quarta-feira, janeiro 24, 2018

Questões de concursos sobre Antoni Zabala


Antoni Zabala

Questões de concursos sobre Antoni Zabala

Antoni Zabala - 10 Questões sobre Antoni Zabala
Antoni Zabala educador espanhol

01) Zabala, na obra A Prática Educativa: como ensinar, destaca a crítica feita ao livro didático, elaborado conforme um modelo estritamente transmissor. Segundo o autor, as críticas aludem a vários aspectos, sendo correto apontar o seguinte:
A) focalizam de forma acentuada o contexto dos alunos
B) transmitem conteúdos em geral ultrapassados
C) transmitem conteúdos reveladores de inúmeras concepções, deixando em aberto a verdade
D) focalizam de forma radical a construção do conhecimento, esquecendo o saber já acumulado
E) impedem o desenvolvimento de propostas mais próximas da realidade e da experiência dos alunos
02) Zabala, em A Prática Educativa, destaca que os professores estão fortemente preocupados em oferecer modelos interpretativos que integrem conteúdos teoricamente isolados ou específicos para incrementar seu valor formativo. A alternativa correta, com base no que disse Zabala, é:
A) Os conteúdos têm mais potencialidade de uso e de compreensão quando são trabalhados correlacionados entre si.
B) Esta é uma visão inadequada, pois o aprofundamento em determinado conhecimento certamente levará à melhor compreensão do tema.
C) A melhor forma de seleção de conteúdos para estudo deve ter como referência a disciplina.
D) A integração de conteúdos traz uma enorme confusão para a compreensão e, no final, se sabe um pouco de cada coisa e efetivamente nada sobre o objeto do conhecimento.
E) A interface de conhecimento deve se dar não no processo de seleção dos conteúdos, mas na prática de sala de aula.
03) Zabala, em A Prática Educativa, destaca que a escola deve desenvolver finalidades e construir objetivos em relação às capacidades que pretende ver construídas pelos alunos. Considerando esta afirmativa e a posição do autor na obra citada, é correto afirmar:
A) A escola deve principalmente trabalhar as capacidades cognitivas.
B) A escola deve trabalhar principalmente as capacidades cognitivas e afetivas.
C) A escola deve trabalhar todos os seus alunos de forma integral.
D) A escola deve trabalhar as capacidades consideradas socialmente mais relevantes.
E) A escola deve trabalhar as capacidades demandadas pela comunidade.
04) Tendo em mente as questões do texto, analise a unidade didática a seguir:
Comunicação da lição 
O professor(a) expõe o tema. Enquanto explica, os alunos tomam notas. O professor (a) permite alguma pergunta, a que responde oportunamente. Quando acaba, define a parte do tema que será objeto da prova que vale nota.
Segundo a área ou matéria, os conteúdos podem ser um relato histórico, uma corrente filosófica, literária ou artística, um princípio matemático ou físico, etc.
Estudo individual sobre o livro texto
Cada um dos alunos, utilizando diferentes técnicas (quadros, resumos, sínteses), realiza o estudo do tema.
Repetição do conteúdo aprendido 
Cada menino ou menina, individualmente, memoriza os conteúdos da lição que supõe será objeto da prova ou do exame.
Prova ou exame 
Em classe, todos os alunos respondem as perguntas do exame durante uma hora.
Avaliação 
O professor ou a professora comunica aos alunos os resultados obtidos.

I. Em relação aos conhecimentos prévios, podemos observar que o professor pouco poderá controlar o processo de aprendizagem dos alunos, pois as atividades propostas não lhe permitem saber quais conhecimentos prévios os alunos têm sobre a temática trabalhada.
II. Quanto ao aspecto conflito cognitivo numa sequência como essa, o professor terá dificuldade em acompanhar a atividade mental do aluno, pois faltam atividades que conduzam os alunos a questionarem seus próprios conhecimentos e a reconsiderarem as elaborações que fizeram sobre eles.
III. Quanto ao desenvolvimento da autoestima e autoconceito, esse tipo de sequência favorece o relacionamento afetivo entre o professor e os alunos, pois o professor mostra-se disponível para responder às perguntas feitas pelos alunos.
IV. Em relação ao desenvolvimento de uma atitude favorável, tal como está descrita, não há nenhuma atividade prévia à exposição que desperte o interesse dos alunos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) apenas I, II e IV.
b) apenas I , II e III.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas I e II.

05) Considerando a aprendizagem dos conteúdos escolares segundo sua tipologia conceituais, procedimentais e atitudinais (ZABALA, 1998) , analise as seguintes afirmativas.
I. As atividades de aprendizagem são substancialmente diferentes segundo a natureza do conteúdo.
II. O que define a aprendizagem de um conteúdo procedimental não é o conhecimento que se tem dele, mas o domínio de transferi-lo para a prática.
III. Sabemos que um conceito foi aprendido pelo aluno quando este é capaz de apresentar com clareza sua definição.
IV. Um traço definidor dos conteúdos factuais são sua singularidade e seu caráter descritivo e concreto.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
06) Preocupada em promover transformações no processo de avaliação da escola, a supervisora pedagógica organizou, com base nos postulados de Zabala, um conjunto de orientações para ajudar a equipe docente a construir uma prática avaliativa formativa.
Analise as seguintes orientações e assinale aquela que NÃO está de acordo com o enfoque desejado.
A) Aperfeiçoar a prática educativa para que todos os alunos consigam o maior grau de competências, conforme suas possibilidades reais, é um dos objetivos da avaliação.
B) Considerar o processo seguido pelo aluno, o progresso da turma e o processo coletivo de ensino-aprendizagem como dimensões da avaliação.
C) Fortalecer a avaliação como instrumento para verificar o grau de alcance do aluno em relação aos objetivos previstos para aquele período escolar.
D) Observar a atuação dos alunos em situações o menos artificiais possível, com um clima de cooperação e cumplicidade, é a melhor maneira de realizar uma avaliação formativa.


07) Os variados modos de organizar os agrupamentos de estudantes na escola ou na sala de aula respondem às diferentes concepções de ensino, aos conhecimentos psicopedagógicos e às intenções educativas que fundamentam um determinado trabalho pedagógico.
De acordo com Zabala (1998), cada tipo de agrupamento de estudantes comporta potencialidades educativas específicas, que devem ser consideradas pelo professor como uma variável metodológica relevante no desenvolvimento de seu trabalho.
Com base nessas considerações, analise as seguintes afirmativas a assinale a alternativa CORRETA.
A) A distribuição dos estudantes da escola em grupos ou classes flexíveis é adequada para instituições que trabalham numa lógica de percurso escolar diferenciado, que visam atender os diferentes interesses ou capacidades dos estudantes.
B) A organização da classe em equipes móveis ou flexíveis tem função organizativa e de convivência, ou seja, favorece o controle e a gestão da classe e a convivência entre os alunos.
C) A organização da escola em classes fixas homogêneas favorece a formação integral dos estudantes, ou seja, formação centrada tanto nas capacidades cognitivas quanto nas capacidades de equilíbrio pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.
D) O professor que identifica a necessidade de potencializar o atendimento às características diferenciais de aprendizagem dos estudantes deve valer-se da organização da classe em equipes fixas.

08)
“Do conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem se deduz uma série de funções dos professores, que tem como ponto de partida o próprio planejamento” (ZABALA, 1998, p. 92).

Caracterizam corretamente essas funções, EXCETO:

A) Ter um plano de ação detalhado que possa definir previamente as diferentes situações do processo de ensino e aprendizagem.
B) Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades, quanto durante sua realização.
C) Estabelecer metas ao alcance dos alunos para que possam ser superadas com o esforço e a ajuda necessários.
D) Promover canais de comunicação que regulem os processos de negociação, participação e construção.


9) Sobre as fases do processo de avaliação apresentado por Zabala (1988), é CORRETO afirmar que
A) a avaliação inicial consiste em conhecer o que cada aluno sabe, favorecendo um trabalho de nivelamento antes de se iniciar o conteúdo pretendido.
B) a avaliação reguladora consiste em conhecer como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a sua adaptação à metodologia.
C) a avaliação integradora consiste em conhecer todo o percurso do aluno sendo uma compreensão e valoração sobre o processo seguido.
D) a avaliação global consiste em conhecer os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao final do processo.

10) Leia este trecho.
“Historicamente os métodos globalizados nascem quando o aluno se transforma no protagonista do ensino; quer dizer, quando se produz um deslocamento do fio condutor da educação das matérias ou disciplinas como articuladoras do ensino para o aluno e, portanto, para suas capacidades, interesses e motivações” (ZABALA, 1998, p. 144).
Acerca dos métodos globalizados apresentados pelo autor, é INCORRETO afirmar que,

A) nos “centros de interesse”, se parte de um núcleo temático motivador para o aluno e se segue o processo de observação, associação e expressão, que integram diferentes áreas do conhecimento.
B) no “método de projetos”, se tem uma atividade espontânea e coordenada de um grupo de alunos que se dedicam à execução de um trabalho planejado por professores de diferentes áreas.
C) nos “projetos de trabalho globais”, com o objetivo de conhecer um tema, os alunos devem elaborar um dossiê como resultado de uma pesquisa individual ou em equipe.
D) no “estudo do meio”, se busca que os alunos construam o conhecimento por meio da sequência do método científico: problema, hipótese, experimentação.
GABARITO
1 – E
2 – A
3 – C
4 – A
5 – B
6 – C
7 – A
8 – A
9 – C
10 – B

FONTE https://pedagogiaconcursos.com/antoni-zabala/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...