FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. A ESCOLA DEVE AJUDAR AS CRIANÇAS A ENFRENTAREM
UM DOS GRANDES DESAFIOS DE SUA APRENDIZAGEM: A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO
TEMPO.
·
Por isso, a construção de trabalhos como o calendário semanal coletivo
ou o “livro da vida” é importante, pois são atividades que:
·
proporcionam às crianças uma decoração significativa da sala de aula que
frequentam.
·
apresentam um fundo lúdico e por meio dele desenvolvem a habilidade
motora das crianças.
·
auxiliam as crianças a compreenderem a passagem e o registro do tempo de
forma organizada.
·
levam as crianças a decorarem os dias da semana sem necessidade de
reflexão sobre eles.
2. Como um professor avalia seu aluno na atividade
"A Linha da Vida"?
·
Avaliação oral.
·
Durante todo o processo da atividade.
·
Através de uma prova.
·
Por meio de um questionário.
3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,
·
é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os
modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica
os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.
·
Animal, vegetal e mineral.
·
Artesanato, circulação e indústria.
·
Indústria, construção e comunicação.
·
Artesanato, manufatura e indústria.
4. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A
CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E
PERCEBA QUE ELES:
·
são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser
provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas,
realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se
somam, comprovando a unidade da espécie humana.
·
contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma
cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo
que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de
todos os povos em qualquer época histórica.
·
são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com
elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem
ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento
- o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.
·
nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história
e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se,
legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de
pessoas, grupos, países e sociedades.
alguém pode me ajudar nessa?. Sobre as propostas do RCNEI para a Educação Infantil: natureza e sociedade, é correto afirmar:
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 7.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. Sobre as relações entre tempo cronológico e tempo histórico, é correto afirmar que:
o historiador utiliza-se de calendários para balizar determinado acontecimento no tempo, ou seja, para que a humanidade tenha uma referência temporal. correta
O tempo cronológico distingue-se do tempo histórico, esses dois conceitos absolutamente antagônicos, de maneira que eles não são aceitos por todos os historiadores.
o historiador não se utiliza de calendários para situar determinado acontecimento no tempo na medida em que sua ciência lhe fornece outros elementos para balizar os fatos.
o tempo histórico não é linear ou regular como o tempo físico e cronológico, mas formado por diferentes durações, sem necessidade de se datarem os fatos.
2. Leia abaixo:
Vygotsky parte do princípio de que todos os indivíduos são necessariamente constituídos no meio social, permeados pela cultura e, portanto, seres sociais. O homem se constitui e se forma na interação com o outro. Sobre esse princípio, é correto afirmar que:
a visão de Vygotsky em nada se relaciona com a necessidade de desenvolver atividades que, na Educação Infantil, levem a criança ao reconhecimento do universo ao seu redor.
para Vygotsky, a criança, por conta da maneira como se insere em seu contexto com adultos e outras crianças, nunca entenderia o que se passa ao seu redor.
de acordo com Vygotsky, a aprendizagem só se estabelece quando a criança consegue realizar uma inserção em alguns aspectos do mundo de outra criança mais velha.
a partir da proposta de Vygotsky é possível pensar como fundamental a percepção dos aspectos culturais e sociais dentro do processo de desenvolvimento da criança e de sua formação. correta
3. Como um professor avalia seu aluno na atividade "A Linha da Vida"?
Através de uma prova.
Avaliação oral.
Por meio de um questionário.
Durante todo o processo da atividade. correta
4. Em relação ao tempo, qual é o objeto de estudo de um historiador?
O objeto de estudo é todo aquele que rodeia a existência humana sobre o planeta Terra. correta
Calendários não são objetos de estudo para os historiadores, pois servem somente de referência para a humanidade.
O objeto de estudo é o tempo cronológico, pois este é muito importante para se entender a história.
O tempo histórico é regular e está ligado às ações da humanidade ou fenômenos resultantes das ações.