Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Tendo em vista a atuação do psicopedagogo, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.
( ) O diagnóstico psicopedagógico é utilizado para detectar problemas de aprendizagem. ( ) O diagnóstico psicopedagógico é em si uma das intervenções do psicopedagogo para com o sujeito, a família, a escola e os demais envolvidos no processo. ( ) O diagnóstico psicopedagógico busca enquadrar o indivíduo em categorias patológicas. ( ) O diagnóstico psicopedagógico possibilita o início de uma ação capaz de ajudar o sujeito a retomar o prazer de aprender e de melhorar a sua autoestima.
Marque a proposição que aponta a resposta correta.
Sua Escolha | Escolha esperada | Resposta | Comentário |
| | F - F - F - V | |
| | F - V - F - V | |
| | F - V - V - V | |
| | V - V - F - V | Das alternativas acima, a que não condiz com a atuação do psicopedagogo é: o diagnóstico psicopedagógico busca enquadrar o indivíduo em categorias patológicas. |
Múltipla escolha (Resposta única) |
Pontuação : 10/10 |
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Pode-se afirmar que a avaliação psicopedagógica clínica se trata de uma investigação. Nesse contexto específico, investigar diz respeito__________________. Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente.
Sua Escolha | Escolha esperada | Resposta | Comentário |
| | à forma isolada como o psicopedagogo deve conduzir seu trabalho no âmbito clínico e institucional; | |
| | à utilização das provas operatórias durante o processo de avaliação psicopedagógica clínica; | |
| | à compreensão do processo de desenvolvimento afetivo, em detrimento de outros processos que podem intervir no ato de não aprender do sujeito; | |
| | à avaliação que o psicopedagogo deve desenvolver no intuito de diagnosticar as causas que impedem um sujeito de aprender. | A avaliação psicopedagógica visa diagnosticar as diferentes causas que impedem um sujeito de aprender. |
Múltipla escolha (Resposta única) |
Pontuação : 10/10 |
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Assinale a alternativa que apresenta o objetivo das Provas do Diagnóstico Operatório realizadas a partir das provas piagetianas.
Sua Escolha | Escolha esperada | Resposta | Comentário |
| | Detectar as dificuldades de aprendizagem do sujeito, ou seja, aquilo que ele não saber realizar sozinho. | |
| | Conhecer o nível de desenvolvimento cognitivo já construído pelo sujeito que está sendo avaliado. | O objetivo das provas piagetianas é o de conhecer o desenvolvimento cognitivo espontâneo do sujeito, ou seja, aquilo que ele já construiu na sua trajetória de vida. |
| | Levantar o potencial de inteligência do indivíduo para posterior classificação. | |
| | Detectar as alterações de linguagem e alterações visomotoras do sujeito. | |
Múltipla escolha (Resposta única) |
Pontuação : 10/10 |
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Ao selecionar os materiais e as atividades da avaliação psicopedagógica que será aplicada, incluindo as provas piagetianas, é preciso considerar alguns aspectos fundamentais para que os resultados sejam fidedignos.
Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos:
Sua Escolha | Escolha esperada | Resposta | Comentário |
| | Faixa etária, nível socioeconômico, habilidades cognitivas. | |
| | Interesse, sexo, nível intelectual, idade cronológica. | |
| | Faixa etária, nível de escolaridade, queixa apresentada. | O sujeito a ser avaliado deverá ser considerado, tendo em vista a sua faixa etária, o nível de sua escolaridade e, sobretudo, a queixa apresentada. Sem esses cuidados, a avaliação psicopedagógica falhará em sua função precípua, o bem estar do avaliado. |
| | Idade, série, nível socioeconômico e dificuldades de aprendizagem. | |
Múltipla escolha (Resposta única) |
Pontuação : 10/10 |
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Marcelo é um aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Salvador. Nasceu em 17/03/2001, tem atualmente 11 anos. Os pais estão separados e ele reside com os avós maternos. Segundo relato da professora, ele é desatento e desorganizado e ainda não está alfabetizado. Lê apenas palavras simples e só escreve copiando, ou seja, não escreve quando a professora faz ditados das palavras. Com base no exposto, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que indica a sequência de uma ação psicopedagógica correta para o caso.
Sua Escolha | Escolha esperada | Resposta | Comentário |
| | Levantar a hipótese de que o problema central seria um déficit de atenção e, em seguida, aplicar as provas pedagógicas de leitura e escrita, provas piagetianas, análise do material escolar e observação do aluno em sala de aula. | |
| | Explorar melhor a queixa, conhecer melhor o sujeito utilizando para isso: a EOCA, as provas piagetianas, as provas pedagógicas de leitura, escrita e matemática, as provas projetivas psicopedagógicas e a anamnese em sala de aula. | O psicopedagogo deve explorar melhor a queixa, conhecer o sujeito, utilizando, para isso, a EOCA, as provas piagetianas, as provas pedagógicas de leitura, escrita e matemática, as provas projetivas psicopedagógicas e a anamnese em sala de aula. |
| | Diagnosticar um quadro de dislexia e encaminhar Marcelo para avaliação neurológica pelo fato de o aluno ter 10 anos e não estar alfabetizado. | |
| | Suspeitar que o fato de os pais estarem separados pode ter contribuído para as dificuldades de aprendizagem de Marcelo e, numa ação psicopedagógica, o profissional da Psicopedagogia deve chamá-los para uma entrevista. | |
Múltipla escolha (Resposta única) |
Pontuação : 10/10 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!