FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE HISTÓRIA
1. UMA FORMA DE
MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O
EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE,
·
por meio da pesquisa, leva a criança ao
contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a
realização desse exercício, o professor deve:
·
avaliar o
melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material
de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
·
deixar as crianças bastante
livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos
registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
·
organizar tudo sozinho,
eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do
material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
·
trabalhar com as crianças, porém
sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas
tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
2. POR VOLTA
DOS CINCO ANOS,
·
as crianças começam a demonstrar uma
maior compreensão sobre os diferentes tempos: um tempo de antes, um tempo de
agora, um tempo de depois, ou seja, as primeiras noções sobre passado, presente
e futuro. Nesse momento, é importante que a escola:
·
trabalhe com informações
científicas incompreensíveis para as crianças estimulando-as a buscarem
informações.
·
aproveite o momento para dar
explicações já consolidadas sobre os conceitos de passado, presente e futuro.
·
não interfira, deixando que por
si mesma a criança descubra e organize esse novo conhecimento.
·
proponha
atividades lúdicas que levem as crianças a ampliarem essas primeiras noções
sobre o tempo.
3. EM NOSSO
PAÍS,
·
construímos, ao longo do tempo uma
crença sem fundamento: não temos preconceitos, convivemos muito bem com todas
as diferenças. Atualmente, essa crença já demonstrou sua incoerência por meio
dos relatos cotidianos de desrespeito e violência a negros, mulheres,
deficientes físicos, pobres, entre outros casos comuns. Por isso, é importante
que a escola:
·
desenvolva
trabalhos, proponha discussões com as crianças, com os pais e toda a comunidade
sobre a necessidade do estabelecimento de relações mais respeitosas e do
crescimento da tolerância diante do diferente.
·
permita que situações de
desrespeito aconteçam em seu espaço: não é produtivo afastar as crianças da
realidade, pois elas têm de enfrentar o mundo como ele é, sem propor soluções
ou mudanças.
·
reforce as posturas
preconceituosas existentes na sociedade – afinal, o importante é vencer e quem
não consegue competir será completa e irreversívelmente discriminado em uma
sociedade como a nossa.
·
reconheça as suas limitações diante de
um problema tão sério e desista de, com as poucas forças de que pode dispor,
tentar um caminho para a realização de qualquer trabalho para superar esses
problemas.
4. PARA QUE O
ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À
GEOGRAFIA,
·
é preciso que ele tenha ferramentas
suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e
aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a
alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
·
São relevantes para essa compreensão da
História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o
ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
·
Para que o aluno tenha a capacidade de
bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba
desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
·
Para que se compreenda a dinâmica das
sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no
tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
·
A variedade dos conceitos e enfoques
envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o
estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia
mundial.
Frase I: "A História surgiu como uma disciplina escolar, no Brasil, em um contexto de criação da identidade nacional no século 19". Frase II: "Surgiu no contexto do século 19 a ideia de que a História serviria para incutir princípios e valores patrióticos nos alunos". Frase III: "Até hoje, a principal função do ensino de História é oferecer lições de moral e civismo aos alunos". Sobre as frases acima é correto afirmar que:
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