quinta-feira, fevereiro 22, 2018

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

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1. [QuestãoID 69592] A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

• macrossocial. (CORRETA)
• individual.
• microssocial.
• operacional.

2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
• colaboração, organização, união e avaliação.
• união, síntese cultural, avaliação e participação.
• colaboração, organização, união e síntese cultural. (CORRETA)
• síntese social, participação, união e colaboração.

3. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
• deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
• faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
• esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. (CORRETA)
• encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.

4. [QuestãoID 69601] A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação,
• sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.
• A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 1940 e 1950 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
• Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
• A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
• Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. (CORRETA)

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