GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
A responsabilidade pela implementação do Projeto Político
Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão
institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo
conselho da escola, compete
à Secretaria de Educação
do estado ou do município.
à equipe técnico-pedagógica da escola.
aos professores da
escola.
ao gestor escolar.
2. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a
escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como
um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e
pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
possuir ações
desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
ser normativa, linear
e mecanicista.
o gestor como incentivador da construção da
cultura institucional.
ter boas relações que
impedem o surgimento de tensões e conflitos.
3. Das afirmações abaixo, sobre o histórico da formação do
educador no Brasil, assinale a alternativa correta.
A segunda metade da
década de 1990 é marcada pelas críticas não apenas à formação do educador, mas
à própria concepção do magistério como um sacerdócio, à ideologia da vocação e
à desvalorização e descaracterização - assim como à pauperização e feminização
- do magistério.
Nos anos 1980, a
formação do educador reflete os efeitos da chamada "crise de
paradigmas" da educação. Crescem os estudos sobre os "saberes
escolares" como entidades culturais próprias, criações didáticas
originais, e não como um saber único, derivado e transposto, inferior ao saber
científico.
No final da década de
1970, Donald Schön propõe a articulação entre a teoria e a prática, na formação
do educador, valorizando o enfoque de que o professor deve refletir na sua ação
e tornar-se um pesquisador no contexto prático.
Nos anos 1970, influenciada pela visão
funcionalista da educação, pela Psicologia Comportamental e pela tecnologia
educacional, a ênfase na formação do educador recaía sobre a dimensão política,
vinculando-a à realidade sócio-histórica.
4. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol
estão ligados, respectivamente,
à Escola Clássica de
Administração e à Escola de Administração Científica.
às teorias modernas
de gestão e às teorias emergentes de gestão.
à Escola de Administração Científica e à
Escola Clássica de Administração.
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