segunda-feira, setembro 14, 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
Avaliação Questão 1 Correto Atingiu 2,00 de 2,00 Marcar questão Texto da questão Nosso cérebro é uma estrutura biológica complexa com uma ...
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluir1. [QuestãoID 76042] Enrique Pichon Riviére sistematizou uma técnica para atuação em grupos que traz um referencial importante para o educador intervir em sala de aula. Escolha a afirmativa que contempla o nome dessa técnica.
• Grupos operativos. (CORRETA)
• Eocmea.
• Ecro grupal.
• Dinâmica de criatividade.
2. [QuestãoID 75656] Quando o psicopedagogo inicia seu trabalho em uma instituição educacional, normalmente há uma resistência da escola em aceitar as mudanças que podem vir a ocorrer.
• A permanência de seus padrões relacionais, funcionais e estruturais está relacionada a qual propriedade de um sistema aberto?
• Equilibração e homeostase. . (CORRETA)
•
• Causalidade circular.
• Equifinalidade.
• Globalidade e totalidade.
3. [QuestãoID 76031] O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador e educando tornam-se
• ensinante e aprendente. . (CORRETA)
•
• aquele que fala e aquele que escuta.
• professor e aluno.
• mestre e discípulo.
4. [QuestãoID 76051] Segundo Barbosa, a proposta de trabalho com a caixa de trabalho deve deixar espaço para o desejo e não esgotar todas as necessidades do aluno.
• Assinale a alternativa que melhor justifique essa afirmativa, considerando essa proposta como intervenção na aprendizagem.
• Os alunos devem sempre trazer algum material de casa para ser colocado na caixa.
• O educador deve considerar o espaço físico, materiais e funções.
• A proposta deve considerar que os alunos passam de ano e devem levar a caixa para o ano seguinte.
• O grupo em sala de aula constrói um processo de aprendizagem a partir de suas necessidades, possibilitando maior autoria na aprendizagem. . (CORRETA)
•
Olá Edineia muito obrigada!
ExcluirBons estudos!.
POR GENTILEZA, PODEM ENVIAR O MAIS RAPIDO, QUESTOES E RESPOSTAS SOBRE AS mATERIAS: fUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA INCLUSAO E TAMBEM PRATICA EDUCATIVA DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUC. INFANTIL. dESDE JA OBRIGADO.
ResponderExcluirQUESTÃO 8
ResponderExcluirQuando o psicopedagogo inicia seu trabalho em uma instituição educacional normalmente há uma resistência da escola em aceitar as mudanças que podem vir a ocorrer. A permanência de seus padrões relacionais, funcionais e estruturais estão relacionados a qual propriedade de um sistema aberto?
c ) Equilibração e homeostase
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Que elementos constituem uma organização formal que caracteriza a escola como instituição?
c ) Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
QUESTÃO 2
A Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?
b ) Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA.
QUESTÃO 3
De que maneira a compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente importância da família?
a )Por ser responsável por sua função psicossocial, pois é ela que inicialmente ajusta socialmente seus membros.
QUESTÃO 4
Os sistemas podem ser abertos ou fechados, conforme a Teoria Geral dos Sistemas. Como podemos identificar, por exemplo, uma instituição escolar, se ela se caracteriza como sistema aberto ou fechado?
a ) Pelo grau de trocas que essa instituição faz com outros sistemas de seu ambiente.
QUESTÃO 5
Marque a resposta correta no que diz respeito aos fatores que se relacionam com a aprendizagem quando essa perpassa vínculos sadios.
b) A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune com o aprender e não sejam práticas isoladas.
QUESTÃO 6
Marque a alternativa que mostre as habilidades que devem ser consideradas, sob o enfoque da Neuropsicologia, no processo de aquisição da leitura e da escrita.
c )
Habilidades das funções receptivas, expressivas, de regulação e de memória.
QUESTÃO 7
Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?
a ) Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
QUESTÃO 8
Quando o psicopedagogo inicia seu trabalho em uma instituição educacional normalmente há uma resistência da escola em aceitar as mudanças que podem vir a ocorrer. A permanência de seus padrões relacionais, funcionais e estruturais estão relacionados a qual propriedade de um sistema aberto?
c ) Equilibração e homeostase.
QUESTÃO 9
Quando o educador opta por utilizar a vivencia das Inteligências Múltiplas em sua pratica, que aspecto é fundamental que ela considere. Marque a alternativa correta.
b ) É fundamental que o educador observe as diferenças na funcionalidade de seu educandos para que as tarefas possam ser realizadas e dessa forma estendidas as demais aprendizagens.
QUESTÃO 10
Qual o significado para um educador quando sua ação pedagógica sofre uma mudança de foco do individual para o foco grupal?
e ) O grupo é entendido pela particularidade de cada um de seus integrantes, fortalecendo as funções grupais diretamente potencializa-se os sujeitos nas suas particularidades.