FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
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O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
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N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
QUESTÃO 1
ResponderExcluirCabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar
a ) conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
b ) conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.
c ) conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
d ) conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.
QUESTÃO 2
A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
a ) posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
b ) ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.
c ) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
d ) assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
QUESTÃO 3
A legislação garante a todo cidadão o direito de frequentar a escola regular em qualquer idade, além de respeitar a seguinte correlação:
a )
idade e nível.
b ) idade, nível e modalidade de ensino.
c ) idade e vagas disponíveis.
d ) conhecimentos prévios e avaliação de ingresso.
QUESTÃO 4
A finalidade da Educação Básica, segundo a LDB 9.394/96, é
a ) ser obrigatória e gratuita.
b ) organizar o ensino somente em ciclos.
c ) fornecer meios para concluir somente o Ensino Básico.
d ) desenvolver o educando para o pleno exercício da cidadania.
QUESTÃO 5
De acordo com a LDB 9.394/96, a formação dos profissionais da Educação deve garantir
a ) uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem somente na escola.
b ) uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.
c ) uma formação somente para a docência.
d ) a formação de profissionais para uma escola tradicional.
C
ExcluirReposta C incorreta.
ExcluirSegue resposta correta:
Uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirA Educação Profissional visa a atender as mudanças do mundo globalizado. Para tanto, precisa estar integrada às diferentes formas de educação por meio da(s)
a ) tecnologia.
b ) ciência, trabalho e tecnologia.
c ) áreas profissionalizantes.
d ) ciência e trabalho.
QUESTÃO 7
De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
a ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Educação no Campo.
b ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
c ) Educação Indígena e Educação no Campo. a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
d ) Educação Especial e Educação a Distância.
QUESTÃO 8
A avaliação deve ser um instrumento que permita aos professores, alunos, pais e escola tomarem consciência
a ) dos avanços cognitivos, com base no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos fundamentos matemáticos e do uso das tecnologias.
b ) de suas possibilidades, avanços e dificuldades.
c ) de sua capacidade para o desempenho de papéis sociais, tendo como base a aptidão individual.
d ) dos avanços culturais, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela humanidade, no contexto erudito e/ou popular.
QUESTÃO 9
A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em
a ) formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
b ) flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.
c )
considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.
d ) formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
QUESTÃO 10
Partindo do princípio de que o currículo é uma construção e possui uma função política e social, ele só terá sentido se suposto, assinale qual é o papel fundamental da escola na formação dos indivíduos.
a ) o ensino for ministrado exclusivamente com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
b ) possuir um sentido exclusivamente político.
c ) a educação se fizer apenas com intuito educativo formal.
d ) for construído quando se pensa conjuntamente em currículo e sociedade.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
:)
a
Excluir
ExcluirQual a resposta??
QUESTÃO 10
Partindo do princípio de que o currículo é uma construção e possui uma função política e social, ele só terá sentido se suposto, assinale qual é o papel fundamental da escola na formação dos indivíduos.
a ) o ensino for ministrado exclusivamente com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
b ) possuir um sentido exclusivamente político.
c ) a educação se fizer apenas com intuito educativo formal.
d ) for construído quando se pensa conjuntamente em currículo e sociedade
QUESTÃO 1
ResponderExcluirPerceber e conhecer o mundo ao seu redor, lembrando-se sempre das pessoas que estão próximas a você, e procurar aprimorar suas habilidades e competências são questões relacionadas a
a )
autoconhecimento.
QUESTÃO 2
Transmissão de estímulos e respostas provocadas por meio de um sistema completo ou parcialmente compartilhado. Estamos falando de
b )
comunicação.
QUESTÃO 3
O empreendedor tem várias características consideradas primordiais. Dentre elas, podemos destacar:
b )
curiosidade, iniciativa e persistência.
QUESTÃO 4
O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
b )
comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.
QUESTÃO 5
O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
b )
gestor do conhecimento social.
QUESTÃO 6
A Ética no trabalho orienta dois grandes aspectos do posicionamento individual e concreto:
a )
o que devo fazer e como devo fazer.
QUESTÃO 7
Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
c )
fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.
QUESTÃO 8
Segundo o Sebrae, empreendedor é o indivíduo que, em relação ao mundo, possui atitudes de
b )
inquietação e ousadia.
QUESTÃO 9
Uma das características do comportamento motivado é:
b )
é orientado para um fim e persiste até que o indivíduo atinja o objetivo.
QUESTÃO 10
São tendências do mundo do trabalho relacionadas às tecnologias:
a ) mobilidade e interatividade.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
:)
Questão 1 não seria EMPATIA?
ExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirA Ética no trabalho orienta dois grandes aspectos do posicionamento individual e concreto:
d )
o que devo fazer e como devo fazer.
QUESTÃO 2
A base da nova revolução tecnológica do século XXI foi dada pela tecnologia
c )
móvel.
QUESTÃO 3
São tendências do mundo do trabalho relacionadas às tecnologias:
b )
mobilidade e interatividade.
QUESTÃO 4
O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
a )
comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.
QUESTÃO 5
Segundo Fernando Borges Vieira, existem alguns "pontos de equilíbrio" que devem ser considerados no uso consciente das redes sociais nas empresas. Um deles é:
a )
respeito.
QUESTÃO 6
Existem 10 comportamentos considerados primordiais para o empreendedor de sucesso. Dos itens abaixo, assinale o comportamento que não é considerado primordial para um empreendedor.
a )
Arriscar de forma impulsiva.
QUESTÃO 7
O professor do século XXI deve saber produzir, de forma que haja um constante aprendizado com relação a si e aos alunos, levando-os a buscarem a interação com a sociedade e o mundo atual. Para que isso ocorra, além das habilidades pessoais e da competência técnica, que podemos chamar de habilidades profissionais, ele deve desenvolver principalmente a habilidade
d )
organizacional.
QUESTÃO 8
De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades
b )
de estima.
QUESTÃO 9
David Francis relaciona nove fatores de motivação profissional. Entre eles:
b )
criatividade e autonomia.
QUESTÃO 10
Sobre as linguagens verbal e não verbal, é incorreto afirmar que
b )
a linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
:)
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - PÓS-GRADUAÇÃO
ResponderExcluir1. [QuestãoID 74243] A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em
- formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
- formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
- considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.
- flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.(CORRETA)
2. [QuestãoID 74288] Sobre o conceito de inclusão, é correto afirmar que
- a inclusão está na mudança do ambiente físico escolar para possibilitar a socialização dos alunos com necessidades especiais, sem a necessidade de inserção dos conteúdos escolares.
- a inclusão ocorre somente em escolas especializadas, não sendo possível no ensino regular.
- na inclusão, a escola não precisa se adaptar para receber os alunos com necessidades especiais, pois é necessário que estes se incluam nesse processo.
- os princípios da inclusão são a heterogeneidade, a diversidade e a diferenciação, de preferência no ensino regular.(CORRETO)
3. [QuestãoID 74232] A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
- posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
- assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
- descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
- ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.(CORRETA)
4. [QuestãoID 74302] A respeito dos conceitos envolvidos na educação escolar indígena, é correto afirmar que
- a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) dá ênfase somente à manutenção da sociodiversidade indígena.
- infelizmente, o sistema de educação do Brasil ainda não se mobilizou fortemente para o tratamento da educação escolar indígena como política pública de garantia de direitos.
- é imprescindível que a ação educacional se volte para contribuir com subsídios e reflexões para a sustentabilidade socioambiental das comunidades indígenas.(CORRETO)
- uma das importantes peculiaridades dos povos indígenas remete às divisões político-administrativas em estados e municípios.
Muito Obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
ResponderExcluirQUESTÃO 1
A proposta atual da Educação Profissional é
a ) desenvolver com competência técnica a prática pedagógica associada à luta política, com vistas a um projeto de cidadania.
b ) dar chance aos alunos de saírem dessa fase de estudo com qualificação profissional suficiente para ingressarem no mercado de trabalho.(CORRETA)
c ) contribuir para a formação do trabalhador, conforme as exigências da indústria e a globalização da economia.
d ) atender às determinações burocráticas do sistema educacional.
QUESTÃO 2
Na Educação Profissional, o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva no processo educativo. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser
a ) um mediador e passa a ser um facilitador.
b ) um transmissor de conhecimentos e passar a ser um mediador.(CORRETA)
c ) um questionador e passa a ser o mestre.
d ) um facilitador e passa a ser um problematizador.
QUESTÃO 3
A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir
a ) de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.(CORRETA)
b ) de demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.
c ) do domínio de conceitos científicos específicos.
d ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
QUESTÃO 4
A qualidade da educação é uma preocupação constante. Em relação ao que determina a LDB 9.394/96, assinale a opção correta.
a ) A escola de qualidade é aquela que desenvolve competências e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento da cidadania.(CORRETA)
b ) Um dos incisos do artigo 1.º trata da garantia do padrão de qualidade no ensino a ser ministrado.
c ) O artigo 1.º trata da liberdade da oferta do ensino pela iniciativa privada, em função dos padrões de qualidade avaliados pelas entidades mantenedoras.
d ) Os municípios devem assegurar processo de avaliação do rendimento escolar do ensino visando à melhoria da qualidade.
QUESTÃO 5
A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
a ) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
b ) posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
c ) assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
d ) ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída. (CORRETA)
QUESTÃO 6
ResponderExcluirDe acordo com o artigo 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de
a ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.
b ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. (CORRETA)
c ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.
d ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação; Formação Básica para o Trabalho.
QUESTÃO 7
Com o advento da tecnologia, a reorganização do trabalho na sociedade atual, e a busca da Educação Profissional, é necessária uma completa revisão dos currículos na Educação Básica em busca de um profissional com maior capacidade de
a ) autocrítica e relacionamento interpessoal.
b ) raciocínio, autonomia, pensamento crítico, iniciativa e espírito empreendedor. (CORRETA)
c )
espírito competitivo e liderança.
d ) raciocínio lógico e habilidades afetivas.
QUESTÃO 8
A teoria do currículo pode ser analisada por dois prismas. São eles:
a ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção liberal.
b ) as concepções conservadoras e a concepção moderna.
c ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção crítica. (CORRETA)
d ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção libertária.
QUESTÃO 9
Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.
a ) A formação integral se faz no isolamento institucional.
b ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho. (CORRETA)
c ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
d ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
QUESTÃO 10
A avaliação deve ser um instrumento que permita aos professores, alunos, pais e escola tomarem consciência
a ) dos avanços culturais, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela humanidade, no contexto erudito e/ou popular.
b ) de suas possibilidades, avanços e dificuldades.(CORRETA)
c ) de sua capacidade para o desempenho de papéis sociais, tendo como base a aptidão individual.
d ) dos avanços cognitivos, com base no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos fundamentos matemáticos e do uso das tecnologias.
MUITO BOM!!
ResponderExcluirObrigada por sua visitinha!
ExcluirOtimo. Ajudou demais.
ResponderExcluirObrigada por sua visitinha!
ExcluirExercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Apoiados nessas premissas, destacamos que a cidadania deve perpassar por princípios fundamentais. Quais são eles?
ResponderExcluira ) Liberdade, fraternidade, dignidade humana, moral e interesses coletivos.
b ) Responsabilidade, liberdade, solidariedade, inclusão e pluralidade cultural.
c ) Competitividade, habilidade, honestidade, justiça e responsabilidade social.
d ) Solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética.
e ) Solidariedade, liberdade, fraternidade, identidade social e responsabilidade.
d
Excluirconferido com o livro: RESPOSTA D.
ExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirO mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
R: gestor do conhecimento social.
QUESTÃO 2
Na busca pelo autodesenvolvimento, um momento de extrema importância e que pode auxiliar muito na melhoria individual é o
R: momento de autoavaliação.
QUESTÃO 3
Relacionamento interpessoal é a competência para administrar relacionamentos e criar redes; a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Os aspectos do relacionamento interpessoal que podem auxiliar na melhoria do trabalho em equipe são
R: equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e manutenção de uma boa network.
QUESTÃO 4
Capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. Estamos falando de
R:empregabilidade.
QUESTÃO 5
Estudos já comprovaram que o diferencial que faz com que cada um de nós consiga ter controle sobre nossas emoções é:
R: autoconhecimento.
QUESTÃO 6
O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
R: comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.
QUESTÃO 7
É preciso pensar também que os seres são diferentes, vivem em comunidades diferentes, em regiões diferentes, são individualistas e cooperativos, ao mesmo tempo. Isso nos faz pensar em
R: éticas, no plural.
QUESTÃO 8
Dentre todas as novas tecnologias, a internet é considerada a principal e mais acessível para ser inserida na educação. O principal fator para essa facilidade de inserção é o fato de ela
R: possibilitar acesso sem restrições.
QUESTÃO 9
Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
R: fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.
QUESTÃO 10
Toda sociedade consiste em um conjunto de crenças e sentimentos solidários, os quais procura-se resguardar. A moral é obra da sociedade, portanto,
R: deve variar de acordo com a sociedade e o tempo.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirO mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
R: gestor do conhecimento social.
QUESTÃO 2
Na busca pelo autodesenvolvimento, um momento de extrema importância e que pode auxiliar muito na melhoria individual é o
R: momento de autoavaliação.
QUESTÃO 3
Relacionamento interpessoal é a competência para administrar relacionamentos e criar redes; a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Os aspectos do relacionamento interpessoal que podem auxiliar na melhoria do trabalho em equipe são
R: equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e manutenção de uma boa network.
QUESTÃO 4
Capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. Estamos falando de
R:empregabilidade.
QUESTÃO 5
Estudos já comprovaram que o diferencial que faz com que cada um de nós consiga ter controle sobre nossas emoções é:
R: autoconhecimento.
QUESTÃO 6
O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
R: comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações.
QUESTÃO 7
É preciso pensar também que os seres são diferentes, vivem em comunidades diferentes, em regiões diferentes, são individualistas e cooperativos, ao mesmo tempo. Isso nos faz pensar em
R: éticas, no plural.
QUESTÃO 8
Dentre todas as novas tecnologias, a internet é considerada a principal e mais acessível para ser inserida na educação. O principal fator para essa facilidade de inserção é o fato de ela
R: possibilitar acesso sem restrições.
QUESTÃO 9
Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
R: fisiológicas, de segurança, relacionamento, de estima e de realização pessoal.
QUESTÃO 10
Toda sociedade consiste em um conjunto de crenças e sentimentos solidários, os quais procura-se resguardar. A moral é obra da sociedade, portanto,
R: deve variar de acordo com a sociedade e o tempo.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
:)
QUESTÃO 9
ResponderExcluirA preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em
a ) formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
b ) flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.
c )
considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.
[...] processo que envolve um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. Estamos falando do
ResponderExcluira ) processo de pensar comercialmente.
b ) plano de ação de um planejamento estratégico.
c ) processo de estruturação interna dos planejamentos.
d ) processo de organização do coaching.
b) Plano de Ação de um planejamento estratégico
ExcluirO mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
ResponderExcluira ) responsável pelo repasse da cultura escolar.
b ) responsável pela relação sociedade-escola-família.
c ) gestor do conhecimento social. ***CORRETA****
d ) transmissor de conteúdos.
QUESTÃO 2
Para ser bem-sucedido em um novo trabalho ou nova função, o primeiro passo é
a ) ter clareza de qual é o real motivo pelo qual você deseja o trabalho/função.
b ) reconhecer suas habilidades.
c ) ter autoconhecimento ***** CORRETA***
d ) ter conhecimento da missão da empresa onde você pretende trabalhar.
QUESTÃO 3
Segundo Moran, "o conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade e...:
a ) atualização e necessidade de relacionamento.
b ) imaginação e criatividade.******** CORRETA****
c ) atualização e técnica constantes.
d ) estratégia e estruturação cada vez maior.
QUESTÃO 4
Uma causa frequente de conflitos nas organizações é
a ) a disputa por poder ou espaço. ***** CORRETA***
b ) o respeito às normas da empresa
c ) a limitação de recursos.
d ) a existência de objetivos compartilhados.
QUESTÃO 5
Para desenvolver a IE precisamos conhecer profundamente seus quatro componentes, que são
a ) autogerenciamento, consciência social, equilíbrio emocional e respeito mutuo.
b ) autoconsciência, aptidões sociais, respeito mútuo e autoconhecimento.
c ) aptidões sociais, autoconsciência, consciência social e liderança.
d ) autogerenciamento, autoconsciência, consciência social e aptidões sociais.****CORRETA***
QUESTÃO 6
Neste estágio, as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. O grau de objetividade existente no nível anterior começa a diminuir. Estamos falando de um nível de conflito chamada
a ) estratégias.
b ) debate. **** CORRETA***
c ) façanhas.
d ) discussão.
QUESTÃO 7
Na comunicação, quem produz e emite a mensagem é chamado de
a ) emissor. **** CORRETA****
b ) receptor
c ) contexto.
d ) mensagem principal.
QUESTÃO 8
Hoje existe muita informação disponível na internet e cabe ao professor orientar seus alunos no sentido de que é preciso filtrar as informações e verificar quem está escrevendo, a que instituição está vinculado e a partir de que visão de mundo faz isso. Assim, é papel do professor:
a ) evitar que os alunos sejam dispersos enquanto realizam suas pesquisas. ***CORRETA***
b ) organizar o processo de acesso à internet.
c ) revisar os conteúdos existentes na internet.
d ) repassar aos alunos os sites que devem ser pesquisados.
QUESTÃO 9
Segundo Peter Druker, muitas vezes ficarmos perdendo tempo e energia ao tentar reinventar a roda, deixamos de lado o potencial de desenvolvimento humano e profissional e nos tornamos operadores de máquinas e não gestores da nossa vida. Consequentemente ficamos muito operacionais e pouco estratégicos. E para a sobrevivência de uma empresa, considerando as questões operacionais e estratégicas, existe uma "dobradinha"que é fundamental:
a ) desenvolvimento e capacitação.
b ) ação e respeito aos outros.
c ) ação e desenvolvimento. **** CORRETA***
d ) trabalho e companheirismo.
QUESTÃO 10
O empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Proatividade quer dizer
a ) comportamento de antecipação pelas próprias escolhas e ações. ***CORRETA***
b ) comportamento de acompanhamento das próprias escolhas e ações.
c ) comportamento de aprofundamento das próprias escolhas e ações.
d ) comportamento de reconhecimento das próprias escolhas e ações.
b ) plano de ação de um planejamento estratégico.
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirO Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos, diretrizes e metas para o ensino no Brasil em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2024. As metas do PNE também não representam uma novidade para a educação brasileira, pois correspondem às definições já previstas na Constituição Federal brasileira de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/90). O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) deverá fazer um estudo, a cada dois anos, para verificar a efetivação das metas. Quantas são as metas do Plano Nacional da Educação?
a ) 20 metas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
(ENADE-2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d?água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que
c ) necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
QUESTÃO 3
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados em dezembro de 1996 pelo Ministério da Educação, com a intenção de nortear e garantir a formação básica comum. Buscam unificar os currículos escolares para que nenhum indivíduo tenha uma educação deficitária Os conteúdos são assumidos como portadores de três características distintas. Quais são esses conteúdos?
d ) Conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
QUESTÃO 4
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, desencadearam-se todos os esforços portugueses visando ao interesse pelo Brasil. Que estratégia foi utilizada para que os portugueses conseguissem seus objetivos?
b ) Por meio da colonização de exploração, na qual prevaleciam os interesses mercantis, ou seja, a terra conquistada era utilizada somente para gerar lucros à metrópole
QUESTÃO 5
A versão final do RCNEI foi organizada em três volumes: 1.° Introdução; 2° Formação pessoal e social; e 3.° Conhecimento de mundo. No volume três, enfatiza-se o âmbito do conhecimento de mundo, que contém os seis eixos de trabalho facilitadores à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecemcom os objetos de conhecimento. Quais são esses eixos?
c ) Movimento; Música; Artes Visuais; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; e Matemática.
QUESTÃO 6
ResponderExcluiro Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em torno dos eixos norteadores. Quais são esses eixos norteadores do processo avaliativo?
a ) Ensino, pesquisa e extensão.
QUESTÃO 7
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Apoiados nessas premissas, destacamos que a cidadania deve perpassar por princípios fundamentais. Quais são eles?
e ) Solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética.
QUESTÃO 8
As Metas 19 e 20 existem para garantir todas as outras metas, que trazem as perspectivas de avanço para a educação brasileira nas dimensões da universalização e ampliação do acesso, qualidade e equidade em todos os níveis e etapas da educação básica e são baseadas em diretrizes como a superação das desigualdades e valorização dos profissionais da educação.
Assim, toda política pública, programa ou ação governamental para funcionar necessita de dois fatores importantes. Quais são eles?
c ) O financiamento e a gestão democrática.
QUESTÃO 9
ResponderExcluir(ENADE-2005) Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora incentivou os alunos a trabalhar em dupla, ?para que pudessem aprender mais?. Ao fazer esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo
e ) social.
QUESTÃO 10
(ENADE-2014) O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado na última semana, inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Dentre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. O plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.
(BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em: <" title="Link: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>">www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>. Acesso em: 4 jul. 2014. Adaptado.)
A Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:
Art. 5.° A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.
Art. 10. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.
Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE
e ) permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.