quarta-feira, julho 23, 2014

Prova [Matéria nova no blog!!!]



LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM

1.COM RELAÇÃO À TIPOLOGIA TEXTUAL, PODE-SE AFIRMAR QUE:


  •  todas as tipologias textuais são puras, isto é, não existe a interferência de um tipo em outro e, por isso, não há contaminação entre eles.
  •  a divisão textual é consensual entre os lingüistas e objetiva a compreensão da linguagem expressa na oralidade.
  •  os tipos textuais de caráter informativo têm a intenção de transferir ao leitor uma notícia, uma descoberta, um dado ou um fato, divulgando-o.
  •  o texto narrativo não inclui personagens, um cenário, um problema, a ação e a resolução.

2. [QuestãoID 31362] A PRIMEIRA CRISE DA LEITURA INFANTIL NO BRASIL ACONTECEU NA DÉCADA DE 1950, SENDO QUE UMA DAS CAUSAS DESSA CRISE É ATRIBUÍDA À:


  •  universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
  •  alienação em que se encontravam os educadores desse período.
  •  dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
  •  produção das histórias em quadrinhos.

3. LEIA ABAIXO:



  • O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa que não é coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.

  •  Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
  •  Antes do trabalho em sala com o jornal, é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, suas funções e recursos lingüísticos, a fim de uma exploração e uma compreensão eficazes por parte dos alunos.
  •  O texto jornalístico possibilita ao professor abordar diversos tipos de informação por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
  •  A utilização do jornal, em sala de aula, impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência pessoal de vida com as notícias, formar novos conceitos e adquirir novos conhecimentos.

4.  ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.


  •  Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
  •  Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
  •  Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
  •  A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", "num lugar muito distante...", "um belo dia...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.

4 comentários:

  1. PROVA LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
    11) QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL RECONHECER UM BOM TEXTO POÉTICO?
    A) A existência de metáforas e metonímias em grande quantidade e sempre inovadoras.
    B) A musicalidade dos versos, desde a rima até o ritmo, a sonoridade interna e a riqueza das imagens. CORRETA
    C) Deve possuir exclusivamente sentimentos como o amor, o abandono, a saudade.
    D) Estar escrito em versos curtos e com rimas muito ricas.

    12) QUAL A FUNÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NUM LIVRO INFANTIL?
    A) Criar um atrativo maior para os textos, favorecendo a compra de livros e sua posterior leitura.
    B) Atender às características da criança, que gosta de cor e imagens.
    C) A ilustração é uma linguagem artística e serve para acrescentar sentidos ao texto escrito. CORRETA
    D)Serve para facilitar a compreensão do texto escrito.

    ResponderExcluir
  2. 11) QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL RECONHECER UM BOM TEXTO POÉTICO?
    R: B) A musicalidade dos versos, desde a rima até o ritmo, a sonoridade interna e a riqueza das imagens.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...