Pedagogo
Prepare-se com questões de Pedagogo
Você acertou 6 questões de 10 (60%)
- Código da questão: Q18693Ca(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei nº 8.069/1990 que trata dos direitos da Criança e do Adolescente determina que é dever do Estado assegurar, EXCETO:
- Comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus tratos envolvendo os estudantes.
- Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio.
- Ensino fundamental obrigatório e gratuito.
- Atendimento educacional especializado aos deficientes, preferencialmente, na rede regular de ensino.
- Atendimento no ensino fundamental com programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Resposta do gabarito: aSua resposta: c - Código da questão: Q19542CaClique aqui e leia o texto relacionado com a questão(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - “Pois bem, a mesma coisa aconteceu-me semana passada,...” / “É aquele negócio: afrouxa os parafusos, levanta o carro com o macaco, tira o pneu furado... Só que, quando peguei o estepe, verifiquei que ele também estava vazio.” Considerando as expressões destacadas, assinale a opção CORRETA:
- São expressões que destoam do quadro expressivo geral reinante no texto.
- O narrador, ao se exceder no emprego de expressões orais, tornou o texto ininteligível.
- O demasiado uso de expressões comunicativas formais faz o texto parecer muito erudito.
- O narrador, ao usar tais expressões, acabou se distanciando do leitor no processo interlocutório.
- São recursos expressivos, utilizados pelo narrador, que potencializam os traços da oralidade e da informalidade, que aproximam o falante do leitor como se estivessem numa conversa ou num bate papo.
Resposta do gabarito: eSua resposta: e - Código da questão: Q19564Ca(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - No campo das teorias da aprendizagem, a teoria humanista tem em Carl Rogers (1902-1987) seu maior representante. Suas ideias decorrem principalmente de sua longa experiência profissional como psicólogo e da “terapia centrada no cliente”. O termo humanista se baseia na visão otimista de homem, defendida por Rogers. Esse teórico defende que:
- O conhecimento é construído, a partir de um processo de crescimento pessoal e auto realização. Desprezou provas, recompensas e punições. Defendeu a auto avaliação e a autonomia. A aprendizagem é mais duradoura e abrangente quando envolve a pessoa como um todo (sentimentos e intelecto).
- No processo ensino-aprendizagem, devem ser utilizados reforços positivos e negativos. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores como: elogios, notas, prêmios, reconhecimento.
- A aprendizagem é significativa quando se ancora em conceitos relevantes preexistentes. As informações, conceitos e experiências seriam organizados de forma hierárquica, em que elementos mais específicos são ligados (assimilados) a conceitos mais gerais. Entretanto, para haver aprendizagem significativa, é necessário que o indivíduo tenha disposição para aprender e que o conteúdo seja potencialmente significativo.
- A educação deve provocar situações que sejam desequilibradoras adequadas ao nível de desenvolvimento do aluno, inaugurando a corrente construtivista, com a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno. O conhecimento infantil resulta da interação da criança com o meio que a cerca. O desenvolvimento se dá por uma constante busca de equilíbrio, que significa a adaptação dos esquemas existentes no mundo exterior.
- O desenvolvimento resulta do processo de aprendizagem da cultura. Todo aprendizado é necessariamente mediado por meio dos signos, da palavra, dos instrumentos e todo o ambiente humano carregado de significado cultural que são fornecidos pelas relações entre os homens.
Resposta do gabarito: aSua resposta: a - Código da questão: Q18667CaClique aqui e leia o texto relacionado com a questão(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - “agora, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” Em qual das alternativas o trecho acima está reescrito sem alteração do sentido inicial ou desobediência das normas gramaticais vigentes?
- “por isso, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
- “nem sempre, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
- “como sempre, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
- “portanto, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
- “entretanto, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”
Resposta do gabarito: eSua resposta: d - Código da questão: Q19555Ca(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - Para Pedro Demo (2003), a pesquisa como princípio educativo deve superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, “quem ensina carece pesquisar; quem pesquisa carece ensinar. Professor que apenas ensina jamais o foi. Pesquisador que só pesquisa é elitista explorador, privilegiado e acomodado”. Nesse sentido, identifique a afirmação INCORRETA:
- A educação não pode recair na condição de transmissão, reprodução, mas deve aparecer como ambiente de instrução criativa através da pesquisa que contém o seu valor educativo, para além da descoberta científica.
- Quem pesquisa apenas produz. Quem não pesquisa, mas ensina, é capaz de produzir instrumentos e procedimentos de comunicação que dialogam com a realidade da escola.
- O professor atual, a partir de uma proposta emancipadora, tem que ser pesquisador, socializador de conhecimentos e motivador da construção do novo pesquisador no aluno.
- A socialização do saber é parte integrante da construção do conhecimento.
- Teoria e Prática estão no mesmo patamar de importância, pois nada é mais essencial para uma teoria do que a prática e vice-versa.
Resposta do gabarito: bSua resposta: b - Código da questão: Q18694Ca(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei nº 10.639/2003, torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro Brasileira e Africana:
- Nos estabelecimentos oficiais de ensino e nas comunidades indígenas e quilombolas.
- Na Educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas.
- Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.
- Nas escolas confessionais e de movimentos populares.
- Em todos os níveis e modalidades de ensino através da criação de uma nova disciplina curricular.
Resposta do gabarito: cSua resposta: c - Código da questão: Q30880Ca(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.”(Tomaz Tadeu da Silva)Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
- expressão dos sentimentos íntimos, confiança, dialogismo e compartilhamentos que facilitam que crianças e jovens se socializem na comunidade.
- conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si.
- jogos, interação, mudanças e imitações de comportamentos sociais que ajudam as crianças e jovens a se adaptarem ao meio escolar.
- comunicação não verbal, discrição, códigos e descobertas extracurriculares que propiciam aos alunos a cumplicidade necessária na amizade.
- atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.
Resposta do gabarito: eSua resposta: b - Código da questão: Q30858Ca(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Em uma cesta há seis tipos diferentes de frutas: maçã, banana, laranja, goiaba, morango e manga. Uma menina retirou, uma após a outra, seis frutas dessa caixa, sendo cada uma de um tipo diferente. Sabemos ainda que:⇒ a 1ª fruta retirada não era uma banana.
⇒ a 3ª fruta retirada era um morango.
⇒ a laranja foi a penúltima a ser retirada.
⇒ a goiaba foi retirada depois da maçã.
⇒ a manga foi a 2ª fruta a ser retiradaSeguindo essa lógica, qual é, aproximadamente, a probabilidade da sexta e última fruta retirada pela menina ter sido uma goiaba?- 50%.
- 33,33%.
- 75%.
- 20%.
- 25%.
Resposta do gabarito: aSua resposta: d - Código da questão: Q9592CaClique aqui e leia o texto relacionado com a questão(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Há desvios da norma culta no texto. Assinale a alternativa que indica um deles.
- Em lugar de TALVEZ TIVESSE SIDO (§ 1), deveria estar escrito TIVESSE SIDO TALVEZ.
- Deveria haver uma vírgula depois do termo “Da segunda vez em que se encontraram [...]” (§ 6)
- Assim como no período anterior, o verbo da oração “Mas ela e Olímpico eram alguém no mundo. [...]” (§ 13) deveria estar no imperfeito do subjuntivo.
- O vocativo SENHORINHA (§ 4) deveria estar, obrigatoriamente, no início da frase.
- O vocábulo PRENÚNCIO (§ 1) não deveria estar acentuado.
Resposta do gabarito: bSua resposta: b - Código da questão: Q9618Ca(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - De acordo com Moreira , “Ao invés de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers propõe uma série de princípios de aprendizagem.” Sobre esses princípios de Rogers, é correto afirmar que:
- o conteúdo trabalhado não necessita fazer sentido para o aluno.
- a aprendizagem significante se limita ao aumento de conhecimento.
- são idênticos aos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
- todo sujeito tem potencial e desejo natural para aprender.
- a aprendizagem que envolve mudança não gera resistência pelo aluno.
Resposta do gabarito: dSua resposta: d
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!