quarta-feira, janeiro 29, 2014

Pós Graduação em Educação Inclusiva

DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

1. Quando temos em sala uma criança com transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH),



  • sabemos que a organização de seu comportamento e de sua aprendizagem depende

  •  da família, que, muitas vezes, é relapsa e não estabelece os limites de forma efetiva.
  •  do médico, que deve escolher a melhor medicação.
  •  de ações integradas, tratamento farmacológico, dietético, psicoterápico e organização familiar e escolar.
  •  somente da escola e, principalmente, da boa vontade do professor.

2. A teoria das inteligências múltiplas diz que


  •  o professor deve desenvolver estratégias educacionais que contemplem todas as inteligências dos alunos.
  •  o professor deve investir em desenvolver mais a inteligência linguística, mesmo que essa não seja a maior habilidade do aluno, pois ela é a mais importante no desenvolvimento do sujeito.
  •  existem duas inteligências importantes no contextos escolar: a lógico-matemática e a linguística.
  •  temos as mesmas inteligências por isso somos todos iguais.

3. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que


  •  aprender e ensinar são palavras diferentes.
  •  certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
  •  ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
  •  para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.

4. Qual das alterações abaixo não pertence a um dos cinco subtipos de transtornos invasivos do desenvolvimento (TID):


  •  Transtorno fóbico.
  •  Transtorno de Rett.
  •  Transtorno desintegrativo da infância.
  •  Transtorno autista.

12 comentários:

  1. DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
    1. O que significa o termo behavior?

    * Pouco conhecimento, é usado para casos de deficiência intelectual.
    *Ser aviador, termo não ligado à educação.
    *Inconsciente, por isso está ligado à psicanálise.
    *Comportamento, e está ligado à teoria comportamental.(correta)
    2. A diversidade pode ser entendida como?

    * Diferenças políticas.
    * Diferença, dessemelhança, algo inerente ao ser humano.(correta)
    *Termo aplicado em situações políticas para chamar a atenção do eleitorado.
    *Dificuldade para realizar tarefas complexas.
    3. Observe abaixo


    "A escola enquanto um espaço plural, extremamente complexo, impregnado de regras, de valores (nem
    sempre consensuais) e de muitos sentimentos contraditórios quanto às funções políticas e sociais..."


    A frase de Macedo quer dizer que a

    *escola plural não abarca as necessidades das questões políticas e sociais.
    *escola não tem condições de ser um espaço democrático.
    *diversidade precisa de um conjunto de regras que atenda a concepções distintas.(correta)
    * escola é simples e não precisa de grandes esquemas de organização.
    4. Os transtornos de conduta incluem

    *problemas sociais variados, produzidos pela falta de vontade do sujeito.
    *alterações simples de comportamento, que são facilmente contornadas pelas escolas com a colocação dos devidos limites.
    *alterações graves de comportamento, que não afetam o contexto nem as relações sociais na escola.
    * padrão repetitivo e persistente de mau comportamento, afetam o contexto e as relações sociais na escola(correta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
    2. *diversidade precisa de um conjunto de regras que atenda a concepções distintas.

      Excluir
  2. DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
    1. [QuestãoID 46379] Quando temos em nossa sala de aula um aluno com transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), precisamos

    organizar o ambiente da sala de aula, diminuir os estímulos, propor atividades bem planejadas, curtas e de fácil compreensão, aumentando as dificuldades aos poucos, observar o comportamento e sintomas apresentados pelo aluno para saber como organizar sua prática estabelecendo uma relação de confiança com a criança.
    2. [QuestãoID 46424] Quais as forma de tratamento do TDAH?


    Farmacológico, dietético e psicoterápico.

    3. [QuestãoID 34599] Leia abaixo:
    A constatação da diversidade como elemento integrante da natureza humana esbarra a todo o momento em práticas que privilegiam a homogeneidade (ou seja, a semelhança como princípio constitutivo), dificultando a relação pedagógica com os que se afastam, por uma razão ou por outra, do modelo homogêneo.

    A alternativa que melhor explica a frase acima é:

    A diferença entre um aluno e outro entra em conflito com práticas pedagógicas, que são organizadas considerando que todos os alunos aprendem da mesma maneira.

    4. [QuestãoID 46403] O boletim de Apgar no primeiro minuto de nascimento tem qual finalidade?

    - O boletim de Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico dos sinais vitais do bebê na hora do nascimento, serve para orientar a conduta médica.

    ResponderExcluir
  3. Disciplina: 1243 - DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

    QUESTÃO 1
    Influenciadas pela história, condições sociais, econômicas e políticas, as teorias científicas norteiam o trabalho de diversos profissionais. Qual benefício traz para o professor conhecer diferentes abordagens teóricas

    a )
    É uma forma de atualização para o professor, contribuindo para ampliação da sua visão em relação ao processo de ensino-aprendizagem.
    QUESTÃO 2
    A construção de laços afetivos no ambiente escolar é
    a )
    responsabilidade de todos, em especial do educador, que deve conhecer e criar estratégias que facilitem a construção de laços como processo de aprendizagem.
    QUESTÃO 3
    Segundo Winnicott o que é uma mãe suficientemente boa?
    a )
    Aquela que se adapta ativamente às necessidades do bebê, dando-lhe oportunidade de tornar-se um indivíduo e enfrentar as dificuldades inerentes à vida.
    QUESTÃO 4
    A constatação da diversidade como elemento integrante da natureza humana esbarra a todo o momento em práticas que privilegiam a homogeneidade (ou seja, a semelhança como princípio constitutivo), dificultando a relação pedagógica com os que se afastam, por uma razão ou por outra, do modelo homogêneo


    A alternativa que melhor explica a frase acima é:




    b )
    a diferença entre um aluno e outro entra em conflito com práticas pedagógicas, que são organizadas considerando que todos os alunos aprendem da mesma maneira.
    QUESTÃO 5
    O que é epilepsia?
    c )
    É a desordem crônica do cérebro, e as suas características clínicas associadas às alterações eletroencefalográficas estão relacionadas a descargas neuronais excessivas, periódicas e sincrônicas, resultando em fenômenos psíquicos, motores, sensoriais e sensitivos anormais.
    QUESTÃO 6
    Quando pensamos em criatividade no contexto escolar, podemos afirmar que
    b )
    para diversificar o processo de ensino, é necessário motivar e estimular os alunos a desenvolver sua criatividade
    QUESTÃO 7
    O que significa o termo behavior?
    a ) Comportamento, e está ligado à teoria comportamental.
    QUESTÃO 8
    A diversidade pode ser entendida como?
    a ) Diferença, dessemelhança, algo inerente ao ser humano.
    QUESTÃO 9
    Qual alternativa melhor define a família do aluno com necessidades especiais (NE)?
    b )
    Passa por etapas diferentes ao constatar que seu filho possui alguma diferença, o que é normal e esperado
    QUESTÃO 10
    Que cuidados devemos ter quando pensamos em prevenção?
    a )
    Fazer o pré-natal, contar com a presença do pediatra neonatologista e, após o nascimento, fazer o teste do pezinho etc.

    ResponderExcluir
  4. A autopercepção que as pessoas com necessidades especiais possuem é

    ResponderExcluir
  5. Prova Online
    Disciplina: 1243 - DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Quando pensamos em criatividade no contexto escolar, podemos afirmar que
    a ) somente alguns alunos são criativos, e o professor não pode influenciar nesse fator, que é inato.
    b ) se o aluno for criativo, ele irá concluir mais rapidamente as etapas do ensino tradicional.
    c )
    para diversificar o processo de ensino, é necessário motivar e estimular os alunos a desenvolver sua criatividade

    d ) a criatividade é importante, mas o mercado de trabalho hoje não valoriza profissionais criativos.
    QUESTÃO 2
    O que é o teste do Apgar?
    a ) Um teste que serve para diagnosticar muitas doenças de pele do recém-nascido
    b ) Um teste que avalia reflexos motores e capacidade de aprendizagem.
    c ) Um teste que avalia as condições do bebê na hora do nascimento
    d )
    Um teste realizado pelo pediatra, no bebê com um mês de nascimento, para avaliar o ganho de peso e a eficiência da amamentação.

    QUESTÃO 3
    Influenciadas pela história, condições sociais, econômicas e políticas, as teorias científicas norteiam o trabalho de diversos profissionais. Qual benefício traz para o professor conhecer diferentes abordagens teóricas

    a )
    No caso da inclusão poucos benefícios, pois o professor não precisa de grande embasamento teórico, apenas de muita prática.

    b )
    É uma forma de atualização para o professor, contribuindo para ampliação da sua visão em relação ao processo de ensino-aprendizagem.

    c )
    Conhecer diferentes abordagens pode complicar e confundir a ação pedagógica, por isso o professor não deve se aprofundar em nenhuma.

    d ) Nenhum benefício específico, pois a teoria não tem a ver com a prática.
    QUESTÃO 4
    O que é epilepsia?
    a )
    Uma condição normal que não requer nenhum tipo de cuidado especial. As pessoas acometidas dessa
    patologia podem assumir qualquer função mesmo em tempo de crise.

    b )
    É a desordem crônica do cérebro, e as suas características clínicas associadas às alterações eletroencefalográficas estão relacionadas a descargas neuronais excessivas, periódicas e sincrônicas, resultando em fenômenos psíquicos, motores, sensoriais e sensitivos anormais.

    c )
    É a desordem crônica do cérebro, e as suas características clínicas não apresentam alteração físicas ou emocionais, podendo apresentar exames encefalográficos normais e com boa funcionalidade.

    d ) Uma doença grave que pode contaminar outras pessoas, não tem cura nem tratamento
    QUESTÃO 5
    A teoria das inteligências múltiplas diz que
    a )
    o professor deve desenvolver estratégias educacionais que contemplem todas as inteligências dos alunos

    b ) existem duas inteligências importantes no contextos escolar: a lógico-matemática e a linguística.
    c ) temos as mesmas inteligências por isso somos todos iguais.
    d )
    o professor deve investir em desenvolver mais a inteligência linguística, mesmo que essa não seja a maior habilidade do aluno, pois ela é a mais importante no desenvolvimento do sujeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a )
      o professor deve desenvolver estratégias educacionais que contemplem todas as inteligências dos alunos

      Excluir
  6. QUESTÃO 2
    O que é o teste do Apgar?
    a ) Um teste que serve para diagnosticar muitas doenças de pele do recém-nascido
    b ) Um teste que avalia reflexos motores e capacidade de aprendizagem.
    c ) Um teste que avalia as condições do bebê na hora do nascimento
    d )
    Um teste realizado pelo pediatra, no bebê com um mês de nascimento, para avaliar o ganho de peso e a eficiência da amamentação.

    ResponderExcluir
  7. resposta correta é alternativa C - Um teste que avalia as condições do bebê na hora do nascimento.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...