terça-feira, setembro 17, 2013

Prova Projetos Interdisciplinares

1. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?


  •  A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
  •  A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
  •  A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
  •  A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.

2. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,



  • as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto

  •  a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
  •  a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.
  •  a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
  •  os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.

3. Leia:



  • Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural. É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)

  •  globalização dos conteúdos.
  •  interdisciplinaridade.
  •  metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.
  •  integração de atividades de aprendizagem.

4. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.



  • É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

  •  avaliação do desenvolvimento infantil.
  •  avaliação institucional.
  •  avaliação de aprendizagem.
  •  avaliação profissional.

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