1 ) É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS
RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje;
outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a
escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
A ) que os professores mostrem às crianças que tudo o que
ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com
saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é
movido pelas mudanças.
B ) que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as
crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as
mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em
relação ao que era antigamente.
C ) que o professor pense em
formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem
mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que
aconteceu no passado não existe mais.
D ) que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de
permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu
significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.
2 ) UMA FORMA DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA
PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE, por meio da
pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de
seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:
A ) avaliar o melhor momento
para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e
de registro previamente com a participação das crianças.
B ) trabalhar com as crianças, porém sem organizar
anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam
maior qualidade aos resultados do trabalho.
C ) organizar tudo sozinho, eliminando a participação das
crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para
que não ocorra nenhum problema.
D ) deixar as crianças bastante livres para realizarem a
organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência
limitaria a ação e as conquistas das crianças.
3 ) PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM
DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de
fontes - documentos escritos e orais (a partir da realização de entrevistas).
Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto
afirmar que:
A ) devem ocorrer sim, mas sem a participação das crianças:
apenas professores que dominam o instrumental teórico e técnico devem realizar
essas entrevistas e levar os resultados, já organizados, para as crianças.
B ) não devem ocorrer no espaço da escola, pois várias
pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável que as crianças não
valorizam a entrevista com adultos como fonte de informações.
C ) seria uma ótima forma de
contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das
crianças e proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um
passado próximo.
D ) para a escola é impossível realizar entrevistas com
pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa distância, preservando a
sua forma de organizar o trabalho escolar.
4 ) A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA
E DO ESTUDO DOS MITOS DEVE SER FEITA:
A ) esporadicamente, sem nenhum tipo de registro mais
organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que quiserem e
realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
B ) de diversas maneiras: a
partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções
escritas e participações orais, bem como a partir de exercícios de
autoavaliação.
C ) a partir de provas que cobrem se o aluno decorou os
conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem como,
provas orais também devem ser realizadas.
D ) sem a intervenção dos professores, ou seja, apenas os
alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma autoavaliação para
cada criança, que assim também aprende sobre suas responsabilidades.
5 ) NO FINAL DO SÉCULO XX,
vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma
crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses
encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as
questões ambientais.
A ) Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
B ) Conferência do Rio de
Janeiro - Rio 92.
C ) Fórum Econômico de Davos.
D ) Reunião do Mercosul.
6 ) Leia abaixo:
Philippe Ariès, em seu livro História Social da Criança e da
Família (1973), mostra que o desenvolvimento da noção de escola e o progresso
de sua atuação na formação da criança e do jovem está relacionado à preocupação
com a infância, com as novas concepções de criança e com a sua formação. De
acordo com o historiador, a partir do século XIX a escola passou a ser objeto
de estudo e análise, já que ela se tornou um elo importante para a sustentação
de uma sociedade "civilizada e moderna".
Assinale a alternativa que melhor se enquadra ao texto
anterior.
A ) As novas concepções sobre a infância estão diretamente
relacionadas com as aspirações românticas que foram alimentadas pelos
pensadores e artistas do século XVI.
B ) A noção de família
moderna/burguesa projetou uma nova concepção sobre a infância e, para tanto, a
escola seria o espaço propício para a formação desse indivíduo.
C ) A família moderna firmou suas bases em antigos valores
e, na medida em que tomou como seu fundamento a tradição, passou a entender a
criança como sendo parte do mundo adulto.
D ) A escola, no século XIX, passa a funcionar como uma
espécie de laboratório, em que são testados os conhecimentos das crianças para
que elas nas fábricas.
7 ) Leia abaixo:
Vygotsky parte do princípio de que todos os indivíduos são
necessariamente constituídos no meio social, permeados pela cultura e, portanto,
seres sociais. O homem se constitui e se forma na interação com o outro. Sobre
esse princípio, é correto afirmar que:
A ) de acordo com Vygotsky, a aprendizagem só se estabelece
quando a criança consegue realizar uma inserção em alguns aspectos do mundo de
outra criança mais velha.
B ) a visão de Vygotsky em nada se relaciona com a
necessidade de desenvolver atividades que, na Educação Infantil, levem a
criança ao reconhecimento do universo ao seu redor.
C ) a partir da proposta de
Vygotsky é possível pensar como fundamental a percepção dos aspectos culturais
e sociais dentro do processo de desenvolvimento da criança e de sua formação.
D ) para Vygotsky, a criança, por conta da maneira como se
insere em seu contexto com adultos e outras crianças, nunca entenderia o que se
passa ao seu redor.
8 ) Leia abaixo:
Uma das mais significativas mudanças ocorridas na forma como
se produz a história, no início do século XX, está relacionada a um importante
movimento que teve origem na França da década de 1920. Sobre ele, marque a
alternativa correta.
A ) Grupo de intelectuais dos
Annales, que reformaram as antigas concepções da história e propuseram novos
discursos e um processo mais reflexivo e conjuntural de construção da história.
B ) Movimento Positivista, cujo principal pensador era
Fernand Braudel, que propunha uma história que enfocasse os heróis e os grandes
feitos, os eventos realmente importantes.
C ) Movimento Positivista cujo referencial teórico estava
alicerçado na produção científica de Auguste Comte e sua visão mais reflexiva e
conjuntural sobra a construção da história.
D ) Grupo de intelectuais dos Annales, que propagavam a
necessidade da construção de uma história baseada nos grandes fatos e nos
heróis da história, enfocando eventos realmente importantes.
9 ) Leia abaixo:
Na década de 1930, a fim de encobrir sua forma despótica e
racista de governar, o Estado varguista acrescentou aos programas de História
um novo discurso. Essa é uma época importante da história do Brasil. Centenas
de imigrantes chegavam ao país. Ao mesmo tempo, o governo Vargas apoiava os
Estados de caráter totalitário da Europa, por vezes comportando-se como eles.
Para disfarçar sua atuação, era apresentado nas escolas o discurso:
A ) segregacionista e integrador.
B ) da democracia racial.
C ) moralizante e democrático.
D ) militarizante e totalitário.
10 ) Como os professores devem ensinar História?
A ) O professor não deve ensinar em que contexto a ação de
personalidades teve significados.
B ) O professor deve ensinar História somente por meio de
textos impressos e prática de leitura.
C ) O professor deve ensinar aos seus alunos nomes e datas
dos feitos de personalidades.
D ) O professor deve motivar a compreensão dos alunos por
meio de técnicas e atividades instigantes.
11 ) Durante as aulas de História os alunos devem perceber a
nova visão do sujeito histórico:
A ) esquecendo os "mitos" e os "heróis"
nacionais.
B) resgatando a ideia que os "heróis" estavam
sozinhos.
C ) tornando os
"heróis" pessoas do povo.
D ) vendo que os "heróis" lutavam por ideais
particulares.
12 ) Como os professores devem agir sobre os fatos
históricos em sala de aula?
A ) Os alunos se percebendo como
construtores de fatos históricos.
B ) A história como uma sequência de fatos cronológicos.
C ) Através da solidificação dos fatos mostrados até hoje
pela história.
D ) Ensinando aos alunos as verdades comprovadas.
RAQUEL DESEJO SABER SE ESSA PROVA DE História está correta pois ente respeito por ela
ResponderExcluirqual a resposta da 10
ResponderExcluirD) O professor deve motivar a compreensão dos alunos por meio de técnicas e atividades instigantes.
ResponderExcluir