TEORIA E PRÁTICA DA INSPEÇÃO ESCOLAR
1. A gestão, valorizada socialmente e entendida
como facilitadora de um processo em constante mudança, exige um novo gestor,
sendo ele
·
um educador
que tenha a administração voltada exclusivamente ao aspecto pedagógico,
desvinculada de concepções administrativas.
·
centralizador,
capaz de resolver todos os conflitos organizacionais e de comandar os
trabalhadores de maneira inflexível e disciplinada.
·
um
educador articulador, promotor da participação ativa de todos, que privilegie o
aperfeiçoamento constante da escola nos aspectos educacional e empresarial.
·
um líder que
tenha a capacidade de influenciar o corpo escolar, que recebe e pratica as
normas nos aspectos educacionais estabelecidas pelo gestor.
2. Segundo Bordignon, o perfil do gestor escolar
deve conciliar duas dimensões essenciais da própria proposta educacional: a
técnica e a política. A qual
·
conhecimento
para perceber e projetar os movimentos da realidade, com domínio dialético de
resolução de conflitos nas relações interpessoais, considerando as
especificidades, e coordenando o trabalho da instituição para atingir sua
finalidade.
·
sensibilidade
para estabelecer laços relacionais entre a equipe tecnopedagógica, mediando e
resolvendo os conflitos interpessoais, considerando as intenções da
instituição, e coordenando o potencial da equipe para atingir sua meta
educacional.
·
sensibilidade
para perceber e antever todos os movimentos da realidade, capacidade dialética
de negociação de conflitos nas relações interpessoais, considerar as diferenças
individuais, coordenar o potencial da instituição para atingir sua finalidade e
cumprir o seu papel social.
·
estudo e
análise dos movimentos da realidade, capacidade dialética de resolução de
conflitos, considerando os interesses da sociedade e da gestão, e coordenando o
trabalho na instituição para atingir sua finalidade.
3. Do gestor escolar da modernidade exige-se um
outro perfil, uma vez que a relação interpessoal faz parte do processo de
transformação da gestão. Assim,
·
planejar,
organizar e avaliar, ser líder, comunicativo, aberto às quebras de paradigmas e
ao pioneirismo de novas criações.
·
planejar,
organizar, executar e avaliar de acordo com o projeto político-pedagógico da
instituição escolar.
·
planejar,
organizar e avaliar de acordo com a legislação educacional vigente e com as
diretrizes constantes do projeto político-pedagógico.
·
conduzir o
trabalho administrativo e pedagógico.
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