quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Prova

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete

 à Secretaria de Educação do estado ou do município.
 à equipe técnico-pedagógica da escola.
 aos professores da escola.
 ao gestor escolar.
2. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é

 possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
 ser normativa, linear e mecanicista.
 o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
 ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
3. Das afirmações abaixo, sobre o histórico da formação do educador no Brasil, assinale a alternativa correta.

 A segunda metade da década de 1990 é marcada pelas críticas não apenas à formação do educador, mas à própria concepção do magistério como um sacerdócio, à ideologia da vocação e à desvalorização e descaracterização - assim como à pauperização e feminização - do magistério.
 Nos anos 1980, a formação do educador reflete os efeitos da chamada "crise de paradigmas" da educação. Crescem os estudos sobre os "saberes escolares" como entidades culturais próprias, criações didáticas originais, e não como um saber único, derivado e transposto, inferior ao saber científico.
 No final da década de 1970, Donald Schön propõe a articulação entre a teoria e a prática, na formação do educador, valorizando o enfoque de que o professor deve refletir na sua ação e tornar-se um pesquisador no contexto prático.
 Nos anos 1970, influenciada pela visão funcionalista da educação, pela Psicologia Comportamental e pela tecnologia educacional, a ênfase na formação do educador recaía sobre a dimensão política, vinculando-a à realidade sócio-histórica.
4. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,

 à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
 às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
 à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.

 à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.

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