quarta-feira, julho 12, 2017

Prova Online

PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: LETRAMENTO E INCLUSÃOQUESTÃO 1
Partindo do pressuposto de que aspectos sociais estão envolvidos com os processos de escolaridade, analise as afirmativas abaixo.

I. Os processos de exclusão e de discriminação social penetram no seio da escola, a partir da fragmentação e da descaracterização do saber e da ênfase na técnica.
II. A norma considerada padrão não se equivale ao modo de falar de grande parte da população brasileira.
III. A norma padrão é linguisticamente superior às demais variedades linguísticas.
IV. Distanciadas das práticas discursivas orais e escritas significativas, crianças tendem a estabelecer uma relação limitada com a linguagem, afetando negativamente, tanto a sua forma de falar, quanto de escrever e de ler.

Assinale a alternativa correta.

a )
 As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
c )
 As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 
d )
 As afirmativas I, II e IV estão corretas.
QUESTÃO 2
Para que a criança se constitua como sujeito que tem necessidades e pode manifestá-las oralmente é fundamental que desde os primeiros anos de vida,

a )
os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.

b )
suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança.

 
c )
suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).

d )
os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
QUESTÃO 3
Para que a criança avance no processo de apropriação da linguagem escrita, é importante que ela compreenda que

a )
 a linguagem oral é superior à linguagem escrita.
b )
 a escrita é uma linguagem superior à linguagem oral.
c )
 a linguagem escrita e a linguagem oral são iguais.
 
d )
 existem semelhanças e distinções entre as modalidades oral e escrita.
QUESTÃO 4
A constatação da gagueira em crianças não deve ser indicativo de que estamos diante de um quadro patológico. Por quê?
I. O ato de gaguejar pode representar um recurso necessário para a organização do discurso.
II. Pode representar falta de atenção e não problema de fala.
III. Pode ser causado por problema de audição.
Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.

a )
 Todas as afirmativas estão corretas.
 
b )
 Apenas a afirmativa I está correta.
c )
 Apenas a afirmativa II está correta.
d )
 Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 5
A partir do pressuposto de que os critérios de segmentação da fala, ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.
I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )
 As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b )
 Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
 
c )
 Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 6
A concepção da linguagem como constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como

 
a )
 prática social.
b )
 representação.
c )
 transmissão.
d )
 comunicação.
QUESTÃO 7
Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:

a )
 sociointeracionismo e construtivismo.
 
b )
 inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.
c )
 construtivismo e comportamentalismo.
d )
 inatismo e sociointeracionismo.
QUESTÃO 8
No trabalho de reestruturação do texto por parte da criança, cabe ao educador
I. valorizar e interpretar aspectos de forma ou de significação linguística que tenham adquirido saliência para a criança, valorizando as inquietações para as quais ela, com a participação do educador, vai buscar soluções.
II. assumir o lugar de interlocutor/intérprete de seus textos, formulando questões que possam tornar visíveis à criança os efeitos de suas produções.
III. agir de forma passiva diante das inquietações da criança para que ela encontre e realize sozinha as mudanças em seu texto.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )
 Apenas a afirmativa I está correta.
b )
 Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
 
c )
 Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d )
 Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 9
Do ponto de vista da elaboração do discurso, com base na perspectiva sociointeracionista, considera-se que as produções oral e a escrita implicam estruturas textuais

 
a )
 idênticas, pois são fruto de contextos interacionais distintos.
b )
 próprias, pois se realizam a partir da mesma norma linguística.
c )
 indiferenciadas, pois são fruto de contextos interacionais semelhantes.
d )
 próprias, pois são fruto de contextos interacionais distintos.
QUESTÃO 10
A partir do conceito social de letramento, entende-se que
 
a )
a apropriação da leitura e da escrita se dá a partir da codificação e decodificação das letras, sílabas e palavras.

b )
 o acesso da criança ao material escrito é suficiente para a apropriação dessa modalidade de linguagem.
 
c )
a forma como os adultos compartilham e mediam práticas de leitura e escrita com a criança é fundamental para a apropriação dessa modalidade de linguagem.

d )
não existe vinculação entre os níveis de letramento de professores e familiares e as condições de apropriação da linguagem escrita por parte da criança.

3 comentários:

  1. de acordo com Canguilhem , analise as afirmaçoes abaixo acerca da definiçõ de normal e patologico.I Ao definir o patologico ou anormal pelo viés do execesso ou da falta, admite-se que o estado dito normal é normativo, ou seja , é atribuido a ele um valor.II Tomar o estado normal como medida do patologico , implica anular as possibilidades de existencia do patologico e a busca constant de sua aproximação com o normal.IIITomar o estado normal como medida do patologico, implica anular a possibilidade de compreender aquilo que é peculiar, próprio a um estado.

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  2. de acordo com Canguilhem , analise as afirmaçoes abaixo acerca da definiçõ de normal e patologico.I Ao definir o patologico ou anormal pelo viés do execesso ou da falta, admite-se que o estado dito normal é normativo, ou seja , é atribuido a ele um valor.II Tomar o estado normal como medida do patologico , implica anular as possibilidades de existencia do patologico e a busca constant de sua aproximação com o normal.IIITomar o estado normal como medida do patologico, implica anular a possibilidade de compreender aquilo que é peculiar, próprio a um estado.

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  3. de acordo com Canguilhem , analise as afirmaçoes abaixo acerca da definiçõ de normal e patologico.I Ao definir o patologico ou anormal pelo viés do execesso ou da falta, admite-se que o estado dito normal é normativo, ou seja , é atribuido a ele um valor.II Tomar o estado normal como medida do patologico , implica anular as possibilidades de existencia do patologico e a busca constant de sua aproximação com o normal.IIITomar o estado normal como medida do patologico, implica anular a possibilidade de compreender aquilo que é peculiar, próprio a um estado.

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