PROFISSÃO DOCENTE
1. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
- as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
- as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
- as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
- em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
- tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
- na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
- entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais.
- os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
3. Leia o texto abaixo:
- A afirmação de que "A educação é arte que consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." pertence a
- Marcelo Rossi.
- Gabriel, o Pensador.
- Platão.
- Tomás de Aquino.
4. A opção pela perspectiva da formação do professor como aquele que reflete e investiga a sua prática exige
- que apenas se reflita sobre o processo de ensino-aprendizagem.
- uma reflexão acerca da experiência de vida escolar do professor.
- uma reflexão realizada apenas durante o período de estágios.
- considerar a formação um processo de toda a formação inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!