II, III e IV.
    I, II e V.
    I, III, IV e V.
    I, II, III e V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
    2. por favor preciso de ajuda nessas questões: se puderem me ajudar.
      2. Muitas pessoas, ao ouvirem música, a relacionam às outras artes. Quais são as alternativas corretas?


      I. Podemos comparar uma linha melódica a um desenho.
      II. Os contornos de uma melodia são sempre desenhados em amarelo.
      III. Muitos autores relacionam a música às cores e às linhas das artes plásticas.
      IV. Quando falamos em cores ou contornos musicais, em linhas melódicas, estamos nos apropriando de
      uma linguagem visual, que simboliza as nossas sensações quando ouvimos uma música.
      V. A palavra melos, do grego, significa ?uma sucessão de sons?.
      São corretas:

      I, III, IV e V.
      I, II, III, IV e V.
      II, III e IV.
      I, II , III e V.

      14 ) Do Descobrimento até a Independência do Brasil, como era a música brasileira?
      I. Antes de os portugueses chegarem ao Brasil, não havia música no país.
      II. Os jesuítas ensinavam música, pois para eles essa arte era fundamental para a educação religiosa.
      III. Quando chegaram ao Brasil, povos africanos escravizados aboliram a sua música e passaram a somente cantar canções europeias.
      IV. A cena artística no Rio de Janeiro, na época em que D. João XVI estava no Brasil, tinha um caráter acentuadamente europeu.
      V. Francisco Manuel da Silva foi o compositor da música do Hino Nacional Brasileiro; D. Pedro I compôs a música do Hino da Independência.
      São corretas:
      A ) II e V.
      B ) I, II e IV.
      C ) III e IV.
      D ) II, III e IV.

      6 ) Hoje, pode-se grafar música não apenas com as notas sobre uma pauta, as quais indicam altura e ritmo, mas também o ruído. Este passou a ser representado e codificado em uma partitura, assim como as diferenças de forte e fraco.
      I. É impossível escrever as notas para uma bateria.
      II. As palavras usadas para indicar os andamentos das músicas são, geralmente, em dialeto alemão.
      III. O metrônomo serve para medir as distâncias.
      IV. A dinâmica musical se refere a movimento.
      V. A partir do século XX, muitos compositores passaram a explorar sons inusitados.
      Das afirmações acima, é (são) correta(s):
      A ) II e V.
      B ) V.
      C ) I, II e V.
      D ) I, III e IV.



      Excluir
    3. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  2. Boa noite Raquel Maschetti!
    Estou precisando de ajuda!! Preciso da resposta destas questões em Educação Musical:
    1) Como funciona a percepção dos sons e dos ruídos?
    I. Só ouvimos quando estamos acordados.
    II. Percebemos todos os sons do ambiente, os quais vêm de todas as direções e se afunilam para dentro do ouvido.
    III. A experiência auditiva busca sempre identificar a natureza dos sons que ouvimos e de onde eles provêm.
    IV. Como fechamos os olhos, podemos também fechar os ouvidos.
    V. A preocupação básica do cérebro, ao ouvir qualquer coisa, é saber de onde vem o ruído.
    São corretas:
    A ) III, IV e V.
    B ) II, III, IV e V.
    C ) II, III e V.
    D ) I, III e IV.

    2 ) Leia abaixo.
    O que são os sons?
    I. São sensações que chegam aos nossos ouvidos por meio de ondas sonoras.
    II. São resultado de uma energia que se propaga em ondas e são provenientes das vibrações dos corpos elásticos.
    III. Quando um objeto vibra na atmosfera, ele movimenta partículas de ar ao seu redor, formando as ondas sonoras.
    IV. Quando as ondas sonoras chegam até nossos ouvidos, elas estimulam certos nervos que transmitem impulsos elétricos ao nosso cérebro, que os interpreta como sons.
    V. Os instrumentos musicais podem produzir sons e ruídos.
    São corretas:
    A ) II, III, IV e V.
    B ) II, III e V.
    C ) I, II, III, IV e V.
    D ) I, III e IV.
    3 ) Leia abaixo.
    O timbre
    I. permite diferenciar sons produzidos por diferentes instrumentos.
    II. também é chamado de ?cor? do som.
    III. é uma característica sem importância, da pintura.
    IV. é uma característica do som, que depende do seu som fundamental e dos sons secundários que soam ao mesmo tempo que o fundamental.
    V. depende da série harmônica de determinado som.
    São corretas:
    A ) I, II, IV e V.
    B ) I, III, IV e V.
    C ) II, III, IV e V.
    D ) I, II, III e V.

    4 ) A música existe desde a Pré-História e podemos afirmar que
    I. a música sempre esteve associada às manifestações humanas.
    II. desde a Pré-História, o homem já criava objetos sonoros com ossos, conchas, madeira, pedras, sementes etc.
    III. na Pré-História, a música estava associada à dança, às batidas de pés e mãos, aos sons de colares e braceletes e a tambores.
    IV. na Pré-História, como atualmente, as pessoas sentavam-se para ouvir o outro tocar seu instrumento.
    V. na Pré-História, as pessoas já construíam instrumentos musicais, como o litofone, o rombo, o arco e apitos.
    São corretas:
    A ) III, IV e V.
    B ) II e IV.
    C ) I, II, III e V.
    D ) I, II, III, IV e V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
    2. Como podem ser classificados os instrumentos, quando o critério é a maneira como produzem os sons e o que faz a organologia?
      I. A organologia estuda, descreve, classifica, analisa e corta os instrumentos musicais.
      II. Alguns instrumentos de percussão são chamados de idiofones, outros de membranofones.
      III. Alguns instrumentos de sopro são chamados de aerofones, pois dependem do ar.
      IV. Cordofones são instrumentos cujo som é produzido pela vibração de cordas.
      V. Existem também instrumentos eletrônicos, que dependem da eletricidade.
      São corretas:
      A ) I e II.
      B ) I, III e V.
      C ) II, IV e V.
      D ) II, III, IV e V.

      Excluir
    3. qual a resposta da pergunta : Como podem ser classificados os instrumentos, quando o critério é a maneira como produzem os sons e o que faz a organologia?

      Excluir
    4. Gostaria de saber a resposta dessa pergunta tmb ?
      Obrigada

      Excluir
    5. Alguém sabe a resposta desta pergunta?
      Obrigada

      Excluir
  3. Boa noite Raquel Maschetti vc pode me ajudar nesta questões
    tambores.

    5 ) Muitas pessoas, ao ouvirem música, a relacionam às outras artes. Quais são as alternativas corretas?
    I. Podemos comparar uma linha melódica a um desenho.
    II. Os contornos de uma melodia são sempre desenhados em amarelo.
    III. Muitos autores relacionam a música às cores e às linhas das artes plásticas.
    IV. Quando falamos em cores ou contornos musicais, em linhas melódicas, estamos nos apropriando de
    uma linguagem visual, que simboliza as nossas sensações quando ouvimos uma música.
    V. A palavra melos, do grego, significa ?uma sucessão de sons?.
    São corretas:
    A ) I, II, III, IV e V.
    B ) II, III e IV.
    C ) I, II , III e V.
    D ) I, III, IV e V.

    6 ) Hoje, pode-se grafar música não apenas com as notas sobre uma pauta, as quais indicam altura e ritmo, mas também o ruído. Este passou a ser representado e codificado em uma partitura, assim como as diferenças de forte e fraco.
    I. É impossível escrever as notas para uma bateria.
    II. As palavras usadas para indicar os andamentos das músicas são, geralmente, em dialeto alemão.
    III. O metrônomo serve para medir as distâncias.
    IV. A dinâmica musical se refere a movimento.
    V. A partir do século XX, muitos compositores passaram a explorar sons inusitados.
    Das afirmações acima, é (são) correta(s):
    A ) II e V.
    B ) V.
    C ) I, II e V.
    D ) I, III e IV.
    7 ) Como podem ser classificados os instrumentos, quando o critério é a maneira como produzem os sons e o que faz a organologia?
    I. A organologia estuda, descreve, classifica, analisa e corta os instrumentos musicais.
    II. Alguns instrumentos de percussão são chamados de idiofones, outros de membranofones.
    III. Alguns instrumentos de sopro são chamados de aerofones, pois dependem do ar.
    IV. Cordofones são instrumentos cujo som é produzido pela vibração de cordas.
    V. Existem também instrumentos eletrônicos, que dependem da eletricidade.
    São corretas:
    A ) I e II.
    B ) I, III e V.
    C ) II, IV e V.
    D ) II, III, IV e V.
    8 ) Para que servem os processadores do som, os equalizadores, a função eco e os reverberadores?
    I. Os processadores do som servem para realçar qualidades e efeitos sonoros.
    II. Alguns dos recursos existentes em processadores são o chorus, os ompressores/expansores. Os distorcedores, os equalizadores, o eco, os tambores e as clavas.
    III. A função dos equalizadores é ressaltar ou filtrar o brilho e a cor dos sons, realizando ajustes nas temperaturas.
    IV. A função eco reproduz eletronicamente o efeito que ocorre na natureza, quando as ondas sonoras se chocam com o ambiente físico e são refletidas novamente.
    V. Os reverberadores criam diferentes ambientes sonoros mediante o efeito de repetição (eco).
    São corretas:
    A ) I, IV e V.
    B ) II, III e IV.
    C ) I, II, III e V.
    D ) I, III, IV e V.

    9 ) Muitos instrumentos eletrônicos que hoje usamos na música tiveram origem em instrumentos que já existiam, adaptando-se-lhes recursos eletrônicos e até mesmo ligando-os diretamente ao computador. Nesse sentido, podemos afirmar que
    I. a bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, geralmente tambores e pratos, cuja escolha tem um padrão definido e invariável.
    II. a bateria eletrônica surgiu nos anos 1920, quando foram adicionados sons pré-gravados e a função de sampler às baterias acústicas.
    III. a função sampler permite gravar os sons à medida que são produzidos.
    IV. o piano é considerado um instrumento misto, pois pode ser um instrumento de cordas ou de percurssão.
    V. o teclado eletrônico reproduz timbres de diferentes instrumentos.
    São corretas:
    A ) II, III, IV e V.
    B ) I, III e V.
    C ) I e V.
    D ) III, IV e V.



    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel Maschetti, preciso de ajuda nestas questões

    11 ) Quem foi o compositor de Bolero e o que significam as expressões poema sinfônico, sonata, cantata e sinfonia?
    I. Ravel foi um compositor francês que compôs Bolero, inspirado na música espanhola.
    II. O poema sinfônico descreve, por meio da música, sentimentos, paisagens ou personagens.
    III. A sonata é uma forma musical, geralmente instrumental e em vários movimentos.
    IV. Sonata deriva da palavra russa sonare (soar); cantata vem da palavra japonesa cantare (cantar).
    V. Sinfonia significa reunião de todos e quer dizer que os instrumentos tocam separados.
    São corretas:
    A ) II, III, IV e V.
    B ) I, II e III.
    C ) I, II e IV.
    D ) I, III e V.

    12 ) Leia abaixo.
    A música é uma linguagem na qual é possível expressar muitas ideias e, no decorrer da história, assumiu formas e características de acordo com a época e o lugar. Assim, enquanto o concerto e a sonata tiveram sua origem na Europa, o samba, o choro e o chorinho são típicos da música popular brasileira. Podemos afirmar que
    I. um movimento de uma sonata ou de um concerto é uma parte completa em si mesma e tem certo caráter.
    II. é impossível, na música, evocar atmosferas do mundo da natureza.
    III. o samba é uma dança europeia.
    IV. há vários tipos de samba, como o samba de breque, o samba de partido-alto, o samba-canção, o samba-choro, o samba-enredo e o samba corta-jaca.
    V. o choro é também chamado de chorinho e sempre se refere a músicas que provocam muitas lágrimas.
    Das afirmações acima, é (são) correta(s):
    A ) I, II e V.
    B ) I.
    C ) II, III e IV.
    D ) III e IV.

    13 ) Em relação à música brasileira e à música norte-americana podemos afirmar que
    I. Pixinguinha e Zequinha de Abreu compuseram choros, valsas, polcas e ragtimes.
    II. bossa nova é um movimento da música popular irlandesa, surgido no final da década de 1950, tornando-se conhecido em todo o mundo.
    III. o baião é um ritmo do sul do Brasil.
    IV. o rock?n roll surgiu na China e se espalhou rapidamente pelo mundo.
    V. rap quer dizer rhythm and poetry e faz parte da cultura hip-hop.
    Das afirmações acima, é (são) correta(s):
    A ) V.
    B ) I, II e IV.
    C ) I, II e V.
    D ) II, III e V.

    ResponderExcluir
  5. resposta por favor me ajudem


    13 ) Em relação à música brasileira e à música norte-americana podemos afirmar que
    I. Pixinguinha e Zequinha de Abreu compuseram choros, valsas, polcas e ragtimes.
    II. bossa nova é um movimento da música popular irlandesa, surgido no final da década de 1950, tornando-se conhecido em todo o mundo.
    III. o baião é um ritmo do sul do Brasil.
    IV. o rock?n roll surgiu na China e se espalhou rapidamente pelo mundo.
    V. rap quer dizer rhythm and poetry e faz parte da cultura hip-hop.
    Das afirmações acima, é (são) correta(s):
    A ) V.
    B ) I, II e IV.
    C ) I, II e V.
    D ) II, III e V.

    14 ) Do Descobrimento até a Independência do Brasil, como era a música brasileira?
    I. Antes de os portugueses chegarem ao Brasil, não havia música no país.
    II. Os jesuítas ensinavam música, pois para eles essa arte era fundamental para a educação religiosa.
    III. Quando chegaram ao Brasil, povos africanos escravizados aboliram a sua música e passaram a somente cantar canções europeias.
    IV. A cena artística no Rio de Janeiro, na época em que D. João XVI estava no Brasil, tinha um caráter acentuadamente europeu.
    V. Francisco Manuel da Silva foi o compositor da música do Hino Nacional Brasileiro; D. Pedro I compôs a música do Hino da Independência.
    São corretas:
    A ) II e V.
    B ) I, II e IV.
    C ) III e IV.
    D ) II, III e IV.

    15 ) O nacionalismo musical foi uma reação ao ?universalismo? clássico. A partir de Carlos Gomes, a música brasileira adotou no seu discurso, cada vez mais, a brasilidade. Quais destas afirmações são verdadeiras?
    I. Carlos Gomes recebeu patrocínio do Imperador D. Pedro II e foi estudar na Itália, onde compôs a ópera O Guarani, que teve muito sucesso na Europa e no Brasil.
    II. Chiquinha Gonzaga foi a primeira grande compositora de música popular do Brasil.
    III. Ernesto Belém era pianista do Cine Odeon, na época do cinema surdo.
    IV. No nacionalismo musical, os compositores valorizam o que é estrangeiro e usam melodias do mundo inteiro.
    V. Villa-Lobos valorizava muito o ambiente sonoro brasileiro, canções indígenas e infantis e instrumentos tipicamente brasileiros, usando-os nas suas obras.
    São corretas:
    A ) I, II e V.
    B ) II, III e IV.
    C ) I, II, III e V.
    D ) I, III, IV e V.

    16 ) Deste grupo de afirmações:
    I. O passo do frevo está relacionado à capoeira.
    II. A valsa é uma dança dos salões da Áustria, em três tempos.
    III. A toada tem caráter melancólico e arrastado
    IV. O baião é uma dança nordestina, cujo passo característico é o arrasta-pé.
    V. A senza é uma família de instrumentos africanos, feitos com cabaça e metal Qual(is) não se refere(m) a um tipo de dança ou canção?
    A ) V.
    B ) I e III.
    C ) III e IV.
    D ) III e V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    CULTURA MUSICAL

    1. [QuestãoID 70264] O nacionalismo musical foi uma reação ao ?universalismo? clássico. A partir de Carlos Gomes, a música brasileira adotou no seu discurso, cada vez mais, a brasilidade. Quais destas afirmações são verdadeiras?


    I. Carlos Gomes recebeu patrocínio do Imperador D. Pedro II e foi estudar na Itália, onde compôs a
    ópera O Guarani, que teve muito sucesso na Europa e no Brasil.
    II. Chiquinha Gonzaga foi a primeira grande compositora de música popular do Brasil.
    III. Ernesto Belém era pianista do Cine Odeon, na época do cinema surdo.
    IV. No nacionalismo musical, os compositores valorizam o que é estrangeiro e usam melodias do mundo
    inteiro.
    V. Villa-Lobos valorizava muito o ambiente sonoro brasileiro, canções indígenas e infantis e instrumentos
    tipicamente brasileiros, usando-os nas suas obras.
    São corretas:

    I, II, III e V.
    I, II e V. (CORRETA)
    II, III e IV.
    I, III, IV e V.

    2. [QuestãoID 70273] Leia abaixo.


    Quando o cinema foi inventado, não se sabia como gravar numa mesma película as imagens e os sons. Logo
    que isso se tornou possível, as trilhas sonoras dos filmes e de outras peças audiovisuais passaram a integrar
    os barulhos e os sons, os quais intensificam as emoções que o diretor quer expressar. Assim, pode-se afirmar que

    I. além dos ruídos do cotidiano das cidades, a música moderna integrou também sons da natureza.
    II. os sons ambientais são todos aqueles que se podem ouvir no ambiente em que vivemos: tanto os
    ruídos da cidade quanto os sons do meio ambiente natural.
    III. no cinema, a música exerce um papel bastante importante.
    IV. o ser humano, de modo instintivo, nunca consegue associar sons e imagens.
    V. tanto os sons e os ruídos quanto o silêncio são recursos valiosos e expressivos que o diretor de cinema pode usar.
    São corretas:

    II, III e IV.
    I, II, III e V. (CORRETA)
    I, II, III e IV.
    II, III, IV e V.

    3. [QuestãoID 70239] Quanto aos timbres e à escrita musical pode-se afirmar que


    I. instrumentos diferentes produzem sons com o mesmo timbre.
    II. os antigos gregos já tinham um sistema para escrever música.
    III. no Ocidente, o desenvolvimento da escrita musical levou à pauta, sobre a qual escrevemos as notas.
    IV. a pauta é um conjunto de 28 linhas sobre as quais escrevemos as notas musicais.
    V. a escrita musical foi sempre igual, desde a Pré-História até a atualidade.
    São corretas:

    I, II e IV.
    II e III. (CORRETA)
    II, III e V.
    I, III, IV e V.

    4. [QuestãoID 70251] Muitos instrumentos eletrônicos que hoje usamos na música tiveram origem em instrumentos que já existiam, adaptando-se-lhes recursos eletrônicos e até mesmo ligando-os diretamente ao computador. Nesse sentido, podemos afirmar que


    I. a bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, geralmente tambores e pratos, cuja escolha
    tem um padrão definido e invariável.
    II. a bateria eletrônica surgiu nos anos 1920, quando foram adicionados sons pré-gravados e a função
    de sampler às baterias acústicas.
    III. a função sampler permite gravar os sons à medida que são produzidos.
    IV. o piano é considerado um instrumento misto, pois pode ser um instrumento de cordas ou de percurssão.
    V. o teclado eletrônico reproduz timbres de diferentes instrumentos.
    São corretas:

    II, III, IV e V.
    I, III e V.
    III, IV e V. (CORRETA)
    I e V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  7. 1.Em relação à grafia musical, pode-se afirmar que


    I. só existem símbolos (figuras) para representar os sons, pois não há como representar o silêncio.
    II. as pausas correspondem às notas.
    III. para escrever uma música, nós a dividimos em compassos.
    IV. o ponto de aumento é um ponto final.
    V. os acidentes musicais podem causar ferimentos graves.

    São corretas:

    II, III, IV e V.
    II e III. (correta)
    I, III e IV.
    I, II, IV e V.
    2. [QuestãoID 69536] Como funciona a percepção dos sons e dos ruídos?


    I. Só ouvimos quando estamos acordados.
    II. Percebemos todos os sons do ambiente, os quais vêm de todas as direções e se afunilam para dentro do ouvido.
    III. A experiência auditiva busca sempre identificar a natureza dos sons que ouvimos e de onde eles provêm.
    IV. Como fechamos os olhos, podemos também fechar os ouvidos.
    V. A preocupação básica do cérebro, ao ouvir qualquer coisa, é saber de onde vem o ruído.

    São corretas:

    III, IV e V.
    II, III e V.(correta)
    I, III e IV.
    II, III, IV e V.
    3. [QuestãoID 69539] Quais destas são características do fenômeno sonoro?


    I. Altura.
    II. Duração.
    III. Largura.
    IV. Intensidade.
    V. Timbre.

    São corretas:

    I, II, IV e V. (correta)
    III, IV e V.
    II, III, IV e V.
    I, II e III.
    4. [QuestãoID 69538] Quanto aos sons que ouvimos, podemos afirmar que


    I. o som agudo e o som grave têm a mesma frequência.
    II. podemos dividir os sons que ouvimos em naturais e mecânicos.
    III. falamos da altura do som quando dizemos que um som é agudo ou grave.
    IV. todos os seres humanos e todos os animais escutam os mesmos tipos de som.
    V. a duração do som é o tempo que ele precisa para a sua emissão, sustentação e extinção.

    São corretas:

    II, III e V. (correta)
    II, III e IV.
    I, III, IV e V.
    I, III, IV e V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  8. preciso de ajuda urgent...

    ENSINO DE ARTES

    A ARTE ESTÁ PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO, E SE ENCONTRA INTIMAMENTE LIGADA AO
    PROCESSO DE APREENSÃO DA REALIDADE. PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE:
    I. A arte é uma expressão do universo cognitivo e afetivo de cada um, pois permite que seja revelado o que pensamos e
    sentimos quando trabalhamos com ela. II. A arte é uma forma de adquirir destreza manual, porque sempre que se fala em arte
    subentende-se que a pessoa possui habilidade manual. III. A arte pode ser uma reelaboração da realidade, sendo uma reconstrução
    contínua das idéias que apreende do seu cotidiano. De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    B) As afirmativas I e III estão corretas.
    C) As afirmativas II e III estão corretas.
    D) As afirmativas I e II estão corretas.

    2. Na Educação Infantil, um dos encaminhamentos metodológicos que é seguido em todas
    as disciplinas é trabalhar com as crianças de forma lúdica.
    A arte não se furta desta perspectiva; muito se tem discutido sobre a infância e o brinquedo,
    sobre o jogo no desenvolvimento infantil. O percurso que a criança faz durante todo o tempo em
    que está envolvida com o brinquedo é muito rico, pois ele permite que:
    I. a criança vivencie situações de seu imaginário, que tenha a oportunidade de crescer e
    avançar na sua trajetória de compreensão e conseqüente domínio da realidade. Por meio da
    brincadeira, experimenta situações que envolvem o papel social e sua ação sobre esse papel.
    II. a criança experimente situações do cotidiano. O faz-de-conta não é adequado no ensino da
    arte, porque ele faz com que a criança imite e não aja espontânea e naturalmente; ela
    geralmente copia modelos que ela já conhece.
    III. a criança seja inventiva e criativa em situações de seu cotidiano, mas isso não quer dizer que
    ela compreenderá melhor ou realizará melhores produções artísticas. Uma coisa nada tem a ver
    com a outra.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    A) A afirmativa I está correta.
    B) A afirmativa III está correta.
    C) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    D) A afirmativa II está correta.

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando de ajuda.

    1-NA ARTE DA MÚSICA ESTÃO ENVOLVIDOS:

    I- A CRIATIVIDADE D COMPOSITOR.
    II - A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS.
    III- A DEDICAÇÃO E O ESTUDO DO INTERPRETE.
    IV- O OUVINTE.
    V- A IMPRESSÃO DE PARTITURAS.

    QUAIS DAS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS:

    a) I,II,IV e V.
    b) I,III, IV e V
    c) II,III,IV e V
    d) TODAS AS ALTERNATIVAS.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  10. 1. [QuestãoID 70274] Quais destas frases sobre a música e o cinema (ou música no cinema) são corretas?


    I. Tanto a música quanto o cinema se desenvolvem no tempo, o que faz com que seja necessário se proteger da chuva.
    II. O fato de a música e o cinema se desenrolarem no tempo exige que a pessoa apreenda o seu significado
    enquanto a percepção é construída.
    III. O silêncio não tem importância alguma como recurso cinematográfico.
    IV. Para dar sentido mais amplo e expressivo ao filme, a música é utilizada como recurso transversal.
    V. O filme é feito aos pedaços e é preciso que seja montado para que o discurso tenha ordem.
    São corretas:


    II, IV e V.
    I, III, IV e V.
    II, III e V.
    I, II e V.correta

    ResponderExcluir
  11. 2. [QuestãoID 70257] Entre as músicas que ouvimos, muitas são concertos (uma forma musical em que uns instrumentos dialogam com outros, alternando-se), outras são danças, outras ainda recebem outras classificações. Quais das afirmações abaixo são verdadeiras?


    I. O termo concerto vem do latim concertare e quer dizer rivalizar, conversar.
    II. Mozart, Beethoven e Djavan compuseram concertos.
    III. Também danças e ritmos de danças servem como inspiração para os concertos.
    IV. A valsa, derivada de danças camponesas alemãs e austríacas, surgiu no século XX.
    V. A polonaise, a mazurca e a polca, assim como o boogie-woogie, são danças europeias.
    São corretas:


    I e III.
    III e IV.CORRETA
    II, III e V.
    I, II, III e IV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta correta e a alternativa A-I e III que estão corretas.

      Excluir
    2. Olá Alysson Rubens, obrigada por sua colaboração.
      Abraços

      Excluir
  12. 3. [QuestãoID 70255] Assim como existem formas na arquitetura e na pintura, existem também as formas musicais, que são como modelos de estrutura a partir dos quais os compositores dispõem suas ideias musicais. Nesse sentido, podemos afirmar que


    I. forma musical é a reunião orgânica de melodias, ritmos, harmonias e outros elementos sonoros.
    II. existem apenas algumas formas musicais e todos os compositores são obrigados a se adequar a
    elas.
    III. a repetição de ideias ou a oposição de contrastes em uma composição ajudam a dar forma a ela.
    IV. ao ouvirmos uma música, podemos distinguir vários elementos contrastantes.
    V. o concerto é uma composição instrumental em que há um diálogo entre um ou vários instrumentos
    e toda a orquestra.
    São corretas:


    I, II, IV e V.
    I, III, IV e V.CORRETA
    II, IV e V.
    III, IV e V.

    ResponderExcluir
  13. Por favor Raquel Luciana dos Santos me ajuda com esta prova! O fato de que, por meio do conhecimento do produto artístico do individuo ,pode -se reconhecer dados sobre o periodo em que ele foi produzido .permite concluir que. 1 a arte é tambeém um documento histórico no qual see pode reconhecer desde o desenvolvimento técnico e as condições economicas e materiais daquela sociedade até seu conjunto de concepção religiosa seus hábitos sociais ,suas roupas ;enfim a maneira como viviam as pessoas 2 a arte é uma fonte de conhecimento invidual.dificilmente poderemos afirmar que poderiamos estabelecer conclusões em que pudessem ser envolvidas todas as pessoas que viveram na época da produção de alguma obra de arte , uma que a arte é uma manifestação individual.3 A observação da produçao artística do passado e do presente em sala de aula ,nas ruas ,em nossas casas ,torna se uma das maneiras mais eficazes para a construção do conhecimento ,aprofundar -se na história da arte ,como nossa herança cultural,com o conhecimento acumulado pela humanidade de acordo com as afirmativas acima ,assinale a alternativa correta.

    ResponderExcluir
  14. por favor qual delas estao corretas?

    ResponderExcluir
  15. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    CULTURA MUSICAL
    1. [QuestãoID 70250] Para que servem os processadores do som, os equalizadores, a função eco e os reverberadores?


    I. Os processadores do som servem para realçar qualidades e efeitos sonoros.
    II. Alguns dos recursos existentes em processadores são o chorus, os compressores/expansores. Os distorcedores, os equalizadores, o eco, os tambores e as clavas.
    III. A função dos equalizadores é ressaltar ou filtrar o brilho e a cor dos sons, realizando ajustes nas temperaturas.
    IV. A função eco reproduz eletronicamente o efeito que ocorre na natureza, quando as ondas sonoras se chocam com o ambiente físico e são refletidas novamente.
    V. Os reverberadores criam diferentes ambientes sonoros mediante o efeito de repetição (eco).
    São corretas:

    I, IV e V. (correta)
    I, III, IV e V.
    I, II, III e V.
    II, III e IV.
    2. [QuestãoID 70251] Muitos instrumentos eletrônicos que hoje usamos na música tiveram origem em instrumentos que já existiam, adaptando-se-lhes recursos eletrônicos e até mesmo ligando-os diretamente ao computador. Nesse sentido, podemos afirmar que


    I. a bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, geralmente tambores e pratos, cuja escolha
    tem um padrão definido e invariável.
    II. a bateria eletrônica surgiu nos anos 1920, quando foram adicionados sons pré-gravados e a função
    de sampler às baterias acústicas.
    III. a função sampler permite gravar os sons à medida que são produzidos.
    IV. o piano é considerado um instrumento misto, pois pode ser um instrumento de cordas ou de percurssão.
    V. o teclado eletrônico reproduz timbres de diferentes instrumentos.
    São corretas:

    II, III, IV e V.
    I, III e V.
    III, IV e V. (correta)
    I e V.
    3. [QuestãoID 70228] Quanto à ciência que estuda o som e a nossa audição, é verdade que


    I. o ouvido humano percebe apenas alguns sons diferentes.
    II. a ciência que estuda o fenômeno sonoro é a acústica.
    III. o ouvido humano é dividido em nove partes.
    IV. os neurônios que são estimulados no nosso cérebro quando ouvimos algo são delicados e qualificados
    para identificar as mínimas percepções.
    V. sons muito fortes podem danificar nossa audição.

    São corretas:

    II, III e V.
    I, III, IV e V.
    I, II, III e IV.
    II, IV e V.(correta)
    4. [QuestãoID 70235] Muitas pessoas, ao ouvirem música, a relacionam às outras artes. Quais são as alternativas corretas?


    I. Podemos comparar uma linha melódica a um desenho.
    II. Os contornos de uma melodia são sempre desenhados em amarelo.
    III. Muitos autores relacionam a música às cores e às linhas das artes plásticas.
    IV. Quando falamos em cores ou contornos musicais, em linhas melódicas, estamos nos apropriando de
    uma linguagem visual, que simboliza as nossas sensações quando ouvimos uma música.
    V. A palavra melos, do grego, significa ?uma sucessão de sons?.
    São corretas:

    I, II, III, IV e V.
    I, II , III e V.
    I, III, IV e V. (correta)
    II, III e IV.

    ResponderExcluir
  16. preciso da resposta para compor uma musica o compositor usa, entre outros recursos a repetição e a imitação. quais são as afirmações certas?

    ResponderExcluir
  17. O fato de que, por meio do reconhecimento do produto artístico do indivíduo, pode-se reconhecer dados sobre o período em que ele foi produzido, permite concluir que:

    I. a arte é também um documento histórico, no qual se pode reconhecer desde o desenvolvimento técnico e as condições econômicas e materiais daquela sociedade até seu conjunto de concepções religiosas, seus hábitos sociais, suas roupas, enfim, a maneira como viviam as pessoas.
    II. a arte é uma fonte de conhecimento individual; dificilmente poderemos afirmar que poderíamos estabelecer conclusões em que pudessem ser envolvidas todas as pessoas que viveram na época da produção de alguma obra de arte, uma vez que a arte é uma manifestação individual.
    III. a observação da produção artística do passado e do presente em sala de aula, nas ruas, em nossas casas, torna-se uma das maneiras mais eficazes para a construção do conhecimento. Aprofundar-se na História da Arte, como campo do saber, é aprender com nossa herança cultural, com o conhecimento acumulado pela humanidade.

    ResponderExcluir
  18. QUESTÃO 1
    A arte se apresenta para nós nos espaços socioculturais; podemos dizer que o primeiro desses espaços é a casa em que vivemos. São os objetos diversos que nos cercam, que vão formando nosso gosto, nossa concepção sobre o que é belo. Assinale a alternativa que explica outros espaços socioculturais.

    I. A escola, para a criança, é geralmente o segundo espaço que ela frequenta regularmente, e nela há bastante lugar para práticas que integrem atividades como a arte, desde o fazer e o fruir até o momento do conhecimento da história e da leitura da produção artística.
    II. Temos, além da escola, os museus, as igrejas, as galerias, as apresentações musicais e teatrais, que são espaços em que a criança, muitas vezes, não circula com sua família. Nesses casos, o papel da escola é fundamental no sentido de proporcionar a ela esses contatos diversos.
    III. A arquitetura das cidades é, muitas vezes, o local em que é possível reconstituir e compreender os
    aspectos estáticos de determinada cultura em determinado tempo. Devemos também estar atentos
    para esses detalhes que podem e devem ser apresentados à criança, muitas vezes, pela professora que a acompanha.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    b ) As afirmativas II e III estão corretas.
    c ) As afirmativas I e III estão corretas.
    d ) As afirmativas I e II estão corretas.
    QUESTÃO 2
    Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) Por intermédio da arte, o ser humano, independentemente da idade, expressa seus sentimentos, suas emoções e sua visão de mundo. E a arte se limita a isso, é uma atividade livre, portanto não pode ser usada como uma ferramenta na educação, pois não pode ser controlada.
    ( ) A arte exprime muito mais do que a pessoa vê ou pensa, exprime o que ela realmente é: sua vitalidade, sua força, sua fraqueza, seus medos, seus sonhos, suas vontades, suas dúvidas, seus conflitos, seu temperamento, entre outros.
    ( ) Na educação, a arte, além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento da criança, é ainda um meio de o educador poder conhecer e compreender melhor o seu aluno e ajudá-lo no seu percurso.
    ( ) Por meio da arte, o professor é capaz de perceber mudanças que ocorrem no íntimo de cada criança, poderá enxergar inúmeras nuanças de sua vida psicológica, e assim saber como interagir com elas.

    A sequência correta é:

    a ) V, F, F, V.
    b ) F, V, V, V.
    c ) V, V, F, V.
    d ) F, F, V, V.

    ResponderExcluir
  19. Para Vygotsky, a imaginação cria ?novos graus de combinações, mesclando primeiramente elementos reais [...] combinando depois imagens da fantasia [...] e assim sucessivamente.? Na Educação Infantil, as atividades de Arte Educação possibilitam essa construção por meio de situações como:

    I. brincadeiras de faz de conta, que estimulam a criança a interagir com a realidade, sabendo que pode transformá-la, que a realidade não é estática e que é passível de mudanças.
    II. brincadeiras de faz de conta, que permitem à criança estabelecer uma linguagem com seu próprio Eu, construindo uma linguagem interior entre a sua imaginação e o mundo real.
    III. brincadeiras de faz de conta que permitem a representação e, por sua vez, são criação e arte, colaborando no sentido de instrumentalizar a criança para a vida.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) As afirmativas II e III estão corretas.
    b ) As afirmativas I e II estão corretas.
    c ) As afirmativas I e III estão corretas.
    d ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    ResponderExcluir
  20. QUESTÃO 1
    Na Educação Infantil, um dos encaminhamentos metodológicos que é seguido em todas as disciplinas é trabalhar com as crianças de forma lúdica. A arte não se furta desta perspectiva; muito se tem discutido sobre a infância e o brinquedo, sobre o jogo no desenvolvimento infantil. O percurso que a criança faz durante todo o tempo em que está envolvida com o brinquedo é muito rico, pois ele permite que:

    I. a criança vivencie situações de seu imaginário, que tenha a oportunidade de crescer e avançar na sua
    trajetória de compreensão e consequente domínio da realidade. Por meio da brincadeira, experimenta
    situações que envolvem o papel social e sua ação sobre esse papel.
    II. a criança experimente situações do cotidiano. O faz de conta não é adequado no ensino da arte,
    porque ele faz com que a criança imite e não aja espontânea e naturalmente; ela geralmente copia
    modelos que ela já conhece.
    III. a criança seja inventiva e criativa em situações de seu cotidiano, mas isso não quer dizer que ela
    compreenderá melhor ou realizará melhores produções artísticas. Uma coisa nada tem a ver com a
    outra.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) A afirmativa III está correta.
    b ) A afirmativa II está correta.
    c ) A afirmativa I está correta.
    d ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    QUESTÃO 2
    Dentro de uma percepção da arte na educação contemporânea, que possibilita a maior exploração e compreensão
    de suas próprias potencialidades e colabora para que tenha maior entendimento nos diversos campos
    do saber, o papel do professor consiste em

    I. servir como um orientador, que dirige as atividades dos alunos, ensinando técnicas para desenvolver
    diferentes formas de expressão.
    II. escolher aqueles alunos e alunas que se destacam e incentivá-los a se aprofundar no desenvolvimento
    de suas potencialidades artísticas, dando mais atenção a estes do que ao restante da turma.
    III. explorar a prática da arte no processo de desenvolvimento da inteligência, do aprendizado e das
    relações humanas.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) A afirmativa I está correta.
    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    c ) A afirmativa III está correta.
    d ) As afirmativas I e III estão corretas.
    QUESTÃO 3
    A ação investigativa da criança diante da vida, a revelação de novas realidades e a elaboração de novos conceitos propiciam-lhe uma compreensão cada vez mais ampla do real e permitem a construção de novos saberes, podendo trilhar patamares de experiência cada vez mais elevados. O professor na Educação
    Infantil deve:

    I. instigar a criança a realizar sua ação investigativa da vida.
    II. permitir a reflexão sobre os assuntos ou fatos percebidos pela criança.
    III. colocar a criança em contato com o maior número de situações que envolvam a percepção do mundo
    que a cerca.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) As afirmativas II e III estão corretas.
    b ) As afirmativas I e III estão corretas.
    c ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    d ) As afirmativas I e II estão corretas.
    QUESTÃO 4
    O ser humano, ao se expressar, faz uso de várias linguagens, entre elas as artísticas. Assinale a alternativa que contém essas linguagens.

    a )
    A música, artes literárias, artes cênicas (teatro, dança, pantomima), artes visuais (desenho, pintura, escultura, arquitetura, fotografia) e as artes audiovisuais (vídeo e cinema).

    b )
    Artes visuais (desenho, pintura, escultura, arquitetura, fotografia), artes marciais, artes educativas e literatura.

    c ) Linguagem oral e escrita, a dança, as artes marciais, as artes cênicas e a música.
    d )
    A música, artes cênicas (teatro, dança, pantomima), artes marciais e as artes audiovisuais (vídeo e cinema).



    GABARITO: 1C 2C 3C 4A

    ResponderExcluir
  21. 5A 6D 7C
    QUESTÃO 5
    Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) O nosso cotidiano está repleto de informações, a criança está atenta para tudo o que acontece ao seu redor. Ela se encanta com o movimento, com as luzes, com o brilho e com a natureza. Cada nova informação é um dado novo que ela tem de compreender.
    ( ) É a partir de estímulos externos sociais e afetivos que a atividade criadora e a atividade imaginativa se movimentam e se concretizam.
    ( ) A arte serve de ponte entre o mundo individual e coletivo e é esse mundo coletivo e real que dará elementos para novas experiências e experimentos.
    ( ) A atividade estética não está ligada ao ver, ao escutar, ao observar, ao analisar, ao avaliar um fato do mundo cultural, ou do mundo natural. Portanto, não está relacionada ao processo sensitivo e cognitivo daquele que a vivencia.

    A sequência correta é:

    a ) V, V, V, F.
    b ) V, V, F, F.
    c ) V, F, F, V.
    d ) F, V, F, V.
    QUESTÃO 6
    Neste milênio, encontramos alguns desafios que nos fazem repensar a escola. Nossas crianças e jovens estão inseridos em uma sociedade consumista, materialista, competitiva e preconceituosa que nos sujeita a determinados comportamentos. A escola deve ser o diferencial para aqueles que em outros ambientes não podem construir aspectos mais humanos nas relações sociais e afetivas. Uma das disciplinas que possibilita o desenvolvimento e o conhecimento de si mesmo e o seu contexto é a arte, porque:

    I. é uma disciplina que não reprova, portanto, o aluno não fica traumatizado pelas avaliações. Tem mais tempo, por não ter conteúdos, de se comunicar com os outros em sala, conversar e fazer amizades.
    II. é uma disciplina na qual alguns se destacam por terem habilidades prévias com trabalhos manuais, pois essa disciplina consiste em desenvolver a coordenação motora. Assim, desde cedo, o aluno aprende o que consegue ou não fazer.
    III. permite que o aluno conheça suas capacidades e limitações, as mensagens e os símbolos que o cercam, contribuindo para que o indivíduo observe seu mundo e o reelabore por meio da sua criatividade e imaginação, aprendendo a compreendê-lo e a relacionar-se com ele.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) A afirmativa II está correta.
    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    c ) As afirmativas I e II estão corretas.
    d ) A afirmativa III está correta.
    QUESTÃO 7
    Associe as colunas que se correspondem.

    ( ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
    ( ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
    ( ) Uma atividade essencialmente criadora, constituindo-se de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.

    I. Estética
    II. Criação tecnológica
    III. Imaginação

    A sequência correta é:

    a ) II, III, I.
    b ) III, I, II.
    c ) II, I, III.
    d ) I, II, III.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...