terça-feira, janeiro 23, 2018

A.S II PSICOLOGIA DO TRABALHO - TODAS CORRETAS.

Olá Colegas, não se esqueçam que o que move este blog e a ajuda mútua e o compartilhamento, então POR FAVOR envie suas provas, resumos e etc, para ajudarmos uns aos outros.Abraços e bons estudos!.

PROVA!.

1) Segundo Maslow (1954), o comportamento do indivíduo é organizado apenas por necessidades insatisfeitas. Dessa forma, é possível compreender que a motivação é algo que vem do interior de uma pessoa.

Considerando a definição acima, leia atentamente as seguintes afirmações:

I De acordo com a Psicanálise, o desejo provoca aumento de tensão, o que não é tolerado pelo id. Frente à tensão gerada pelo aumento do desejo por algo, o id buscará satisfazer a necessidade a fim de baixar a tensão, ou seja, buscará reestabelecer a estabilidade do organismo, que é chamado de homeostase. Para tanto, forçará o ego a buscar por aquilo que é desejado. O ego, por sua vez, buscará, como já mencionado, equilibrar as ações de comando do id às exigências morais do superego.

II Priscila deseja um carro novo. Assim, segundo a Psicanálise, podemos dizer que Priscila está motivada a comprar um novo carro nesse momento.

III Para Keller e Schoenfeld (1974), assim como para os demais analistas do comportamento, a motivação, ainda que interna, pode ser manipulada a partir de certas “operações estabelecedoras”. Ainda que o seja dessa forma, os gestores não podem e, por isso, não devem fazer nada para motivar as pessoas com quem trabalham.

IV Considere a seguinte situação: uma pessoa é privada de seu salário por um tempo. Essa pessoa está sem dinheiro. Assim, estará mais propensa a se dirigir em busca da obtenção de um salário, de modo que, segundo a teoria de Skinner, tal pessoa estaria motivada nesse momento. É VERDADEIRO o que se afirma em

RESP: I, II, III e IV.


2) A partir de seus conhecimentos acerca de motivação, leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nestas contidas:

Coluna A:
1 Escola das Relações Humanas.
2 Psicanálise.
3 Análise do Comportamento.

Coluna B:
I A motivação, no sentido psicológico, é gerada por essa tensão que desequilibra o organismo, fazendo com que o mesmo reaja na busca por reestabelecer o equilíbrio das forças psicológicas.
II A energia psíquica que resulta na motivação é compreendida como um processo homeostático.
III O conceito de motivação relaciona-se às operações estabelecedoras. A sequência CORRETA desta associação é

RESP: 1-I; 2-II; 3-III.


3) Para melhor entender a motivação, é importante esclarecer o que é e o que não é. Uma das questões importantes é compreender que não podemos afirmar que “o fulano nasceu motivado ou desmotivado”, pois a motivação não faz parte da personalidade de uma pessoa. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:

RESP: A motivação está diretamente ligada a cada situação em específico, à história de vida da pessoa, ao seu repertório.


4) Utilizando seus conhecimentos sobre motivação, leia atentamente as seguintes afirmações:

I Maria Lucia está satisfeita com o seu emprego. Dessa forma, podemos dizer que está motivada.
II Luciano é rico, acabou de comprar a casa de seus sonhos. Por essa razão podemos dizer que é uma pessoa motivada.
III Vânia é ansiosa, tem muitos amigos, sabe o que fazer para abrir um negócio. Assim, podemos afirmar que Vania é uma mulher motivada.
É FALSO o que se afirma em
RESP: I, II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...