Pessoal não sei informar se as questões são repetidas mas por via das dúvidas segue a prova
1. Em relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.
· ( ) As atividades lúdicas devem ser incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
A sequência correta é:
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
A sequência correta é:
· V, V, F, F, V
· F, F, V, V, F
· V, F, F, V, V
· F, V, V, F, F
2. Sobre as habilidades básicas é correto afirmar que
· não ocorrem em sequência, isto é, não requerem conhecimentos anteriores.
· na Educação Infantil não se deve desenvolver atividades de observação.
· devem ser aprimoradas e apreendidas no estudo de Ciências.
· integram os conteúdos atitudinais nas aulas de Ciências.
3. Sabemos que nosso planeta Terra executa diferentes tipos de movimento. Sobre o movimento de rotação terrestre, pode-se dizer que
· dá a sensação de dia e noite.
· é o responsável pela definição do calendário lunar.
· é o mais longo de seus movimentos.
· provoca a noção de estações anuais diferenciadas.
4. Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que
· a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
· experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
· para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
· em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.
ResponderExcluirQual dos conceitos abaixo se refere a uma mistura de princípios e concepções teóricas cujo resultado, na prática, é uma combinação sem critério de teorias distintas e, por isso mesmo, deve ser evitado na atuação educacional?
Pedagogia.
Hermenêutica.
Andragogia.
Filosofia.
Ecletismo.
ecletismo
Excluir
ResponderExcluirQual dos conceitos abaixo se refere a uma mistura de princípios e concepções teóricas cujo resultado, na prática, é uma combinação sem critério de teorias distintas e, por isso mesmo, deve ser evitado na atuação educacional?
Pedagogia.
Hermenêutica.
Andragogia.
Filosofia.
Ecletismo.
ecletismo
Excluir