SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atualizado em 07/03/2018
1. AS ATITUDES SEM QUALQUER FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA, COM BASE APENAS NA APARÊNCIA, NO COMPORTAMENTO OU NOS VALORES DE UM GRUPO SÃO ATITUDES:
a.discriminatórias.
b. desvalorizáveis.
c. preconceituosas.
d. individualistas.
2. UMA DAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL MAIS EFICAZES NA ATUALIDADE É OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:
a. interindividual, como a mídia eletrônica.
b. de massa, especialmente a mídia eletrônica.
c. interindividual, como a correspondência.
d. de massa, especialmente a mídia impressa.
3. MARQUE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE DE MANEIRA CORRETA O CONCEITO DE CULTURA.
a. Conjunto de conhecimentos adquiridos pelo indivíduo.
b. Significado, compreensão e sentidos compartilhados.
c. Domínio particular de certos métodos e técnicas.
d. Experiência acumulada durante toda a existência.
4. QUANTO SE FALA DE INCLUSÃO NA ESCOLA, ACESSO À EDUCAÇÃO, PRECONCEITOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, A REFLEXÃO SOBRE OS PCNS GANHAM GRANDE IMPORTÂNCIA.
O que são os PCNs?
a. Parâmetros Curriculares Nacionais.
b. Professores dos Colégios Nacionais.
c. Pontes de Consciência Nacionais.
d. Partidos de Construção Nacionais.
5. SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
a. no Brasil há equilíbrio entre desenvolvimento social e desenvolvimento econômico.
b. não há relação de interdependência entre processo educativo e desenvolvimento social.
c. o nível de escolaridade está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico.
d. desenvolvimento econômico e desenvolvimento social não mantêm qualquer relação.
6. UM DOS TEMAS MAIS TRABALHADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TAMBÉM PELA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO É A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.
A carreira docente e os problemas a ela relacionados têm sido objeto de estudo dos sociólogos há algum tempo. Pode-se citar como algumas das questões relacionadas a esse assunto, exceto que:
a. a boa posição social que os professores ocupam em razão do prestígio que a atividade docente adquiriu nos últimos tempos.
b. há quem veja esse emprego como outro qualquer e, portanto, sem nenhuma especificidade.
c. a carreira do magistério não tem sido vista como uma vocação ou como uma missão social.
d. as dificuldades materiais encontradas no exercício da profissão, como, por exemplo, a falta de salas de aula e material didático adequado.
7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DURANTE A COLONIZAÇÃO DO BRASIL (1500-1822) E NO PERÍODO DO IMPÉRIO (1822-1889).
a. No Império, o poder real era controlado pela elite agrária, que influiu nas primeiras faculdades, que eram privadas, para o estudo dos seus filhos.
b. Na colônia não havia separação entre Estado e Igreja e consequentemente a educação era estruturada visando à catequese e a formação religiosa.
c. Durante a colônia, os colégios espalharam-se pelo Brasil, distinguindo-se dos colégios europeus por causa das diferentes etnias encontradas no país.
d. Na época do Império, desenvolveu-se o predomínio do ensino com base no pensamento científico, excluindo o ensino de cunho religioso.
8. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO RETRATA TRÊS ELEMENTOS RELACIONADOS AO PAPEL DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM?
a. Individualismo, tarefas e pesquisas.
b. Autoridade, conteúdos e trabalhos.
c. Equipe, dependência e consciência.
d. Diálogo, troca e interação.
9. OS MOVIMENTOS SOCIAIS BUSCAM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS:
a. sociais.
b. educacionais.
c. financeiros.
d. religiosos.
10. QUAL O DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO CIDADÃO QUE DEVE SER GARANTIDO PELO ESTADO, MAS QUE FOI E AINDA É NEGADO À MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA?
a. Lazer.
b. Urbanização.
c. Educação.
d. Transporte.
Incentive seus colegas a compartilharem seus materiais para estudo!.
Envie para o e-mail: rmaschetti@gmail.com e inspire mais pessoas a ajudar!.
Caso encontre alguma questão errada e queira corrigir, por gentileza enviar para o e-mail mencionado anteriormente.
Boa Sorte e Bons Estudos!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!