sábado, abril 20, 2013

Questões para Estudo - Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia.


1) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Meio Ambiente”?
R: No ensino da Geografia pode-se relacionar o tema transversal meio ambiente estudando a evolução do planeta, a formação da biosfera planetária, levando o aluno compreender quais as condições básicas necessárias para a existência de vida no planeta, estudo da espécie humana, entre outros.

2)Apresente uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para aprendizagem de noções de escala.
R: Podemos propor que os alunos utilizem o pé como medida, e assim façam a medição da sala de aula e depois apresentamos as escalas e convertemos para a medição desejada.
Outra atividade é pedir pra que os alunos desenhem o caminho de casa até a escola (quantas quadras, árvores, praças, mercados, igrejas), depois comparar os desenhos para que tenham assim ideia de distância.

3) Proponha uma atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos propor para os alunos que se dividam em grupos para estudar os continentes. Cada um será responsável por um continente, que deverá ser pesquisado (quantidade de países, extensão, clima, vegetação, população), enfim, o aluno deverá estudar bastante sobre o continente escolhido, e ao final dessa pesquisa, deverá apresentar para o restante da sala o que conseguiu pesquisar e aprender.

4) Quais os três fundamentos sobre como ensinar geografia defendido por Yves André e Antoine Bailly? Pg. 53
R: Para Yves André e Antoine Baily, o conhecimento geográfico circula num contexto de representações sociais, sendo que a pedagogia deve evitar proteger os conteúdos do saber formal, e que o imaginário deve ser utilizado em sua ligação com o conhecimento científico.

5) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a Geografia pode se relacionar com o tema transversal Ética e Pluralidade Cultural? Pg.71
R: O tema ética, que fala sobre o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o dialogo pode ser usado na Geografia como maneira de se valorizar o ambiente natural e a cultura, levando os alunos a desenvolverem respeito mútuo, promover justiça, conhecer as diferenças culturais, entre outros. Quanto a pluralidade cultural, podemos usar o ensino da Geografia para mostrar a diversidade dos grupos humanos, como seus valores, histórias, música, dança, entre outros.

6) Qual é o papel do trabalho na Produção do Espaço? pg.50
R: É por meio do trabalho que o ser humano expressa sua relação com o espaço, com a natureza, se apropriando dela e transformando-a. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais básicas do ser humano como, primordialmente, se alimentar.

7) Qual a finalidade de uma atividade como “O caminho dos alimentos” para o ensino de Geografia” ? pg. 94
R: Esse tipo de atividade permite ao educador ensinar os tipos de trabalho, as relações com o tempo, as diferentes modos de vida das populações, a diferença entre o campo e a cidade, entre outros.

8) Apresente uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, que permita às crianças compreender as diferenças entre campo e cidade.
R: Podemos pedir para que as crianças façam uma lista ou recortem gravuras de produtos produzidos no campo, e outra lista com produtos produzidos na cidade. Depois discutiremos sobre cada uma delas.

9) Refletindo sobre os temas transversais, aponte de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Trabalho e Consumo”? pg.73
R: A geografia pode ser relacionada ao tema “trabalho e consumo”, ensinando os alunos a construção da cidadania, ensinando-lhes os seus direitos constitucionais como ser humano e como consumidor, relacionar o consumismo e a miséria com a exploração do trabalho humano, entre outros.

10) Proponha uma atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos construir uma ampliação do Mapa Mundi com a cartografação dos grandes biomas terrestres. Após formarmos equipes, cada uma deverá pesquisar sobre o ecossistema, localização, clima, vegetação, fauna, recolher imagens, enfim, quanto mais informações melhor. A partir das observações das crianças, elas perceberão suas características e poderão então compará-las com as paisagens naturais de sua região, levando-as a pesquisar mais a fundo, sobre os principais ecossistemas da região em que vive.

11) Refletindo sobre os PCNs, cite e explique três eixos temáticos com os quais a Geografia pode se articular. Pg. 60
R: Movimento – passeios e visitas de campo na escola e ao seu redor, possibilitando ao aluno ampliar por exemplo sua percepção de espaço- corporal. Matemática – construção de mapas com escalas. Linguagem oral – leitura e escrita de textos.

12) Quais os procedimentos para construir um Mapa da sala de aula com alunos do ensino fundamental? Qual a finalidade desta atividade?pg. 83
R: Usando-se a escala de redução de acordo com as proporções dos objetos da sala, desenhar os objetos e recortar, transpondo-os para o mapa. Colocar a legenda (pode-se usar símbolos que representem os elementos do mapa), título, escala de redução e indicação do norte terrestre. Essa atividade tem como finalidade desenvolver a orientação e organização espacial, a noção de escala e a representação simbólica.

13) Apresente uma atividade que possibilite às crianças reconhecer os principais processos de produtivos (agricultura, indústria, etc.) de nossa sociedade. Pg. 113
R: Podemos pedir para as crianças trazerem embalagens de produtos consumidos em casa e observar sua origem, processo de produção até chegar ao supermercado e posteriormente a sua mesa. Após a pesquisa e debate com a turma, podemos montar um “mini-mercado” e convidar uma nutricionista para falar sobre o valor nutricional dos alimentos em questão.

14) Quais os conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema campo cidade.
R: É importante que o educador tenha o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade.

15) Qual é o objetivo da geografia de acordo com o autor do livro texto?
R: Para que o indivíduo tenha uma atitude crítica, de reflexão e que seja capaz de provocar ações, ele tem que ter consciência da realidade, e ao ensinarmos a Geografia pra as crianças, devemos torna-las capazes de construir um espaço geográfico mais humano, crítico e solidário.

16) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Educação Sexual “ ? pg. 72
R: Podemos abordar esse tema ao estudarmos assuntos referentes à  cidadania, por exemplo, ao falar sobre a exploração das mulheres na sociedade machista, a distribuição populacional, doenças sexualmente transmitidas, ao abordar sobre a violência sexual, entre outros.

17) De que forma a geografia pode se articular com a música ?pg. 60
R: Através de uma música, podemos relatar histórias, crenças, culturas; pelos sons da natureza podemos identificar lugares, etc.

18) Em que a relação de atividades como a promoção de um “Baile de Carnaval”, “festas populares” e contação de “causos e lendas” em sala de aula, contribui para a formação de nossos educandos do ensino fundamental?
R: Essas atividades são preciosas, pois é uma maneira gostosa e se estudar a cultura do povo brasileiro e desse modo espera-se que as crianças ampliem a sua noção de diversidade cultural e compreendam de que maneira as sociedades organizam-se em suas diferentes formas de manifestação.

19) Qual a principal idéia do Possibilismo defendido por Vidal de La Blache?
R: O Possibilismo de La Blache deixa evidente a ruptura com a visão naturalista quando afirma que a Geografia é uma ciência dos lugares, não dos homens, sendo que o que importava era a análise do resultado da ação humana na paisagem, e não a paisagem propriamente dita.

20) O que significa “espaço vivido”?
R: Espaço vivido é a porção necessária e apropriada para a existência individual, ou seja, é o lugar onde o indivíduo vive.

21) De acordo com o autor do livro texto, um importante pensador da Geografia, Milton Santos, sugere o uso das categorias “Forma, Função, Estrutura e Processo”, para a análise do espaço. Defina cada uma dessas categorias (Forma, Função, Estrutura e Processo). Pg. 28
R: Forma é o aspecto visível, exterior e perceptível ao se observar um objeto ou um conjunto de objetos. Função é uma tarefa, atividade ou papel desempenhados por um objeto ou conjuntos de objetos em forma. Estrutura é a matriz social na qual as formas e funções são criadas e justificadas. Processo é a ação que se realiza continuamente visando resultados, que frequentemente são reformulados pelas contradições internas de cada sociedade ao longo do tempo.

22) Durante a evolução da Geografia surgiram várias correntes de pensamento que se apresentavam como alternativas para a explicação do espaço geográfico. Cite e apresente as principais características de uma dessas correntes do pensamento geográfico.
R: La Blache valorizava o elemento humano. Para ele o mais importante era a análise do resultado da ação humana na paisagem e não a ação propriamente dita.





23) Refletindo sobre a história da Geografia, discorra sobre a formação dos seguintes autores clássicos desta ciência: Humbolt e Ritter.






24) O que são e qual a finalidade das Representações do espaço?








25) Estudar a cultura do povo brasileiro é importante para a ampliação da consciência da criança sobre nossa diversidade cultural. Apresente duas atividades, a serem desenvolvidas em sala de aula, para abordar este tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...