quinta-feira, dezembro 06, 2012

Questionário para estudo


Modulo 11
Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão

Gostaria de Agradecer a todos que tiveram BOA VONTADE e colaboraram com este questionário

A autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da independência e da participação. Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
Resp 01: A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um
princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da
própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.
Resp 02: Seria o de aproximar escola e família, permitindo uma participação maior da comunidade e responsabilizando a escola em prestar contas do que fez ou deixou de fazer.
A Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura." (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmação explique o que significa a produção do "trabalho material" e trabalho "não-material" produzido pelo homem. pag 11
Resp 01: O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
Resp 02: Trabalho material – o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetivos reais.
Trabalho não-material – consiste de idéias, teorias e valores, conteúdos de pensamentos que conduzem o homem a ação, não se consubstancia em uma objetivação. A educação pertence a essa categoria, se você lesar um aluno porque deu uma educação de baixa qualidade, você lesou-o para sempre porque não tem concerto. A educação é aquela que forma ou deforma o ser humano.
A equipe técnico-pedagógico é responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação da aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação institucional?
Resp 01: A equipe técnico-pedagógica é responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação de aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação institucional? 
Resposta: A avaliação institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
Resp 02.: A avaliação institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
A gestão escolar pode assumir várias modalidades, dentre elas a gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.       
R: Na Gestão Tradicional, o diretor detém todo o poder, sendo o único a decidir e tendo a palavra final para resolver ou modificar as coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o poder não é tirado do diretor, mas abre para que os alunos possam participar, dando a eles responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de refletir sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.
A liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder.
Resp 01: Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
- Lutar pela valorização dos profissionais da educação.
- Entender que os alunos provenientes das classes populares também possuem  uma rica experiência e são possuidores de diferentes saberes.
- Definir a política global da escola por meio do PPP, contando com a participação de todos.
-  Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de Ensino Superior.
A partir  dos estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação da Resp 01: A escola precisa está organizada, ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar É importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana.
Apresente quais foram as criticas feitas a Taylor.
Resp 01: Taylor tinha um enfoque mecanicista do homem, ou seja, o via como máquina; explorava trabalhadores, pois a administração científica contribui para legitimar a exploração dos trabalhadores e enfatiza os interesses dos patrões; superespecialização do trabalhador, tornando o serviço monótono e repetitivo e uma abordagem fechada, desconhecendo o ambiente da empresa e as influências que ele tem sobre o processo de produção.
Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar. 
Resp 01: Respeitar o aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força de vontade e competência.
Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e professores através do conselho escolar de classe e associação de pais e mestres.
Cite as 3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
Resp 01: Participação na cadeia de formação – O diretor faz parte da equipe técnico-pedagógico da escola, atuando em uma posição intermediária entre as agências de formação de educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem assumir as funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas na visão colaborativa. Administração – são situadas as competências mais diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
Cite as três funções maiores do gestor, explicando-as.
Resp 01: Planejar, organizar e executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos.
Cite quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional.
Resp 01: 1 o diretor faz parte técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica ...esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. nela esta incluída a coordenação da avaliação institucional da escola.  3 administração ....aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras.
Resp 02.: O diretor que exerce liderança educacional é aquele que está em contato permanente com os docentes, é visto  todos os dias  pelos professores, alunos e pais, faz com que sua equipe sinta que tem poder para realizar e transformar e vai além do gerenciamento, colocando as pessoas em primeiro lugar.
Como os gestores podem utilizar a avaliação de sistemas de ensinos educacionais para melhorar os processos da escola?
R: A avaliação de sistemas de ensinos educacionais buscam avaliar  o processo educacional,  pois ele avalia o desempenho do aluno e  o nível  da instituição escolar, e através desses resultados, o gestor  poderá diagnosticar os problemas e tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade de ensino na sua escola.
Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de construção coletiva do Projeto  Político Pedagógico.
R: Numa   escola   democrática,   a construção  do PPP se  dá   coletivamente, respeitando  as  idéias e  valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo  de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões  e   reflexões, mas  sim,   colocando  em  pratica  o plano de  ação coletiva e avaliando os resultados.
De acordo com a autora Eloiza da S. G. de Oliveira, a comunicação constitui-se em um recurso estratégico para revigorar a cultura organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar essa cultura institucional?
R: A comunicação é muito importante pois aumenta a participação do grupo, possibilita as discussões para a solução de conflitos, permite o compartilhamento de nossos valores e também a administração democrática do conhecimento.
Defina gestão e administração conforme o material estudado.
Resp 01: O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo
(administrare), tem um significado mais restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma aplicação do gerir. Para outros autores, como Wittmann e Franco, no entanto “como uma instância inerente à prática educativa, que abrange o conjunto de normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou o sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização. A administração da educação engloba as políticas, o planejamento, a gestão e a avaliação da educação.”
Descreva os componentes da cultura escolar.
Resp 01: Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola.
Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua escolha.
Resp 01: Diálogo – valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se defendendo.
Capacidade de convivência – valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mútuo  – valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância -  valor que manifesta  nos outros maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde todos os homens são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
Resp 01: As políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracteriza políticas do governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados para sociedade, uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
Explique a teoria Clássica da administração segundo Fayol, apresentando três de seus aspectos.
Resp 01: Disciplina, unidade de comando, unidade de direção, autoridade e responsabilidade e divisão de trabalho. Pg. 16
Explique as implicações que a vertente ecológica da Psicologia traz para a escola e suas relações.
Resp 01:  Ela nos fornece novas possibilidades para pensar no todo institucional, nos mostrando o que é necessário ser praticado no processo de gestão ????

Resp 02: Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai muito além do que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o contexto que cerca os alunos.
Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola, a família e o grupo dos amigos.
Para essa vertente a aquisição de novas capacidades e conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e da intenção que essas atividades tem para esse aluno e também é importante o papel que os participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar no aprendizado desse aluno.

Resp 03: A psicologia Descritiva e Explanatória é conhecida como "ecológica” e enfatiza a importância de se estudarem os meios ambientes nos quais o ser humano se comporta; isso traz para escola uma relação mais próxima com o meio ambiente e o comportamento humano.
Explique com suas palavras o que significa gestão escolar.
Resp 01: Quando falamos em gestão escolar trata-se, numa visão atual, do conjunto de funções desempenhadas pelos “atores institucionais” da escola (ou seja, toda a comunidade escolar), com diferentes graus de complexidade e responsabilidade, coordenadas pela equipe técnico-pedagógica, encabeçada pelo diretor da escola. Já fica claro, portanto, que desvinculamos da Figura do diretor da escola todas as características de autoridade máxima, unipessoalidade, centralização, linha hierárquica, ênfase e relevo único – e às vezes onipotência – que lhe eram atribuídas
há alguns anos (em especial na década de 70)                                                                                    
Explique o papel da avaliação institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o papel do gestor nesse processo.
Resp 01: Muitas pessoas consideram as avaliações indesejáveis ou mesmo desnecessárias, que não servem para avaliar o aluno, mas elas são muito importantes para se medir o “nível” em que  a instituição se encontra, se está atingindo seus objetivos propostos, se são necessárias mudanças nesse caminhar. O papel do gestor é o de incentivar a comunidade escolar  a participar nas avaliações com sinceridade e motivação, certos de que são muito importantes nesse processo, e se possível, colocar este assunto na reunião de pais.

Resp 02: A avaliação institucional tem como principal objetivo identificar como está o andamento da instituição, quais suas necessidades, qual a qualidade do seu ensino, sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e deixe de evoluir.
Quando se faz uma avaliação institucional eficiente e sincera é possível ver os pontos fortes e fracos da escola com relação a sociedade e pensar nas mudanças necessárias.
O principal papel do gestor nesse processo e mostrar a importância que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar que todos os envolvidos nesse processo dêem o devido valor e participem da melhor maneira possível.
Explique o termo gestor numa visão atual.
Resp 01: Gestor é aquele que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou organização.
Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho, segundo Taylor. Pg 7
Resp 01:Taylor separou as atividades de planejamento e supervisão das atividades de execução, criando uma ORT, onde seus princípios eram o de selecionar o trabalhador de acordo com seu perfil e aptidão, estabelecer um tempo para a execução de cada tarefa, remunerar o trabalhador de acordo com sua produção, dividir o trabalho, ter  controle sobre o trabalho dos funcionários, padronizar a tarefas, impondo-as aos trabalhadores, estabelecer boas condições físicas de trabalho, etc.
Resp 02: Para Taylor, era preciso seguir alguns princípios para ter um bom rendimento no trabalho, para isso ele fez a organização racional do trabalho, cujo os princípios eram os seguintes:
- Dar ao trabalhador uma atividade compatível com seu perfil e aptidão;
- Estabelecer um tempo para as atividades serem realizadas;
- Remuneração do trabalhador equivalente com a produção desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os melhores;
- Dividir as tarefas em etapas, de modo que cada um tenha uma única função aumentando a eficiência na produção;
- Padronizar a forma de realizar as tarefas e impor isso aos trabalhadores;
- Estabelecer boas condições de trabalho, visto que só assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento. 
Fale sobre escola e as relações humanas:
Resp 01: É  uma escola preocupada com a integração social, com aspectos ligados à criatividade e motivação e com os grupos informais existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas integradoras dos grupos.
Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola? 
Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de todos os profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de avaliação.
Gestão do movimento, focar o grupo e evitar saturação são alguns elementos de uma organização segundo o foco da gestão de conteúdos. Explique-os.
R: A gestão do movimento refere-se à capacidade do professor de organizar e dirigir  as atividades na sala de aula, como: não interromper subitamente uma atividade e começar outra, não deixar atividades “penduradas”, não “saltar” de uma atividade para outra sem ter uma continuidade, evitar a lentidão com excesso de discursos, explicações, detalhes,etc. Focar o grupo é  manter o grupo concentrado durante uma atividade, usando estratégias e técnicas como oferecer oportunidades iguais de respostas aos alunos, criar um sentimento de responsabilidade e  prender a atenção por meio da entonação da voz, olhar e gestos. Para se evitar a saturação, o professor deve saber reestruturar o planejamento se for necessário, oferecer atividades variadas e estimulantes que envolvam os alunos e quebrem a rotina escolar.
O que é um paradigma?
Resp 01: Kuhn (1992) afirmou que paradigmas são “realizações reconhecidas durante algum tempo por uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua prática posterior.”. Não é, portanto, um simples modelo, mas uma explicação da realidade em constante reformulação, buscando fazê-lo de forma cada vez mais clara e completa. É a evolução histórica de paradigmas que faz a Ciência evoluir.
O que significa “competências da área de gestão”?
R: As competências na área de gestão estão relacionadas à orientação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico às novas legislações, coordenação da avaliação institucional  da escola, escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores, implementação do Censo Escolar, entre outros.
Objetivos, conteúdos, orientações básicas e os critérios da avaliação, são passos importantes para Ralph Tyler para elaborar projetos curriculares. Cite 4 perguntas que o autor propõe que permite elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas adequadamente?
Resp 01: 1 Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir?
2 Que experiências educacionais podem ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos?
3 Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter
4 certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?
Quais  as   transformações   necessárias   para  a  atuação   da escola na construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
R: Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível se  formar para a cidadania, pois há a participação de todos, com idéias, sugestões, críticas, sendo possível se trabalhar  as necessidades da comunidade com ética e moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando qualidade na formação dos alunos e assim formando pessoas preparadas para a vida.
Quais as características de um processo formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Resp 01: Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e médio, é a violência e o bullyg que é praticada pelos responsáveis do alunos que estão preocupados com a segurança .A falta de professores no ensino publico por causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados.
Quais as diferenças entre Taylor e Faeyoul?
Resp 01: Taylor Abordagem analítica e concreta e Fayoul abordagem anatômica e estrutural.

Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
Resp 01: A participação de todos é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola.
Quais características permitem afirmar que a escola é uma organização similar a uma empresa?
R: Tem objetivos comuns, o trabalho é divido por funções, há uma integração, onde todos tem responsabilidades e existe um esforço para que os objetivos comuns sejam atingidos.
Quais os  desafios a que é chamada   a escola considerando   as   atuais condições do mundo do trabalho globalizado?
R: Armar um sistema educacional para toda a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos, das fontes de informação e das transformações   atuais,  sendo assim   um passaporte que o   capacite à cidadania e ao mundo do trabalho.
Quais são as ações que desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
R: Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção das escolas que desejam implementar e de acordo com a concepção como definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.A instalação de um clima favorável ao trabalho é a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação.
Quais são as teorias tradicionais da gestão?
Resp 01: Administração cientifica (Taylor);  Teoria clássica da administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, por fim as teorias X e Y de Mc GREGOR.
Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico para a escola?
Resp 01:Compreendemos que o Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de significativo valor para a escola. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, 
crítica e criativa.
Resp 02: assim interessa a um projeto pedagógico não apenas recriar formas pedagógicas, isso não é suficiente embora sejam muito importantes, mas também criar novas metas sociais que venham contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais justa mais humana. O PPP concebido, executado e avaliado na perspectiva do coletivo poderá vir a constituir-se na ferramenta por excelência para a escola construir sua autonomia, a partir da ressignificação de suas praticas e de todo o trabalho escolar.
Resp 03 O PPP organiza o trabalho pedagógico da escola, visando a qualidade do processo educacional, melhorando a qualidade do ensino. Ele deve ser um processo de recuperação da importância da necessidade do Planejamento na Educação, pois se for realmente acompanhado e avaliado, e a escola terá seu trabalho pedagógico muito bem organizado. O PPP é um instrumento que contribui para a organização do conhecimento escolar.
Qual a real importância da participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Resp 01: Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a democracia, formar por meio de conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o crescimento  da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da escola publica um valor nacional.
Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
Resp 01:A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da  própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.
Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico da atualidade e a gestão da educação
Resp 01: Configura-se em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas formas evoluídas e  envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a ser exibidas novas atribuições na escola. A escola e sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração da educação.
Relacione e explique 10 características de um bom professor.
Resp 01: O bom professor não significa apenas ter capacidade de transferir conhecimentos, é necessário também: 1) ter uma postura reflexiva, 2) ter capacidade de observação, 3) Deve aprender também com os outros, 4) organizar situações de aprendizagem, 5) Inovar, 6) trabalhar em equipe, 7) informar e envolver os pais, 8) utilizar novas tecnologias, 9) administrar sua formação continuada, 10) envolver os alunos em suas aprendizagens.
(Essa pergunta é da apostila Profissão Docente, mas caiu na N1 de Gestão)
Segundo os estudos mais recentes responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
R: Faz-se por meio da participação de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda às necessidades de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos.que efetivamente consiga que os alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Uma escola de qualidade tem como principio a ser cumprido, uma educação comprometida com os domínios de conteúdos que habilitem ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de viver em sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor, credo, ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita ser compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
Segundo Taylor o que é a Administração Cientifica
Resp 01: Assim Taylor falava da Administração Científica:
A administração é uma ciência que não encerra, necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes. Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados e classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência, seguida de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção, quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades... (1962, p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a improvisação dá origem ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo desta forma de administração seria contemplar a identidade de interesses entre patrão e empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo da produção, desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos empregados.
Sobre a função gestora da escola, Escaméz e Gil(2003) falam sobre 3 grupos de habilidades no âmbito cognitivo, no âmbito avaliativo-afetivo e âmbito comportamental. Explique-as.
Resp 01: No âmbito cognitivo, a escola tem a capacidade de avaliar a analisar suas ações, compreender que essas ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros, afetando o futuro. No âmbito avaliativo-afetivo, a escola tem capacidade de domínio sobre si mesma, assumindo as conseqüências sobre suas decisões, resistindo às pressões internas e externas, comprometendo-se em construir um mundo melhor. No âmbito comportamental, a escola tem a capacidade de realizar na comunidade, com os meios disponíveis, as ações pretendidas.
Uma das tarefas do gestor é prover condições para que o fluxo comunicacional se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
Resp 01: A mensagem pode ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros.


*****PERGUNTAS QUE FALTAM A RESPOSTA******


3 - Fale sobre a escola e as relações humanas.

 4 - Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos? Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?

5- qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico a atualidade e a gestão da educação.

6-explique a responsabilidade sobre a gestão da educação dentro do contesto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.

7- Explique o termo gestor na visão atual.

8- uma das tarefas do gestor é prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?

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