terça-feira, julho 16, 2013

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências,

Pessoal não sei informar se as questões são repetidas mas por via das dúvidas segue a prova



1. Em relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.


·         ( ) As atividades lúdicas devem ser incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.

A sequência correta é:

·          V, V, F, F, V
·          F, F, V, V, F
·          V, F, F, V, V
·          F, V, V, F, F
2. Sobre as habilidades básicas é correto afirmar que

·          não ocorrem em sequência, isto é, não requerem conhecimentos anteriores.
·          na Educação Infantil não se deve desenvolver atividades de observação.
·          devem ser aprimoradas e apreendidas no estudo de Ciências.
·          integram os conteúdos atitudinais nas aulas de Ciências.
3. Sabemos que nosso planeta Terra executa diferentes tipos de movimento. Sobre o movimento de rotação terrestre, pode-se dizer que

·          dá a sensação de dia e noite.
·          é o responsável pela definição do calendário lunar.
·          é o mais longo de seus movimentos.
·          provoca a noção de estações anuais diferenciadas.

4. Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que

·          a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
·          experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
·          para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
·          em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.

4 comentários:



  1. Qual dos conceitos abaixo se refere a uma mistura de princípios e concepções teóricas cujo resultado, na prática, é uma combinação sem critério de teorias distintas e, por isso mesmo, deve ser evitado na atuação educacional?


    Pedagogia.


    Hermenêutica.


    Andragogia.


    Filosofia.


    Ecletismo.

    ResponderExcluir


  2. Qual dos conceitos abaixo se refere a uma mistura de princípios e concepções teóricas cujo resultado, na prática, é uma combinação sem critério de teorias distintas e, por isso mesmo, deve ser evitado na atuação educacional?


    Pedagogia.


    Hermenêutica.


    Andragogia.


    Filosofia.


    Ecletismo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...