quinta-feira, fevereiro 22, 2018

História da Educação

PERGUNTA 1 Resposta V (somente a alternativa E esta correta)
A educação socialista tem com ponto de vista completamente político, priorizando uma educação universal e politécnica, aliando a formação ao trabalho profissional, porém, respeitavam alguns aspectos do ser humano para concretizar o aprendizado, através dessa citação identifique o seu autor.
“As crianças são como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro”.
a) A citação refere-se ao pensamento de Herbart Spencer
b) Por se tratar de uma visão socialista a citação é de Karl Marx
c) Pela docilidade apresentada foi Pestalozzi quem fez a citação
d) O pensamento é de Jean Jacques Rousseau
e) Quem poderia ter essa visão senão Froebel
I. apenas a alternativa b está correta
II. alternativas a e c estão corretas
III. alternativas b e d estão corretas
IV. apenas a alternativa c está correta
V. somente a alternativa e está correta

PERGUNTA 2 Resposta B
De acordo com Rousseau “Todo homem nasce bom e a sociedade é que o corrompe”. Você acredita nesse ponto de vista. Lembre da época em que o educador está inserido. Em qual das suas obras o educador expõe o seu pensamento, assinale a alternativa correta.
a. O contrato social
b. Emílio
c. Didática Magna
d. Encyclopédie
e. O manual

PERGUNTA 3 Resposta A
Através da concepção em que o saber de um modo geral deve estar voltado para ação, portanto deve ser concebido através da ação, da prática, o educando não seria apenas o expectador mais sim o ator do seu próprio conhecimento, alguns educadores se posicionam quanto a esse pensamento, por exemplo: Esse pensamento educacional contempla qual Pedagogia abordada no texto teórico.
a. Através das influências educacionais trazidas pelo período do Renascimento/Humanismo, podemos compreender que esse pensamento está presente no pensamento da Pedagogia Realista.
b. Após o período do domínio da Igreja, centrado na Idade Média, esse pensamento está dentro da concepção educacional trabalhada por Martinho Lutero.
c. A ação e a prática compreendem todos os aspectos discutidos na Educação Positivista.
d. O pensamento refere-se a pedagogia Naturalista, trabalhada por Jean Jacques Rousseau.
e. Quando falamos sobre prática dentro da educação estamos falando de uma pedagogia trabalhada com os jesuítas, através da Companhia de Jesus.

PERGUNTA 4 Resposta IV
Qual educador acreditava que as filosofias voltadas para a educação deveriam estar contidas dentro das seguintes concepções:
“Só fazendo aprendemos a fazer”
“Ensinar tudo a todos”
“Ensinar para a vida”
“Atingir a sabedoria universal”
“Aspiração democrática do ensino”
I. Jean Jaques Rousseau
II. John Locke
III. August Comte
IV. João Amós Comênio
V. Erasmo de Rotterdam

PERGUNTA 5 Resposta D
Na visão dos representantes da pedagogia pragmatista ela está baseada no antiintelectualismo, privilegiando a prática e a experiência, Como você compreende esse pensamento educacional trabalhada nessa influência educacional.
a. A visão pragmatista está baseada somente nos resultados
b. Estabelece uma relação entre os interesses do professor em trabalhara educação através de manuais.
c. O trabalho desenvolvido pelo pragmatismo está entre o que é abstrato e sua relação com os fatos reais.
d. Sua visão está sobre o concreto e o adequado para os fatos, a ação e o poder.
e. O pragmatismo não se importa com os livros como materiais didáticos, porque são antiintelectualistas.

PERGUNTA 6 Resposta B
A teoria construtivista prioriza uma educação voltada a construção do conhecimento, voltado a uma mediação estabelecida pelo aprendizado da criança diante de um desenvolvimento real caracterizado como o nível de desenvolvimento que já está completo – a criança já internalizou determinada função, como por exemplo, amarrar os sapatos sozinha. Qual aspecto nos mostra o funcionamento desse desenvolvimento real.
a. O desenvolvimento idealizado por Rousseau, quando trabalha a pedagogia naturalista, mostrando as fases do desenvolvimento.
b. O que demonstra esse desenvolvimento está ligado ao que foi denominado de Zona de Desenvolvimento Proximal, trabalhada por Vygostky.
c. O que mostra corretamente o desenvolvimento em questão é o que idealizou Jean Piaget através dos estágios
d. O pensamento através dos Níveis trabalhados por Emília Ferreiro.
e. Quem elaborou todas as fases para observar esse desenvolvimento foi Froebel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...