segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Simulado concurso

01- (UFPR - 2015 - Prefeitura de Matinhos/PR - Educador infantil) - De acordo com Bakhtin, “toda atividade mental é exprimível, isto é, constitui uma expressão potencial. Todo pensamento, toda emoção, todo movimento voluntário são exprimíveis. A função expressiva não pode ser separada da atividade mental sem que se altere a própria natureza desta”. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa coerente com a concepção de linguagem desse autor.

a. Pensamento e linguagem são indissociáveis, sendo que a linguagem organiza o pensamento. 
b. A linguagem é um dom natural do ser humano, sendo que sem ela não há pensamento. 
c. O desenvolvimento da linguagem é biológico e obedece etapas específicas. 
d. A linguagem se desenvolve de forma autônoma, mesmo não havendo interação social. 
e. A linguagem é expressão do pensamento, sendo que primeiro a criança aprende a pensar para depois falar. 


02 - (BIORIO - 2013 - Prefeitura de Itupeva/SP - Educador infantil) - É preciso considerar que os alunos trazem para a escola e para a sala de aula um conjunto de significados, valores, crenças e modos de agir resultantes de aprendizagens informais - que muitos autores chamam de cultura paralela - e que fazem parte da cultura de nossos alunos. Assinale a opção que NÃO faz parte da cultura paralela: 
a. a cultura elaborada, o prédio escolar e o equipamento de ginástica; 
b. as conversas entre adultos e amigos, a mídia; 
c. as revistas populares e o rádio; 
d. a leitura de gibis e revistas; 
e. o cinema, a TV, os vídeos. 


03 - (EXATUS - 2015 - Prefeitura de Lobato/PR - Educador infantil) - Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é correto afirmar que:

I - Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

II - É a Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.

III - É a Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990.

IV - Esta lei regulamenta as ações e currículos a serem aplicados com a terceira idade.

Dentre as afirmativas acima estão corretas: 
a. Apenas as afirmativas III e IV. 
b. Apenas as afirmativas I e II. 
c. Apenas a afirmativa IV. 
d. Todas as afirmativas estão corretas. 

04 - (UFPR - 2016 - Prefeitura de Colombo/PR - Educador infantil) - Uma criança com síndrome de Down foi matriculada numa turma de Educação Infantil, no ensino regular. No início, a educadora ficou muito preocupada. Comprometida com o trabalho, ela pesquisou e resolveu prover meios pedagógicos diferenciados para assegurar o desenvolvimento dessa criança. A atitude da educadora, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996, artigo 59), está correta: 
a. por garantir a essa criança atendimento educacional especializado, apesar de deixar subentendido o preconceito e a discriminação quando disponibilizou atividades diferenciadas numa sala de ensino regular. 
b. por denunciar a segregação escolar explícita no planejamento das atividades e uso materiais didáticos distintos do restante dos alunos. 
c. por garantir à criança com necessidade especial currículo, métodos, técnicas e recursos educativos conforme as suas necessidades. 
d. por realizar práticas pedagógicas características de uma educação que enfatiza conteúdos, fundamental para a inclusão dessa criança em atividade profissional que exija testes seletivos. 
e. por disponibilizar atividades pedagógicas que visam a apropriação do currículo funcional, disponibilizando à criança a condição de entender a dinâmica do dia a dia. 

05 - Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(BIORIO - 2013 - Prefeitura de Itupeva/SP - Educador infantil) - “Ferro elétrico, cafeteiras, estantes, mesas, cadeiras e objetos afins: tudo foi jogado fora pelos moradores do prédio onde Claudina Barão Modena é síndica. Ela recolheu tudo a fim de aproveitar”; “Ou seja, tudo aquilo que puder ser reaproveitado deverá passar por algum processo de recuperação, reciclagem ou afim”.

Sobre as formas sublinhadas, podemos afirmar que: 
a. as três ocorrências mostram grafia correta; 
b. as três ocorrências mostram significados distintos; 
c. só as duas primeiras ocorrências mostram grafia correta; 
d. só a última ocorrência mostra grafia correta; 
e. as três ocorrências pertencem a classes gramaticais diferentes. 

06 - (Gestão de Concursos - 2016 - Prefeitura de Uberaba/MG - Educador infantil) - Conforme o documento de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, é INCORRETO afirmar: 
a. Como sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas, a criança faz amizades, brinca com água ou terra, faz de conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, construindo sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva. 
b. A partir dos 5 anos de idade, mediada pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem, a criança busca atribuir significado a sua experiência e, nesse processo, volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações. 
c. Caracterizam-se como marcantes aquisições no período de vida atendido pela Educação Infantil: a marcha, a fala, o controle esfincteriano, a formação da imaginação e da capacidade de fazer de conta e de representar usando diferentes linguagens. 
d. A criança precisa ser considerada, na Educação Infantil, como centro do planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. 

07 - Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(MSCONCURSOS - 2014 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Educador infantil) - “Contudo, a demora e falta de unanimidade da comissão em muitos episódios, vem retardando não apenas a própria verdade, mas a reparação que o Estado brasileiro deve a milhares de brasileiros.” Nesse fragmento, os termos “demora” e “falta de unanimidade” podem ser substituídas sem alterar o sentido, respectivamente, por 
a. delonga e inconsistência. 
b. delação e inconsonância. 
c. demora e consonância. 
d. dilação e desacordo. 

08 - (UFPR - 2015 - Prefeitura de Matinhos/PR - Educador infantil) - No MS WORD 2007, em qual aba está localizada a funcionalidade de Inserir Índice? 
a. Referências. 
b. Inserir. 
c. Layout da Página. 
d. Correspondências. 
e. Revisão. 

09 - (UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Educador infantil) - Qual das afirmações abaixo é logicamente equivalente a: “Um elefante incomoda muita gente e dois elefantes incomodam muito mais”? 
a. Se um elefante incomoda muita gente, então dois elefantes incomodam muito mais. 
b. Não é verdade que se um elefante incomoda muita gente então dois elefantes não incomodam muito mais. 
c. Não é verdade que se um elefante não incomoda muita gente então dois elefantes não incomodam muito mais. 
d. Se dois elefantes incomodam muito mais então um elefante incomoda muita gente. 
e. Um elefante não incomoda muita gente ou dois elefantes não incomodam muito mais. 

10 - (MSCONCURSOS - 2014 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Educador infantil) - Analise a afirmação a seguir e marque a alternativa incorreta.

Os tipos de clima identificados no Paraná são definidos principalmente pela localização do Estado, as temperaturas e os ciclos de chuva. (Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br) 
a. No litoral predomina o clima tropical super-úmido, sem estação seca. 
b. Na região norte central predomina o clima tropical com verões quentes e estação seca. 
c. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina o clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, sem estação seca, com poucas geadas. 
d. Na região de Curitiba, nos campos gerais e sul, o verão é brando, sem estações secas e ocorrem geadas severas. 


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