NATUREZA E SOCIEDADE
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1. É IMPORTANTE, PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ENTENDER COMO SE DÁ ESTE DESENVOLVIMENTO DE 0 A 2 ANOS.
· Este período pode ser dividido em seis fases, sendo que, na primeira, as condutas são muito elementares, não dão lugar à imitação e à brincadeira do exercício motor e não existe qualquer comportamento especial em relação às noções de objeto, espaço, tempo e causalidade.
As características da última fase do período são as seguintes:
I. a criança começa a adquirir algumas condutas, como sugar, chorar e sorrir.
II. a criança começa a estabelecer vínculos complexos, compreendendo relações familiares na sua totalidade.
III. aparecem os primeiros esquemas simbólicos, que marcam o início da representação, sendo considerados os intermediários entre simples exercícios motores e os símbolos lúdicos, da brincadeira simbólica.
Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.
As características da última fase do período são as seguintes:
I. a criança começa a adquirir algumas condutas, como sugar, chorar e sorrir.
II. a criança começa a estabelecer vínculos complexos, compreendendo relações familiares na sua totalidade.
III. aparecem os primeiros esquemas simbólicos, que marcam o início da representação, sendo considerados os intermediários entre simples exercícios motores e os símbolos lúdicos, da brincadeira simbólica.
Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.
· A afirmativa III está correta.
· As afirmativas II e III estão corretas.
· As afirmativas I e II estão corretas.
· A afirmativa I está correta.
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2. AO ENTRARMOS EM UMA SALA DE AULA, ENCONTRAMOS AS CRIANÇAS SENTADAS EM CARTEIRAS ENFILEIRADAS,
· a professora explicando um conteúdo no quadro-de-giz com a fisionomia séria, com um tom ríspido em sua voz, pedindo o tempo todo silêncio e dizendo que, se não o fizerem, não compreenderão a matéria, e ainda passando dezenas de exercícios de fixação. Neste caso, poderemos dizer que estamos frente a uma situação denominada:
· construtivista.
· campo de treino.
· fábrica.
· comunidade.
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3. PIAGET ESTABELECE ALGUNS CONCEITOS A RESPEITO DE COMO A CRIANÇA ADQUIRE SEU CONHECIMENTO. BASEANDO-SE NESTES CONCEITOS, RELACIONE AS COLUNAS.
· (1) Conhecimento Físico
(2) Conhecimento Lógico-matemático
(3) Conhecimento Social
( ) É o conhecimento que depende da relação da criança com outras pessoas, é construído pelas pessoas, e convencionado para ser daquela forma.
( ) É o conhecimento que expressa as relações entre dois ou mais objetos, não se encontra no objeto, está na relação entre eles.
( ) É o conhecimento dos objetos da realidade externa, o conhecimento está no objeto.
Assinale a alternativa que apresenta à seqüência correta.
(2) Conhecimento Lógico-matemático
(3) Conhecimento Social
( ) É o conhecimento que depende da relação da criança com outras pessoas, é construído pelas pessoas, e convencionado para ser daquela forma.
( ) É o conhecimento que expressa as relações entre dois ou mais objetos, não se encontra no objeto, está na relação entre eles.
( ) É o conhecimento dos objetos da realidade externa, o conhecimento está no objeto.
Assinale a alternativa que apresenta à seqüência correta.
· 3, 2, 1
· 3, 1, 2
· 1, 2, 3
· 2, 1, 3
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4. ASSOCIE A PRIMEIRA COLUNA DE ACORDO COM A SEGUNDA:
· (1) Brincadeiras sensório-motoras
(2) Imitação
(3) Representação
( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
(2) Imitação
(3) Representação
( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
· 2, 1, 3
· 1, 2, 3
· 2, 3, 1
· 3, 2, 1
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