quarta-feira, janeiro 02, 2013

Natureza e Sociedade

1) Leia abaixo:

"____________ significa ser governado por outrem e ___________ significa ser governado por si próprio. Piaget dizia que os adultos reforçam a __________ natural das crianças quando usam recompensas e castigos e estimulam o desenvolvimento da _________ quando trocam pontos de vista com as crianças."

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

a-) heteronomia, anomia, heteronomia, anomia.
b-) heteronomia, autonomia, heteronomia, autonomia.
c-) autonomia, heteronomia, autonomia, heteronomia.
d-) heteronomia, autonomia, autonomia, heteronomia.

2) Ao entrarmos em uma sala de aula, encontramos as crianças sentadas em carteiras enfileiradas, a professora explicando no quadro-de-giz com a fisionomia séria, com um tom ríspido em sua voz, pedindo o tempo todo silêncio e dizendo que, se nao o fizerem, não compreenderão a matéria, e ainda passando dezenas de exercícios de fixação. Neste caso, poderemos dizer que estamos frente a uma situação denominada:

a-) construtivista
b-) campo de treino
c-) comunidade
d-) fábrica

3) A cooperação em uma sala de aula é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento moral da criança. Piaget compreende cooperação como:

I - operar em relação ao comportamento, ao desejo, aos sentimentos, às ideias e outros estados psicológicos de outra pessoa, descentrar-se da consciência de uma única perspectiva: é necessário pensar sobre a perspectiva do outro.
II - a atitude assistencialista das ações da criança uma para as outras.
III - a coordenação de dois pontos de vista, um ajuste progressivo na compreensão do outro, na aceitação de iniciativas ou no intercâmbio de propostas, ou contrapropostas.

São corretas as afirmativas:

a-) I e III
b-) I e II
c-) I, II e III
d-) II e II

4) O desenvolvimento psicológico é um processo histórico caracterizado por construções e reconstruções. As constantes superações dos limites de aquisições, por causa das sucessivas conquistas, dão a este desenvolvimento o caráter sequencial e integrativo.

É sequencial porque:

a-) apresenta-se de forma fragmentada e dividida em acontecimentos sociais e individuais, e permite ao indivíduo desenvolver sua capacidade de raciocínio.
b-) pode-se distinguir, nos vários momentos evolutivos, que as características se expressam conforme cada etapa do desenvolvimento, e Piaget as classifica em quatro etapas.
c-) apresenta-se de forma abstrata e, por ser cumulativas de ideias, todos os dados que armazenamos permanecem em nossas mentes.
d-) de qualquer maneira, será estipulada uma sequência para cumprir etapas de desenvolvimento sensorial que determinam o processo de raciocínio.

Um comentário:

  1. 1. [QuestãoID 62361] Leia abaixo:


    A problematização das relações entre sociedade e ambiente na educação, conhecida como educação ambiental crítica, tem como princípio a conscientização dos sujeitos sociais nas relações com o mundo social e natural. Nesse sentido, o processo de conscientização explica-se por
    *ação-reflexão-ação.

    2. [QuestãoID 62398] A tramitação do Protocolo de Kyoto desde 1997 até 2004 revela diferentes posições dos países que participaram desse processo.


    Tivemos aqui um delicado processo de escolhas éticas sobre a emissão de gases nocivos às pessoas e ao ambiente no mundo. O principal impasse se deu em função da posição de alguns
    países que se recusavam a assinar o Protocolo. Assinale abaixo qual a posição dos Estados Unidos, responsável pela emissão de 35% dos gases nocivos:

    * não assinar o Protocolo.

    3. [QuestãoID 62404] Leia abaixo:


    Na Educação Infantil, entre os princípios metodológicos para concretizar o cuidado como atitude de relação entre a sociedade e a natureza, incluindo o cuidado com o humano, estão

    * sensibilização, conhecimento e ação socioambiental.

    4. [QuestãoID 62366] A construção de sociedades ecologicamente equilibradas e socialmente justas é baseada em princípios de

    * cooperação.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...