segunda-feira, janeiro 15, 2018

Simulado Concurso

Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

Você acertou 6 questões de 10 (60%)
  1. Código da questão: Q18693Ca
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei nº 8.069/1990 que trata dos direitos da Criança e do Adolescente determina que é dever do Estado assegurar, EXCETO:
    1. Comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus tratos envolvendo os estudantes.
    2. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio.
    3. Ensino fundamental obrigatório e gratuito.
    4. Atendimento educacional especializado aos deficientes, preferencialmente, na rede regular de ensino.
    5. Atendimento no ensino fundamental com programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
    6. Resposta do gabarito: a
      Sua resposta: c
  2. Código da questão: Q19542Ca
    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
    (FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - “Pois bem, a mesma coisa aconteceu-me semana passada,...” / “É aquele negócio: afrouxa os parafusos, levanta o carro com o macaco, tira o pneu furado... Só que, quando peguei o estepe, verifiquei que ele também estava vazio.” Considerando as expressões destacadas, assinale a opção CORRETA:
    1. São expressões que destoam do quadro expressivo geral reinante no texto.
    2. O narrador, ao se exceder no emprego de expressões orais, tornou o texto ininteligível.
    3. O demasiado uso de expressões comunicativas formais faz o texto parecer muito erudito.
    4. O narrador, ao usar tais expressões, acabou se distanciando do leitor no processo interlocutório.
    5. São recursos expressivos, utilizados pelo narrador, que potencializam os traços da oralidade e da informalidade, que aproximam o falante do leitor como se estivessem numa conversa ou num bate papo.
    6. Resposta do gabarito: e
      Sua resposta: e
  3. Código da questão: Q19564Ca
    (FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - No campo das teorias da aprendizagem, a teoria humanista tem em Carl Rogers (1902-1987) seu maior representante. Suas ideias decorrem principalmente de sua longa experiência profissional como psicólogo e da “terapia centrada no cliente”. O termo humanista se baseia na visão otimista de homem, defendida por Rogers. Esse teórico defende que:
    1. O conhecimento é construído, a partir de um processo de crescimento pessoal e auto realização. Desprezou provas, recompensas e punições. Defendeu a auto avaliação e a autonomia. A aprendizagem é mais duradoura e abrangente quando envolve a pessoa como um todo (sentimentos e intelecto).
    2. No processo ensino-aprendizagem, devem ser utilizados reforços positivos e negativos. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores como: elogios, notas, prêmios, reconhecimento.
    3. A aprendizagem é significativa quando se ancora em conceitos relevantes preexistentes. As informações, conceitos e experiências seriam organizados de forma hierárquica, em que elementos mais específicos são ligados (assimilados) a conceitos mais gerais. Entretanto, para haver aprendizagem significativa, é necessário que o indivíduo tenha disposição para aprender e que o conteúdo seja potencialmente significativo.
    4. A educação deve provocar situações que sejam desequilibradoras adequadas ao nível de desenvolvimento do aluno, inaugurando a corrente construtivista, com a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno. O conhecimento infantil resulta da interação da criança com o meio que a cerca. O desenvolvimento se dá por uma constante busca de equilíbrio, que significa a adaptação dos esquemas existentes no mundo exterior.
    5. O desenvolvimento resulta do processo de aprendizagem da cultura. Todo aprendizado é necessariamente mediado por meio dos signos, da palavra, dos instrumentos e todo o ambiente humano carregado de significado cultural que são fornecidos pelas relações entre os homens.
    6. Resposta do gabarito: a
      Sua resposta: a
  4. Código da questão: Q18667Ca
    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - “agora, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” Em qual das alternativas o trecho acima está reescrito sem alteração do sentido inicial ou desobediência das normas gramaticais vigentes?
    1. “por isso, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
    2. “nem sempre, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
    3. “como sempre, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
    4. “portanto, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
    5. “entretanto, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
    6. Resposta do gabarito: e
      Sua resposta: d
  5. Código da questão: Q19555Ca
    (FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Para Pedro Demo (2003), a pesquisa como princípio educativo deve superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, “quem ensina carece pesquisar; quem pesquisa carece ensinar. Professor que apenas ensina jamais o foi. Pesquisador que só pesquisa é elitista explorador, privilegiado e acomodado”. Nesse sentido, identifique a afirmação INCORRETA:
    1. A educação não pode recair na condição de transmissão, reprodução, mas deve aparecer como ambiente de instrução criativa através da pesquisa que contém o seu valor educativo, para além da descoberta científica.
    2. Quem pesquisa apenas produz. Quem não pesquisa, mas ensina, é capaz de produzir instrumentos e procedimentos de comunicação que dialogam com a realidade da escola.
    3. O professor atual, a partir de uma proposta emancipadora, tem que ser pesquisador, socializador de conhecimentos e motivador da construção do novo pesquisador no aluno.
    4. A socialização do saber é parte integrante da construção do conhecimento.
    5. Teoria e Prática estão no mesmo patamar de importância, pois nada é mais essencial para uma teoria do que a prática e vice-versa.
    6. Resposta do gabarito: b
      Sua resposta: b
  6. Código da questão: Q18694Ca
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei nº 10.639/2003, torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro Brasileira e Africana:
    1. Nos estabelecimentos oficiais de ensino e nas comunidades indígenas e quilombolas.
    2. Na Educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas.
    3. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.
    4. Nas escolas confessionais e de movimentos populares.
    5. Em todos os níveis e modalidades de ensino através da criação de uma nova disciplina curricular.
    6. Resposta do gabarito: c
      Sua resposta: c
  7. Código da questão: Q30880Ca
    (UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.”
    (Tomaz Tadeu da Silva)
    Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
    1. expressão dos sentimentos íntimos, confiança, dialogismo e compartilhamentos que facilitam que crianças e jovens se socializem na comunidade.
    2. conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si.
    3. jogos, interação, mudanças e imitações de comportamentos sociais que ajudam as crianças e jovens a se adaptarem ao meio escolar.
    4. comunicação não verbal, discrição, códigos e descobertas extracurriculares que propiciam aos alunos a cumplicidade necessária na amizade.
    5. atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.
    6. Resposta do gabarito: e
      Sua resposta: b
  8. Código da questão: Q30858Ca
    (IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Em uma cesta há seis tipos diferentes de frutas: maçã, banana, laranja, goiaba, morango e manga. Uma menina retirou, uma após a outra, seis frutas dessa caixa, sendo cada uma de um tipo diferente. Sabemos ainda que:
    ⇒ a 1ª fruta retirada não era uma banana.
    ⇒ a 3ª fruta retirada era um morango.
    ⇒ a laranja foi a penúltima a ser retirada. 
    ⇒ a goiaba foi retirada depois da maçã.
    ⇒ a manga foi a 2ª fruta a ser retirada
    Seguindo essa lógica, qual é, aproximadamente, a probabilidade da sexta e última fruta retirada pela menina ter sido uma goiaba?
    1. 50%.
    2. 33,33%.
    3. 75%.
    4. 20%.
    5. 25%.
    6. Resposta do gabarito: a
      Sua resposta: d
  9. Código da questão: Q9592Ca
    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
    (FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Há desvios da norma culta no texto. Assinale a alternativa que indica um deles.
    1. Em lugar de TALVEZ TIVESSE SIDO (§ 1), deveria estar escrito TIVESSE SIDO TALVEZ.
    2. Deveria haver uma vírgula depois do termo “Da segunda vez em que se encontraram [...]” (§ 6)
    3. Assim como no período anterior, o verbo da oração “Mas ela e Olímpico eram alguém no mundo. [...]” (§ 13) deveria estar no imperfeito do subjuntivo.
    4. O vocativo SENHORINHA (§ 4) deveria estar, obrigatoriamente, no início da frase.
    5. O vocábulo PRENÚNCIO (§ 1) não deveria estar acentuado.
    6. Resposta do gabarito: b
      Sua resposta: b
  10. Código da questão: Q9618Ca
    (FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - De acordo com Moreira , “Ao invés de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers propõe uma série de princípios de aprendizagem.” Sobre esses princípios de Rogers, é correto afirmar que:
    1. o conteúdo trabalhado não necessita fazer sentido para o aluno.
    2. a aprendizagem significante se limita ao aumento de conhecimento.
    3. são idênticos aos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
    4. todo sujeito tem potencial e desejo natural para aprender.
    5. a aprendizagem que envolve mudança não gera resistência pelo aluno.
    6. Resposta do gabarito: d
      Sua resposta: d

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