Gestão Escolar - [UNINTER]
Questão 1/8
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como a autonomia opõem-se às formas autoritárias de tomadas de decisões,
sua realização concreta nas
instituições dá-se pela participação livre na
escolha de objetivos e
processos de trabalho
e na construção
conjunta do ambiente
de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação
Escolar: politicas, estruturas e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
p. 328.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, existem pilares que são
fundamentais para a construção da autonomia da escola e para a formação do “novo cidadão”. Quais são esses pilares? Analise as afirmativas a seguir:
I - A gestão da escola e a
instituição de colegiados.
II - A gestão da escola e a
avaliação formativa com critérios quantitativos para aprovar somente alunos
capazes.
III - A gestão da escola e a
construção coletiva do projeto
político pedagógico.
IV - A gestão da escola e a reflexão permanente do processo de
ensino-aprendizagem.
São corretas apenas as afirmativas:
A). I, II e III
B). I, II e IV
C). I, III e IV
D). II, III e IV
E). I e II
Questão 2/8
Leia o excerto a seguir:
“A gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da
Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que ‘todo o poder
emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou
diretamente’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em:
Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão
democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa
da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não
permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das
classes populares. Esse compromisso implica:
A) A transferência da responsabilidade de construção do projeto
político-pedagógico aos pais.
B) A necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o
bom
Comportamento.
C) a construção coletiva de um
projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
D) a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no
ambiente
Escolar sem dificuldades devem ser premiados.
E) o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da
educação planejamento e previsão impecáveis.
Questão 3/8
Leia o excerto a seguir:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo
coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos
profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior
conhecimento do objeto
que se avalia,
para obter, consequentemente, tomadas de decisões
mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, e le está disponível
em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos
de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão
pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os Objetivos do conselho de classe?
Assinale a alternativa correta.
A). Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e
mal comportamento no decorrer do ano, para que seja direcionado para outra instituição
de ensino.
B). Avaliar a prática pedagógica e
organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
C). Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os
alunos com necessidades educativas especiais.
D). Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
E). Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades
de aprendizagem, para que se registre em ata.
Questão 4/8
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como
a
Avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica
autoritária em que se estruturam as concepções
e práticas dominantes de organização
e gestão escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: .
Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão
escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa
apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por
uma gestão democrática?
Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
A). A dificuldade para promover
relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
B). A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
C). A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o
profissionalismo docente.
D). A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
E). O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a
teoria.
Questão 5/8
Leia o excerto a seguir:
“A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais
do ensino Fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam
o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade
em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do
ensino fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: .
Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e
seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da
função social própria da escolarização. Com relação à formação desses
profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil:
características e problemas, assinale a alternativa correta.
A.) A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer
profissional com formação superior pode atuar como docente.
B.). Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um
curso específico de gestão escolar.
C) A formação de professores para
atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de
licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
D.) A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é
regida pela mesma lei desde o século XIX.
E.) as preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são
de
Responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da
escola.
Questão 6/8
Leia o trecho a seguir:
“O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como um a
decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar
a sua função enquanto meio de organização do trabalho
na sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível
em: FELIX, M . F. Administração
Escolar: um problema educativo ou
empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 34.
De acordo com o livro -base Gestão Educacional, relacione as fases da evolução histórica da administração
às suas respectivas
características.
1 – Artesanal (até 1780).
2 – Gigantismo (1914–1945).
3 – Moderna (1945–1980).
4 – Globalização (após 1980)
( ) Foco na aprendizagem
empresarial e no diferencial.
( ) Foco na produção.
Novas fontes de energia e novos
materiais.
( ) Foco nas vendas.
Intensa competitividade.
( ) Produção artesanal, familiar.
Pequenas Oficinas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A).1 – 2 – 3 – 4
B ). 4 – 3 – 2 – 1
C ). 2 – 4 – 1 – 3
D). 3 – 2 – 4 – 1
E). 4 – 2 – 3 – 1
Questão 7/8
1. Leia o trecho a seguir:
“A LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com
os princípios da
Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios
a liberdade, a
autonomia, a flexibilidade
e a democracia,
abrindo novas possibilidades a gestão escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele
está disponível em:
SOARES, Marcos Aurelio
da Silva. Organização do Trabalho
Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 20.
De acordo com o livro-base
Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise
as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.
a) O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar,
pois as
Escolas estão dominadas pela indisciplina.
B) atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores
escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
C) O contexto atual exige dos
gestores escolares uma reflexão sobre a gestão Educacional e seus fundamentos.
D) A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas
tradicionais de gestão que
sempre produziram resultados
satisfatórios.
E) A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas
tecnicistas de gestão.
Questão 8/8 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele
é construído o nosso. Ele é um
espaço de todos, e, ao mesmo
tempo, para todos, por constituir–se pelo
voto e depois pela voz de representantes da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o
texto integralmente, ele
está disponível em:
WERLE, F. O.
Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio
de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do
conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as
falsas.
(V) propor a expansão do atendimento escolar e a
organização da unidade de ensino.
(F) avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
(V)
Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da
educação.
(V) analisar os resultados de avaliação do
desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
A). F – F – V – V
B). F – V – F – V
C). V – F – V
– V
D). V – V – F – F
E). V – V – V – F
ps. envie sua colaboração para este blog:
rmaschetti@gmail.com
ótima prova
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