terça-feira, junho 24, 2014

Prova - História


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Parte superior do formulário
1. A ESCOLA DEVE AJUDAR AS CRIANÇAS A ENFRENTAREM UM DOS GRANDES DESAFIOS DE SUA APRENDIZAGEM: A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO TEMPO.


·         Por isso, a construção de trabalhos como o calendário semanal coletivo ou o “livro da vida” é importante, pois são atividades que:

·          proporcionam às crianças uma decoração significativa da sala de aula que frequentam.
·          apresentam um fundo lúdico e por meio dele desenvolvem a habilidade motora das crianças.
·          auxiliam as crianças a compreenderem a passagem e o registro do tempo de forma organizada.
·          levam as crianças a decorarem os dias da semana sem necessidade de reflexão sobre eles.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Como um professor avalia seu aluno na atividade "A Linha da Vida"?

·          Avaliação oral.
·          Durante todo o processo da atividade.
·          Através de uma prova.
·          Por meio de um questionário.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,


·         é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.

·          Animal, vegetal e mineral.
·          Artesanato, circulação e indústria.
·          Indústria, construção e comunicação.
·          Artesanato, manufatura e indústria.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:

·          são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
·          contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
·          são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.

·          nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.

2 comentários:

  1. alguém pode me ajudar nessa?. Sobre as propostas do RCNEI para a Educação Infantil: natureza e sociedade, é correto afirmar:

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 7.5
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
    1. Sobre as relações entre tempo cronológico e tempo histórico, é correto afirmar que:

    o historiador utiliza-se de calendários para balizar determinado acontecimento no tempo, ou seja, para que a humanidade tenha uma referência temporal. correta
    O tempo cronológico distingue-se do tempo histórico, esses dois conceitos absolutamente antagônicos, de maneira que eles não são aceitos por todos os historiadores.
    o historiador não se utiliza de calendários para situar determinado acontecimento no tempo na medida em que sua ciência lhe fornece outros elementos para balizar os fatos.
    o tempo histórico não é linear ou regular como o tempo físico e cronológico, mas formado por diferentes durações, sem necessidade de se datarem os fatos.
    2. Leia abaixo:


    Vygotsky parte do princípio de que todos os indivíduos são necessariamente constituídos no meio social, permeados pela cultura e, portanto, seres sociais. O homem se constitui e se forma na interação com o outro. Sobre esse princípio, é correto afirmar que:

    a visão de Vygotsky em nada se relaciona com a necessidade de desenvolver atividades que, na Educação Infantil, levem a criança ao reconhecimento do universo ao seu redor.
    para Vygotsky, a criança, por conta da maneira como se insere em seu contexto com adultos e outras crianças, nunca entenderia o que se passa ao seu redor.
    de acordo com Vygotsky, a aprendizagem só se estabelece quando a criança consegue realizar uma inserção em alguns aspectos do mundo de outra criança mais velha.
    a partir da proposta de Vygotsky é possível pensar como fundamental a percepção dos aspectos culturais e sociais dentro do processo de desenvolvimento da criança e de sua formação. correta
    3. Como um professor avalia seu aluno na atividade "A Linha da Vida"?

    Através de uma prova.
    Avaliação oral.
    Por meio de um questionário.
    Durante todo o processo da atividade. correta
    4. Em relação ao tempo, qual é o objeto de estudo de um historiador?

    O objeto de estudo é todo aquele que rodeia a existência humana sobre o planeta Terra. correta
    Calendários não são objetos de estudo para os historiadores, pois servem somente de referência para a humanidade.
    O objeto de estudo é o tempo cronológico, pois este é muito importante para se entender a história.
    O tempo histórico é regular e está ligado às ações da humanidade ou fenômenos resultantes das ações.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...