sexta-feira, outubro 09, 2015

Prova Online

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

1. [QuestãoID 74228] Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar


  •  conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
  •  conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
  •  conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.
  •  conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.

2. [QuestãoID 74239] Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.


  •  A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
  •  Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
  •  A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
  •  A formação integral se faz no isolamento institucional.

3. [QuestãoID 74282] Um projeto de educação inclusiva se fundamenta no seguinte pressuposto:


  •  o reconhecimento do "eu" a partir das capacidades intelectuais.
  •  uma sociedade que admita a inserção de alunos com deficiência somente nas salas do ensino regular.
  •  uma nova ética do corpo.
  •  o combate às diferenças, pois o processo educativo só ocorre quando há uma valorização das características individuais dos alunos.

4. [QuestãoID 74292] A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca


  •  uma prática metodológica tradicional.
  •  a utilização de metodologias pedagógicas restritas às tecnologias, excluindo o professor desse processo, com objetivo de dar mais autonomia aos alunos.
  •  estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.
  •  a tutoria presencial em tempo predefin

34 comentários:

  1. QUESTÃO 1
    Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar
    a ) conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
    b ) conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.
    c ) conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
    d ) conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.
    QUESTÃO 2
    A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
    a ) posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
    b ) ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.
    c ) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
    d ) assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
    QUESTÃO 3
    A legislação garante a todo cidadão o direito de frequentar a escola regular em qualquer idade, além de respeitar a seguinte correlação:


    a )
    idade e nível.


    b ) idade, nível e modalidade de ensino.
    c ) idade e vagas disponíveis.
    d ) conhecimentos prévios e avaliação de ingresso.
    QUESTÃO 4
    A finalidade da Educação Básica, segundo a LDB 9.394/96, é
    a ) ser obrigatória e gratuita.
    b ) organizar o ensino somente em ciclos.
    c ) fornecer meios para concluir somente o Ensino Básico.
    d ) desenvolver o educando para o pleno exercício da cidadania.
    QUESTÃO 5
    De acordo com a LDB 9.394/96, a formação dos profissionais da Educação deve garantir


    a ) uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem somente na escola.
    b ) uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.
    c ) uma formação somente para a docência.

    d ) a formação de profissionais para uma escola tradicional.

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    1. Reposta C incorreta.
      Segue resposta correta:
      Uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.

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  2. QUESTÃO 6
    A Educação Profissional visa a atender as mudanças do mundo globalizado. Para tanto, precisa estar integrada às diferentes formas de educação por meio da(s)


    a ) tecnologia.
    b ) ciência, trabalho e tecnologia.
    c ) áreas profissionalizantes.
    d ) ciência e trabalho.
    QUESTÃO 7
    De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
    a ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Educação no Campo.
    b ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
    c ) Educação Indígena e Educação no Campo. a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
    d ) Educação Especial e Educação a Distância.
    QUESTÃO 8
    A avaliação deve ser um instrumento que permita aos professores, alunos, pais e escola tomarem consciência
    a ) dos avanços cognitivos, com base no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos fundamentos matemáticos e do uso das tecnologias.
    b ) de suas possibilidades, avanços e dificuldades.
    c ) de sua capacidade para o desempenho de papéis sociais, tendo como base a aptidão individual.
    d ) dos avanços culturais, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela humanidade, no contexto erudito e/ou popular.
    QUESTÃO 9
    A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em

    a ) formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
    b ) flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.
    c )
    considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.


    d ) formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
    QUESTÃO 10
    Partindo do princípio de que o currículo é uma construção e possui uma função política e social, ele só terá sentido se suposto, assinale qual é o papel fundamental da escola na formação dos indivíduos.
    a ) o ensino for ministrado exclusivamente com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
    b ) possuir um sentido exclusivamente político.
    c ) a educação se fizer apenas com intuito educativo formal.
    d ) for construído quando se pensa conjuntamente em currículo e sociedade.

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    1. Obrigada pela colaboração.
      Bons estudos e até a próxima!
      :)

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    2. Qual a resposta??
      QUESTÃO 10
      Partindo do princípio de que o currículo é uma construção e possui uma função política e social, ele só terá sentido se suposto, assinale qual é o papel fundamental da escola na formação dos indivíduos.
      a ) o ensino for ministrado exclusivamente com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
      b ) possuir um sentido exclusivamente político.
      c ) a educação se fizer apenas com intuito educativo formal.
      d ) for construído quando se pensa conjuntamente em currículo e sociedade

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  3. QUESTÃO 1
    Perceber e conhecer o mundo ao seu redor, lembrando-se sempre das pessoas que estão próximas a você, e procurar aprimorar suas habilidades e competências são questões relacionadas a
    a )
    autoconhecimento.

    QUESTÃO 2
    Transmissão de estímulos e respostas provocadas por meio de um sistema completo ou parcialmente compartilhado. Estamos falando de
    b )
    comunicação.

    QUESTÃO 3
    O empreendedor tem várias características consideradas primordiais. Dentre elas, podemos destacar:

    b )
    curiosidade, iniciativa e persistência.

    QUESTÃO 4
    O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer

    b )
    comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.

    QUESTÃO 5
    O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser

    b )
    gestor do conhecimento social.

    QUESTÃO 6
    A Ética no trabalho orienta dois grandes aspectos do posicionamento individual e concreto:

    a )
    o que devo fazer e como devo fazer.

    QUESTÃO 7
    Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:

    c )
    fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.

    QUESTÃO 8
    Segundo o Sebrae, empreendedor é o indivíduo que, em relação ao mundo, possui atitudes de
    b )
    inquietação e ousadia.

    QUESTÃO 9
    Uma das características do comportamento motivado é:
    b )
    é orientado para um fim e persiste até que o indivíduo atinja o objetivo.

    QUESTÃO 10
    São tendências do mundo do trabalho relacionadas às tecnologias:
    a ) mobilidade e interatividade.

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    1. Obrigada pela colaboração.
      Bons estudos e até a próxima!
      :)

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    2. Questão 1 não seria EMPATIA?

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  4. QUESTÃO 1
    A Ética no trabalho orienta dois grandes aspectos do posicionamento individual e concreto:
    d )
    o que devo fazer e como devo fazer.
    QUESTÃO 2
    A base da nova revolução tecnológica do século XXI foi dada pela tecnologia
    c )
    móvel.

    QUESTÃO 3
    São tendências do mundo do trabalho relacionadas às tecnologias:
    b )
    mobilidade e interatividade.

    QUESTÃO 4
    O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer

    a )
    comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.

    QUESTÃO 5
    Segundo Fernando Borges Vieira, existem alguns "pontos de equilíbrio" que devem ser considerados no uso consciente das redes sociais nas empresas. Um deles é:
    a )
    respeito.

    QUESTÃO 6
    Existem 10 comportamentos considerados primordiais para o empreendedor de sucesso. Dos itens abaixo, assinale o comportamento que não é considerado primordial para um empreendedor.
    a )
    Arriscar de forma impulsiva.
    QUESTÃO 7
    O professor do século XXI deve saber produzir, de forma que haja um constante aprendizado com relação a si e aos alunos, levando-os a buscarem a interação com a sociedade e o mundo atual. Para que isso ocorra, além das habilidades pessoais e da competência técnica, que podemos chamar de habilidades profissionais, ele deve desenvolver principalmente a habilidade
    d )
    organizacional.
    QUESTÃO 8
    De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades
    b )
    de estima.

    QUESTÃO 9
    David Francis relaciona nove fatores de motivação profissional. Entre eles:
    b )
    criatividade e autonomia.

    QUESTÃO 10
    Sobre as linguagens verbal e não verbal, é incorreto afirmar que
    b )
    a linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.

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  5. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - PÓS-GRADUAÇÃO
    1. [QuestãoID 74243] A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em

    - formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
    - formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
    - considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.
    - flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.(CORRETA)

    2. [QuestãoID 74288] Sobre o conceito de inclusão, é correto afirmar que

    - a inclusão está na mudança do ambiente físico escolar para possibilitar a socialização dos alunos com necessidades especiais, sem a necessidade de inserção dos conteúdos escolares.
    - a inclusão ocorre somente em escolas especializadas, não sendo possível no ensino regular.
    - na inclusão, a escola não precisa se adaptar para receber os alunos com necessidades especiais, pois é necessário que estes se incluam nesse processo.
    - os princípios da inclusão são a heterogeneidade, a diversidade e a diferenciação, de preferência no ensino regular.(CORRETO)

    3. [QuestãoID 74232] A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa

    - posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
    - assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
    - descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
    - ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.(CORRETA)

    4. [QuestãoID 74302] A respeito dos conceitos envolvidos na educação escolar indígena, é correto afirmar que

    - a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) dá ênfase somente à manutenção da sociodiversidade indígena.
    - infelizmente, o sistema de educação do Brasil ainda não se mobilizou fortemente para o tratamento da educação escolar indígena como política pública de garantia de direitos.
    - é imprescindível que a ação educacional se volte para contribuir com subsídios e reflexões para a sustentabilidade socioambiental das comunidades indígenas.(CORRETO)
    - uma das importantes peculiaridades dos povos indígenas remete às divisões político-administrativas em estados e municípios.

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  6. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A proposta atual da Educação Profissional é


    a ) desenvolver com competência técnica a prática pedagógica associada à luta política, com vistas a um projeto de cidadania.
    b ) dar chance aos alunos de saírem dessa fase de estudo com qualificação profissional suficiente para ingressarem no mercado de trabalho.(CORRETA)
    c ) contribuir para a formação do trabalhador, conforme as exigências da indústria e a globalização da economia.
    d ) atender às determinações burocráticas do sistema educacional.
    QUESTÃO 2
    Na Educação Profissional, o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva no processo educativo. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser


    a ) um mediador e passa a ser um facilitador.
    b ) um transmissor de conhecimentos e passar a ser um mediador.(CORRETA)
    c ) um questionador e passa a ser o mestre.
    d ) um facilitador e passa a ser um problematizador.
    QUESTÃO 3
    A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir
    a ) de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.(CORRETA)
    b ) de demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.




    c ) do domínio de conceitos científicos específicos.
    d ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
    QUESTÃO 4
    A qualidade da educação é uma preocupação constante. Em relação ao que determina a LDB 9.394/96, assinale a opção correta.


    a ) A escola de qualidade é aquela que desenvolve competências e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento da cidadania.(CORRETA)
    b ) Um dos incisos do artigo 1.º trata da garantia do padrão de qualidade no ensino a ser ministrado.

    c ) O artigo 1.º trata da liberdade da oferta do ensino pela iniciativa privada, em função dos padrões de qualidade avaliados pelas entidades mantenedoras.
    d ) Os municípios devem assegurar processo de avaliação do rendimento escolar do ensino visando à melhoria da qualidade.
    QUESTÃO 5
    A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
    a ) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
    b ) posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
    c ) assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
    d ) ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída. (CORRETA)

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  7. QUESTÃO 6
    De acordo com o artigo 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de


    a ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.
    b ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. (CORRETA)
    c ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.
    d ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação; Formação Básica para o Trabalho.
    QUESTÃO 7
    Com o advento da tecnologia, a reorganização do trabalho na sociedade atual, e a busca da Educação Profissional, é necessária uma completa revisão dos currículos na Educação Básica em busca de um profissional com maior capacidade de

    a ) autocrítica e relacionamento interpessoal.
    b ) raciocínio, autonomia, pensamento crítico, iniciativa e espírito empreendedor. (CORRETA)
    c )
    espírito competitivo e liderança.

    d ) raciocínio lógico e habilidades afetivas.
    QUESTÃO 8
    A teoria do currículo pode ser analisada por dois prismas. São eles:
    a ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção liberal.
    b ) as concepções conservadoras e a concepção moderna.
    c ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção crítica. (CORRETA)
    d ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção libertária.
    QUESTÃO 9
    Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.


    a ) A formação integral se faz no isolamento institucional.
    b ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho. (CORRETA)
    c ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
    d ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
    QUESTÃO 10
    A avaliação deve ser um instrumento que permita aos professores, alunos, pais e escola tomarem consciência
    a ) dos avanços culturais, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela humanidade, no contexto erudito e/ou popular.
    b ) de suas possibilidades, avanços e dificuldades.(CORRETA)
    c ) de sua capacidade para o desempenho de papéis sociais, tendo como base a aptidão individual.
    d ) dos avanços cognitivos, com base no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos fundamentos matemáticos e do uso das tecnologias.

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  8. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Apoiados nessas premissas, destacamos que a cidadania deve perpassar por princípios fundamentais. Quais são eles?



    a ) Liberdade, fraternidade, dignidade humana, moral e interesses coletivos.



    b ) Responsabilidade, liberdade, solidariedade, inclusão e pluralidade cultural.



    c ) Competitividade, habilidade, honestidade, justiça e responsabilidade social.



    d ) Solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética.



    e ) Solidariedade, liberdade, fraternidade, identidade social e responsabilidade.

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  9. QUESTÃO 1
    O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
    R: gestor do conhecimento social.

    QUESTÃO 2
    Na busca pelo autodesenvolvimento, um momento de extrema importância e que pode auxiliar muito na melhoria individual é o
    R: momento de autoavaliação.

    QUESTÃO 3
    Relacionamento interpessoal é a competência para administrar relacionamentos e criar redes; a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Os aspectos do relacionamento interpessoal que podem auxiliar na melhoria do trabalho em equipe são
    R: equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e manutenção de uma boa network.

    QUESTÃO 4
    Capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. Estamos falando de
    R:empregabilidade.


    QUESTÃO 5
    Estudos já comprovaram que o diferencial que faz com que cada um de nós consiga ter controle sobre nossas emoções é:
    R: autoconhecimento.


    QUESTÃO 6
    O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
    R: comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.


    QUESTÃO 7
    É preciso pensar também que os seres são diferentes, vivem em comunidades diferentes, em regiões diferentes, são individualistas e cooperativos, ao mesmo tempo. Isso nos faz pensar em
    R: éticas, no plural.


    QUESTÃO 8
    Dentre todas as novas tecnologias, a internet é considerada a principal e mais acessível para ser inserida na educação. O principal fator para essa facilidade de inserção é o fato de ela
    R: possibilitar acesso sem restrições.



    QUESTÃO 9
    Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
    R: fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.

    QUESTÃO 10
    Toda sociedade consiste em um conjunto de crenças e sentimentos solidários, os quais procura-se resguardar. A moral é obra da sociedade, portanto,
    R: deve variar de acordo com a sociedade e o tempo.



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  10. QUESTÃO 1
    O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
    R: gestor do conhecimento social.

    QUESTÃO 2
    Na busca pelo autodesenvolvimento, um momento de extrema importância e que pode auxiliar muito na melhoria individual é o
    R: momento de autoavaliação.

    QUESTÃO 3
    Relacionamento interpessoal é a competência para administrar relacionamentos e criar redes; a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Os aspectos do relacionamento interpessoal que podem auxiliar na melhoria do trabalho em equipe são
    R: equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e manutenção de uma boa network.

    QUESTÃO 4
    Capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. Estamos falando de
    R:empregabilidade.


    QUESTÃO 5
    Estudos já comprovaram que o diferencial que faz com que cada um de nós consiga ter controle sobre nossas emoções é:
    R: autoconhecimento.


    QUESTÃO 6
    O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
    R: comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.


    QUESTÃO 7
    É preciso pensar também que os seres são diferentes, vivem em comunidades diferentes, em regiões diferentes, são individualistas e cooperativos, ao mesmo tempo. Isso nos faz pensar em
    R: éticas, no plural.


    QUESTÃO 8
    Dentre todas as novas tecnologias, a internet é considerada a principal e mais acessível para ser inserida na educação. O principal fator para essa facilidade de inserção é o fato de ela
    R: possibilitar acesso sem restrições.



    QUESTÃO 9
    Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
    R: fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.

    QUESTÃO 10
    Toda sociedade consiste em um conjunto de crenças e sentimentos solidários, os quais procura-se resguardar. A moral é obra da sociedade, portanto,
    R: deve variar de acordo com a sociedade e o tempo.



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  11. QUESTÃO 9
    A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em

    a ) formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
    b ) flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.
    c )
    considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.

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  12. [...] processo que envolve um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. Estamos falando do



    a ) processo de pensar comercialmente.



    b ) plano de ação de um planejamento estratégico.



    c ) processo de estruturação interna dos planejamentos.



    d ) processo de organização do coaching.


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  13. O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
    a ) responsável pelo repasse da cultura escolar.
    b ) responsável pela relação sociedade-escola-família.
    c ) gestor do conhecimento social. ***CORRETA****
    d ) transmissor de conteúdos.

    QUESTÃO 2
    Para ser bem-sucedido em um novo trabalho ou nova função, o primeiro passo é
    a ) ter clareza de qual é o real motivo pelo qual você deseja o trabalho/função.
    b ) reconhecer suas habilidades.
    c ) ter autoconhecimento ***** CORRETA***
    d ) ter conhecimento da missão da empresa onde você pretende trabalhar.


    QUESTÃO 3
    Segundo Moran, "o conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade e...:
    a ) atualização e necessidade de relacionamento.
    b ) imaginação e criatividade.******** CORRETA****
    c ) atualização e técnica constantes.
    d ) estratégia e estruturação cada vez maior.


    QUESTÃO 4
    Uma causa frequente de conflitos nas organizações é
    a ) a disputa por poder ou espaço. ***** CORRETA***
    b ) o respeito às normas da empresa
    c ) a limitação de recursos.
    d ) a existência de objetivos compartilhados.


    QUESTÃO 5
    Para desenvolver a IE precisamos conhecer profundamente seus quatro componentes, que são
    a ) autogerenciamento, consciência social, equilíbrio emocional e respeito mutuo.
    b ) autoconsciência, aptidões sociais, respeito mútuo e autoconhecimento.
    c ) aptidões sociais, autoconsciência, consciência social e liderança.
    d ) autogerenciamento, autoconsciência, consciência social e aptidões sociais.****CORRETA***

    QUESTÃO 6
    Neste estágio, as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. O grau de objetividade existente no nível anterior começa a diminuir. Estamos falando de um nível de conflito chamada

    a ) estratégias.
    b ) debate. **** CORRETA***
    c ) façanhas.
    d ) discussão.



    QUESTÃO 7
    Na comunicação, quem produz e emite a mensagem é chamado de






    a ) emissor. **** CORRETA****
    b ) receptor
    c ) contexto.
    d ) mensagem principal.



    QUESTÃO 8
    Hoje existe muita informação disponível na internet e cabe ao professor orientar seus alunos no sentido de que é preciso filtrar as informações e verificar quem está escrevendo, a que instituição está vinculado e a partir de que visão de mundo faz isso. Assim, é papel do professor:



    a ) evitar que os alunos sejam dispersos enquanto realizam suas pesquisas. ***CORRETA***
    b ) organizar o processo de acesso à internet.
    c ) revisar os conteúdos existentes na internet.
    d ) repassar aos alunos os sites que devem ser pesquisados.

    QUESTÃO 9
    Segundo Peter Druker, muitas vezes ficarmos perdendo tempo e energia ao tentar reinventar a roda, deixamos de lado o potencial de desenvolvimento humano e profissional e nos tornamos operadores de máquinas e não gestores da nossa vida. Consequentemente ficamos muito operacionais e pouco estratégicos. E para a sobrevivência de uma empresa, considerando as questões operacionais e estratégicas, existe uma "dobradinha"que é fundamental:


    a ) desenvolvimento e capacitação.
    b ) ação e respeito aos outros.
    c ) ação e desenvolvimento. **** CORRETA***
    d ) trabalho e companheirismo.



    QUESTÃO 10
    O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
    a ) comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações. ***CORRETA***
    b ) comportamento de acompanhamento das próprias escolhas e ações.
    c ) comportamento de aprofundamento das próprias escolhas e ações.
    d ) comportamento de reconhecimento das próprias escolhas e ações.

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  14. b ) plano de ação de um planejamento estratégico.

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  15. QUESTÃO 1
    O Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos, diretrizes e metas para o ensino no Brasil em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2024. As metas do PNE também não representam uma novidade para a educação brasileira, pois correspondem às definições já previstas na Constituição Federal brasileira de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/90). O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) deverá fazer um estudo, a cada dois anos, para verificar a efetivação das metas. Quantas são as metas do Plano Nacional da Educação?
    a ) 20 metas.

    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 2
    (ENADE-2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d?água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que
    c ) necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.


    QUESTÃO 3
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados em dezembro de 1996 pelo Ministério da Educação, com a intenção de nortear e garantir a formação básica comum. Buscam unificar os currículos escolares para que nenhum indivíduo tenha uma educação deficitária Os conteúdos são assumidos como portadores de três características distintas. Quais são esses conteúdos?

    d ) Conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.

    QUESTÃO 4
    Com a chegada dos portugueses ao Brasil, desencadearam-se todos os esforços portugueses visando ao interesse pelo Brasil. Que estratégia foi utilizada para que os portugueses conseguissem seus objetivos?

    b ) Por meio da colonização de exploração, na qual prevaleciam os interesses mercantis, ou seja, a terra conquistada era utilizada somente para gerar lucros à metrópole

    QUESTÃO 5
    A versão final do RCNEI foi organizada em três volumes: 1.° Introdução; 2° Formação pessoal e social; e 3.° Conhecimento de mundo. No volume três, enfatiza-se o âmbito do conhecimento de mundo, que contém os seis eixos de trabalho facilitadores à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecemcom os objetos de conhecimento. Quais são esses eixos?

    c ) Movimento; Música; Artes Visuais; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; e Matemática.


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  16. QUESTÃO 6
    o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em torno dos eixos norteadores. Quais são esses eixos norteadores do processo avaliativo?
    a ) Ensino, pesquisa e extensão.

    QUESTÃO 7
    Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Apoiados nessas premissas, destacamos que a cidadania deve perpassar por princípios fundamentais. Quais são eles?

    e ) Solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética.


    QUESTÃO 8
    As Metas 19 e 20 existem para garantir todas as outras metas, que trazem as perspectivas de avanço para a educação brasileira nas dimensões da universalização e ampliação do acesso, qualidade e equidade em todos os níveis e etapas da educação básica e são baseadas em diretrizes como a superação das desigualdades e valorização dos profissionais da educação.
    Assim, toda política pública, programa ou ação governamental para funcionar necessita de dois fatores importantes. Quais são eles?

    c ) O financiamento e a gestão democrática.


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  17. QUESTÃO 9
    (ENADE-2005) Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora incentivou os alunos a trabalhar em dupla, ?para que pudessem aprender mais?. Ao fazer esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo

    e ) social.

    QUESTÃO 10
    (ENADE-2014) O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado na última semana, inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Dentre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. O plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.
    (BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em: <" title="Link: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>">www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>. Acesso em: 4 jul. 2014. Adaptado.)

    A Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:

    Art. 5.° A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.

    Art. 10. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.

    Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

    Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

    Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE

    e ) permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.

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