segunda-feira, dezembro 04, 2017

Prova Psicologia do Trabalho


Olá pessoal, segue prova enviada ao blog.
Quando perceberem que alguma questão está errada, envie um e-mail para rmaschetti@gmail.com, desta maneira poderemos corrigir.
Pedimos também que todos que utilizem o blog, nos envie suas atividades e materiais, para mantermos o blog o mais atualizado possivel, da mesmo maneira que muitos encontraram ajuda, ofereça.
Abraços e bons estudos. 


Provas Psicologia do Trabalho


Questão 1 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Nota: 1.0 ponto(s)
Enunciado:
Engenheiro de sistemas da maior empresa de logística americana, que está no topo de sua carreira, e tem suas necessidades de estima, autoestima e realização atendidas. Porém, após um acidente com o avião em que estava, acaba indo parar em uma ilha deserta, onde permanece por quatro anos, tendo que lidar com a própria sobrevivência física e mental, mudando, portanto, radicalmente suas demandas motivacionais.
Com base no exemplo acima, que autor e que teoria, no campo da motivação, melhor explicariam as mudanças ocorridas?
Alternativas:
A. McGregor; no campo motivacional existem dois tipos de fatores: os que causam satisfação (Motivadores) e os que causam insatisfação (Higiênicos).
B. Maslow; a motivação dos indivíduos, objetiva satisfazer as necessidades, que vão das mais simples, primárias, até as mais complexas ou psicológicas.
C. Herzberg; a motivação do trabalhador vem com o atendimento das suas necessidades, que acontece com a satisfação do próprio trabalho.
D. Skinner; o comportamento humano é sempre orientado para resultados: as pessoas atuam sempre esperando obter benefícios.
E. Vromm; as pessoas que experimentam o sucesso após assumir uma atitude tendem a repetir aquela atitude para obter novos sucessos.

Questão 2 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Nota: 1.0 ponto(s)
Enunciado:
A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século 19, Wundt preconiza a Psicologia "sem alma". O conhecimento tido como científico passa então a ser aquele produzido em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição. Se antes a Psicologia estava subordinada à Filosofia, a partir daquele século ela passa a ligar-se a especialidades da Medicina, que assumira, antes da Psicologia, o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento. (BOCK, Ana Mercês. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva,1998, cap. 3 .p 48.)
Considerando o texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à sua veracidade das proposições e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Na atualidade, as três principais escolas da psicologia não são mais o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo.
porque
Essa Psicologia científica foi substituída, nos dois últimos séculos por novas teorias.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
A. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B. As duas afirmações são falsas.
C. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E. As duas afirmações são verdadeiras.


Questão 3 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Nota: 1.0 ponto(s)
Enunciado:
A partir de seus conhecimentos sobre o pensamento socrático, leia as assertivas abaixo:
I - Sócrates contribui para a Psicologia ao voltar seu interesse ao homem, mais especificamente ao que esse homem abriga: sua alma.
II - Para Sócrates só por meio do pensamento é que se podia chegar ao conhecimento de si próprio.
III - Sócrates propôs a distinção entre o conhecimento da natureza e o conhecimento do homem, valorizando a emoção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A.
I, apenas
B.
III, apenas
C.
I e II, apenas
D.
II e III, apenas
E.
I, II e III.
Alternativa Correta

Questão 4 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Nota: 1.0 ponto(s)
Enunciado:
A Psicologia é uma ciência básica, mas também é uma ciência aplicada. A aplicação dos métodos e conhecimentos da ciência básica Psicologia na solução dos diversos problemas do cotidiano seja na esfera individual, no campo social como no mundo dos negócios, é chamada de Psicologia Aplicada. Considerando o fragmento acima analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições (Verdadeiro ou Falso)
I- A Psicologia Aplicada tem várias especialidades, campos de pesquisa, conforme o setor ou área da vida, a Psicologia será utilizada como fonte de soluções e propostas.
II- Embora a ciência básica não traga retornos imediatos, em termos de resultados sociais ou econômicos, é ela que fornece os fundamentos sobre os quais a pesquisa aplicada pode desenvolver sua prática utilitária.
III- Não existe ciência aplicada sem ciência básica. Por outro lado, a pesquisa aplicada à busca de soluções para questões práticas traz o tempo todo, novas descobertas, novas ideias, novos problemas e novos dados, contribuindo para o desenvolvimento dos próprios fundamentos da ciência.
IV- Trata-se de duas ciências, separadas. Ciência básica ou aplicada são diferentes. Os fundamentos, métodos e conceitos não são os mesmos.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas:
A. V; F; V; F
B. F; V; V; F
C. F; F; V; V
D. V; V; V; F
E. V; V; F; V

Questão 5 - Dissertativa - 2.0 ponto(s)
Nota: 0.5 ponto(s)
Enunciado:
Tendo como principal pensador Edward L. Thorndike (1874-1949), o Associacionismo é uma das correntes que, por meio da Lei do Efeito, muito contribuiu para a teoria de aprendizagem em Psicologia. Qual a concepção do termo que dá nome a tal corrente, ou seja, o termo "associacionismo"?
Resposta Esperada:
UNIDADE I
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se origina a partir da associação de ideias, partindo das mais simples às mais complexas.
Comentário da Resposta: resposta incompleta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...