1. O IDEAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NUMA PERSPECTIVA
MILITARISTA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GUERREIROS,
* em Esparta.
* em Esparta.
2. OS COLÉGIOS BRASILEIROS DE 1549 A 1599 TINHAM COMO
OBJETIVOS:
* a catequização, ensinar a ler, a escrever, e a gramática
5. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
* a catequização, ensinar a ler, a escrever, e a gramática
5. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
·
Ao contrário, fazia com que os crentes
procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e
para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da
______________ de forma a preparar os ____________ para a "república"
e para a "sociedade". As palavras que preenchem corretamente as
lacunas, são:
·
educacional;
política; professores;
·
político;
economia; trabalhadores;
·
educacional;
educação; cidadãos;
·
cultural;
educação; professores.
6. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
·
pelos
princípios socráticos.
·
pelos
princípios do cristianismo.
·
pelos
princípios do evolucionismo.
·
pelos
princípios do construtivismo.
7. A EDUCAÇÃO DO POVO, SEGUNDO A ESCOLA NOVA, É:
·
o ensino dado
no maternal por voluntários.
·
o ensino ministrado
em nível primário.
·
o Ensino
Médio.
·
a
continuidade do ensino iniciado na escola primária, que passa pelo Ensino Médio
e uma educação da elite.
8. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
·
torná-la
independente.
·
o exercício
da cidadania.
·
ser
mãe e esposa.
·
ser
guerreira.
9. KARL MARX
ESTUDOU A EDUCAÇÃO DO POVO. SUA CONTRIBUIÇÃO FOI:
·
atribuir um
papel insignificante do trabalho no âmbito escolar.
·
automatizar o
homem no ambiente sociocultural.
·
diferenciar a
educação entre as crianças, homens e mulheres.
·
entre
outras coisas, pensar a educação inserida dentro de uma situação socioeconômica
e de luta de classes.
10. A EDUCAÇÃO
DOS IMIGRANTES ALEMÃES NO SÉCULO XIX ERA REALIZADA:
·
pelo Estado.
·
pela Igreja.
·
pelos
próprios alemães.
·
em escolas
públicas.
11. NA METADE DO
SÉCULO XIX SURGIU UMA INSTITUIÇÃO IMPORTANTE PARA ATENDER AS CRIANÇAS DE 0 A 6
ANOS, DENOMINADA:
·
asilo de
infância.
·
a Santa Casa
de Misericórdia.
·
lar de menores.
·
jardim-de-infância.
12. NA GRÉCIA
ANTIGA,a intensa vida comunitária nas
cidades-estado influiu de maneira decisiva no desenvolvimento do pensamento
humano, resultando numa verdadeira revolução:
·
dos cristãos.
·
da
moralidade.
·
da
mentalidade e da política.
·
dos
deuses do Olimpo.
1. SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO
AFIRMAR QUE:
·
o
processo educativo se inspirava nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas
era sólido, no intuito de atingir a perfeição nas estratégias bélicas.
·
a educação
assumia papel-chave e complexo, tornava-se matéria e debate, tendia a
universalizar-se, superando os limites da pólis.
·
previa que os
jovens, numa primeira fase, freqüentassem a escola e a palestra, onde eram
ensinados por meio da escrita, da música e da educação física.
·
firmou-se num
ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloqüência e à beleza capaz de
atingir os aspectos mais profundos da humanidade.
2. PARA OS ILUMINISTAS, A EDUCAÇÃO:
·
era
fundamentada pela razão, pois somente ela é capaz de construir o homem.
·
deveria ser
oferecida pela religião, que educa o homem para a vida e para Deus.
·
era inata,
natural do ser humano.
·
não tem
ligação direta com a cultura nem com a sociedade.
4. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO
DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:
·
nas escolas
públicas.
·
nos
rituais cristãos.
·
nas
universidades européias.
·
nas
universidades brasileiras.
2. NA PERSPECTIVA DOS MÉDICOS
HIGIENISTAS, A ÚNICA POSSIBILIDADE DE MUDAR A QUALIDADE DE VIDA DOS BRASILEIROS
ERA:
pela escola. .**********CORRETA***********
pela organização social e política.
por promulgação de leis.
pelo trabalho.
2. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO
SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:
a população colonial pobre ou de "menor
qualidade" dava escassa valorização à escola. *********CORRETA*********
no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela
Coroa sem dificuldades.
1. A EDUCAÇÃO ESPARTANA ESTAVA VOLTADA
ESPECIALMENTE PARA:
vida em família.
a guerra. *********CORRETA*********
a formação do cidadão.
manutenção dos valores do Estado-família.
2. SOBRE A
EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
a
população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa
valorização à escola.
·
não havia
interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem
dificuldades.
·
no
colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
·
era dada
igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
3. O HUMANISMO
RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL
MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:
do antropocentrismo pela psicologia
científica.
da monarquia pela república.
da filosofia racional pela filosofia
positivista.
do teocentrismo pelo antropocentrismo.
1. O IDEAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NUMA PERSPECTIVA
MILITARISTA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GUERREIROS,
* em Esparta.
* em Esparta.
2. OS COLÉGIOS BRASILEIROS DE 1549 A 1599 TINHAM COMO
OBJETIVOS:
* a catequização, ensinar a ler, a escrever, e a gramática
5. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
* a catequização, ensinar a ler, a escrever, e a gramática
5. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
·
Ao contrário, fazia com que os crentes
procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e
para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da
______________ de forma a preparar os ____________ para a "república"
e para a "sociedade". As palavras que preenchem corretamente as
lacunas, são:
·
educacional;
política; professores;
·
político;
economia; trabalhadores;
·
educacional;
educação; cidadãos;
·
cultural;
educação; professores.
6. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
·
pelos
princípios socráticos.
·
pelos
princípios do cristianismo.
·
pelos
princípios do evolucionismo.
·
pelos
princípios do construtivismo.
7. A EDUCAÇÃO DO POVO, SEGUNDO A ESCOLA NOVA, É:
·
o ensino dado
no maternal por voluntários.
·
o ensino
ministrado em nível primário.
·
o Ensino
Médio.
·
a
continuidade do ensino iniciado na escola primária, que passa pelo Ensino Médio
e uma educação da elite.
8. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
·
torná-la independente.
·
o exercício
da cidadania.
·
ser
mãe e esposa.
·
ser
guerreira.
9. KARL MARX
ESTUDOU A EDUCAÇÃO DO POVO. SUA CONTRIBUIÇÃO FOI:
·
atribuir um
papel insignificante do trabalho no âmbito escolar.
·
automatizar o
homem no ambiente sociocultural.
·
diferenciar a
educação entre as crianças, homens e mulheres.
·
entre
outras coisas, pensar a educação inserida dentro de uma situação socioeconômica
e de luta de classes.
10. A EDUCAÇÃO
DOS IMIGRANTES ALEMÃES NO SÉCULO XIX ERA REALIZADA:
·
pelo Estado.
·
pela Igreja.
·
pelos
próprios alemães.
·
em escolas
públicas.
11. NA METADE DO
SÉCULO XIX SURGIU UMA INSTITUIÇÃO IMPORTANTE PARA ATENDER AS CRIANÇAS DE 0 A 6
ANOS, DENOMINADA:
·
asilo de
infância.
·
a Santa Casa
de Misericórdia.
·
lar de
menores.
·
jardim-de-infância.
12. NA GRÉCIA
ANTIGA,a intensa vida comunitária nas
cidades-estado influiu de maneira decisiva no desenvolvimento do pensamento
humano, resultando numa verdadeira revolução:
·
dos cristãos.
·
da
moralidade.
·
da
mentalidade e da política.
·
dos
deuses do Olimpo.
1. SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO
AFIRMAR QUE:
·
o
processo educativo se inspirava nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas
era sólido, no intuito de atingir a perfeição nas estratégias bélicas.
·
a educação
assumia papel-chave e complexo, tornava-se matéria e debate, tendia a
universalizar-se, superando os limites da pólis.
·
previa que os
jovens, numa primeira fase, freqüentassem a escola e a palestra, onde eram
ensinados por meio da escrita, da música e da educação física.
·
firmou-se num
ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloqüência e à beleza capaz de
atingir os aspectos mais profundos da humanidade.
2. PARA OS ILUMINISTAS, A EDUCAÇÃO:
·
era
fundamentada pela razão, pois somente ela é capaz de construir o homem.
·
deveria ser
oferecida pela religião, que educa o homem para a vida e para Deus.
·
era inata,
natural do ser humano.
·
não tem
ligação direta com a cultura nem com a sociedade.
4. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO
DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:
·
nas escolas
públicas.
·
nos
rituais cristãos.
·
nas
universidades européias.
·
nas
universidades brasileiras.
2. NA PERSPECTIVA DOS MÉDICOS
HIGIENISTAS, A ÚNICA POSSIBILIDADE DE MUDAR A QUALIDADE DE VIDA DOS BRASILEIROS
ERA:
pela escola. .**********CORRETA***********
pela organização social e política.
por promulgação de leis.
pelo trabalho.
2. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO
SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:
a população colonial pobre ou de "menor
qualidade" dava escassa valorização à escola. *********CORRETA*********
no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela
Coroa sem dificuldades.
1. A EDUCAÇÃO ESPARTANA ESTAVA VOLTADA
ESPECIALMENTE PARA:
vida em família.
a guerra. *********CORRETA*********
a formação do cidadão.
manutenção dos valores do Estado-família.
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