Plano de aula: Semana de adaptação (1ª Semana)
A seguir será sugerido um Plano de Aula, para a semana de Adaptação do Ensino Infantil, este plano destina-se para: maternal, Jardim I, 1° e 2° ano do ensino fundamental, abaixo você encontra os objetivos, conteúdo, material necessário e muito mais:
Objetivos:
Recepcionar as crianças nos primeiros dias e envolve los num clima amigável de segurança e diversão, para deixa-los mais tranquilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos.
Preferencialmente incluir as crianças na construção do espaço para melhorar a adaptação.
Conteúdo programático:
É fundamental a inclusão das famílias no processo de adaptação.
Respeitar e valorizar cada aluno individualmente no que ele sabe.
Preparar alguma lembrancinha, para que os alunos sinta-se acolhidos e queridos.
Idades para adaptação escolar
2 e 3 anos (a sequência pode ser adaptada para acolher crianças de até 5 anos)
Tempo estimado na adaptação:
01 à 02 semanas.
Materiais para a fase da adaptação:
Brinquedos
Duas foto de cada criança
Cartazes, contos infantis, livros.
Plano de desenvolvimento
1 semana antes do inicio das aulas
Desde casa:
A adaptação escolar começa em casa, peça aos pais para conversar com seus filhos sobre a mudança, e informar por que estão indo para a escola, e que irão busca-lo no final da aula, não esqueça de falar para serem bem transparentes e explicarem tudo aos seus filhos sobre os novos coleguinhas que irão fazer, qual o papel dos professores.
Peça também para os pais preencherem uma ficha informando se a criança tem alguma alergia, o que ela gosta de fazer o que a irrita completamente, reformule da melhor maneira possível para que melhor possa lhe atender as necessidades do dia a dia com os alunos (Acreditamos que a direção da escola já deve ter preparado isso no momento da matricula, porem caso algo tenha ficado de fora é neste momento que podemos revisar junto aos responsáveis e direção, estas informações que poderão ser uteis no futuro)..
Leia as fichas de cada alunos e vamos ao primeiro dia de aula:
1º dia na escola
Prepare a sala de aula com bonecas (os), carrinhos, alguns locais próprios para desenhos, giz de cera, uma área com massinha e outra com folha para desenhar.
"Se for possível ir fazendo uma adaptação da criança junto a escola com pequenas horas é interessante, pois desta forma a criança vai criando vínculos e se acostumando ao novo ambiente e aos pouco aumentando o tempo de permanência na escola."
Tente formular um dialogo com as crianças individualmente, por exemplo pergunte a um aluno "X", sua mãe me disse que você gosta de desenhar, VEJA aqui tem folha e giz de cera você pode desenhar quando quiser... e por aí vai esteja atento ao olhar da criança, se ela está "namorando um boneca" aproxime-se e leve a criança a brincar com a mesma.
Depois de passar o choque do primeiro contato se divertirem bastante, diga para as crianças que agora elas irão fazer um passeio pela escola para conhecer o ambiente e leve-os para o banheiro mostrando que quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local, dependendo do tamanho e idade sempre acompanhe! Mostre o refeitório e explique que é ali o local que será servido o almoço ou o lanche.
No final reúna as crianças e diga o que lhe espera no dia seguinte motivando-os a querer sempre ir para escola pois lá é um lugar onde se pode ter amiguinhos, poderá desenhar, brincar de boneca ou carrinho...
Peça as fotos para os pais e faça um lindo mural a altura dos alunos para que possam sempre ver sua família pelas fotos, observe as que se adaptaram melhor e as que não se adaptaram para que possa perguntar aos pais algo que possa ajudar na adaptação.
2º dia (O dia da organização)
Organize a sala diversificando um lado para massinha, outro para desenho, jogos e assim que os alunos entrarem compartilhe o que poderá fazer naquele dia, depois vá para os diferentes locais e compartilhe fazendo elogios sobre os trabalhos dos alunos, por exemplo: Renata que lindo seu desenho.
Depois de se divertirem bastante apresentem as crianças o cantinho que foi escolhido para colocar as fotos da família, nesse momento cante musicas, cantigas e faça a interação colocando as fotos das crianças.
Por exemplo: essa menina que vou mostrar agora brinco muito de boneca, comeu biscoito e estão do lado da Camila. Quem será?
Logo em seguida faça leituras de histórias contos e fabulas onde será o cantinho das leituras.
No final com a caixa de papelão toda enfeitada mostre onde ficará o local de onde os alunos devem guardar os brinquedos.
Na hora de avaliar, observe o movimento das crianças em quais quantos ficam mais seus comportamentos e anote como foram as relações dos mais resistentes a turma.
3º dia o dia da brincadeira
O dia do desenho no mural, de papel para as crianças poderem desenhar e proponha um tema que as interessa, lembrando das observações feitas proponha o melhor tema possível e caso não venha nenhum na sua cabeça você pode dizer para eles desenharem seus brinquedos favoritos e no final cole os desenhos no mural dos desenhos, renove os desenhos pelo menos uma vez por mês.
Permita que brinquem com os brinquedos que mais lhe agradam e no final do dia faça uma leitura com contos e fabulas e ponha musica de fundo pois ajuda a tornar a história mais real.
Já os alunos que demonstram uma certa resistência tente dar mais atenção para eles pedindo para pegar um material e mostre como se brinca com aquele brinquedo que você observou que ele não para de olhar mais sente-se tímido para ir ate la brincar.
Não esqueçam de ficar de olho nas crianças que acham que tudo é uma festa pois são essas que arrumam problemas ou acabam se machucando por estar sempre em festa.
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