segunda-feira, abril 09, 2018

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AS II
PERGUNTA 1 Resposta V (somente a alternativa E esta correta)
A educação socialista tem com ponto de vista completamente político, priorizando uma educação universal e politécnica, aliando a formação ao trabalho profissional, porém, respeitavam alguns aspectos do ser humano para concretizar o aprendizado, através dessa citação identifique o seu autor.
“As crianças são como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro”.
a) A citação refere-se ao pensamento de Herbart Spencer
b) Por se tratar de uma visão socialista a citação é de Karl Marx
c) Pela docilidade apresentada foi Pestalozzi quem fez a citação
d) O pensamento é de Jean Jacques Rousseau
e) Quem poderia ter essa visão senão Froebel
I. apenas a alternativa b está correta
II. alternativas a e c estão corretas
III. alternativas b e d estão corretas
IV. apenas a alternativa c está correta
V. somente a alternativa e está correta
PERGUNTA 2 Resposta B
De acordo com Rousseau “Todo homem nasce bom e a sociedade é que o corrompe”. Você acredita nesse ponto de vista. Lembre da época em que o educador está inserido. Em qual das suas obras o educador expõe o seu pensamento, assinale a alternativa correta.
a. O contrato social
b. Emílio
c. Didática Magna
d. Encyclopédie
e. O manual
PERGUNTA 3 Resposta A
Através da concepção em que o saber de um modo geral deve estar voltado para ação, portanto deve ser concebido através da ação, da prática, o educando não seria apenas o expectador mais sim o ator do seu próprio conhecimento, alguns educadores se posicionam quanto a esse pensamento, por exemplo: Esse pensamento educacional contempla qual Pedagogia abordada no texto teórico.
a. Através das influências educacionais trazidas pelo período do Renascimento/Humanismo, podemos compreender que esse pensamento está presente no pensamento da Pedagogia Realista.
b. Após o período do domínio da Igreja, centrado na Idade Média, esse pensamento está dentro da concepção educacional trabalhada por Martinho Lutero.
c. A ação e a prática compreendem todos os aspectos discutidos na Educação Positivista.
d. O pensamento refere-se a pedagogia Naturalista, trabalhada por Jean Jacques Rousseau.
e. Quando falamos sobre prática dentro da educação estamos falando de uma pedagogia trabalhada com os jesuítas, através da Companhia de Jesus.
PERGUNTA 4 Resposta IV
Qual educador acreditava que as filosofias voltadas para a educação deveriam estar contidas dentro das seguintes concepções:
“Só fazendo aprendemos a fazer”
“Ensinar tudo a todos”
“Ensinar para a vida”
“Atingir a sabedoria universal”
“Aspiração democrática do ensino”
I. Jean Jaques Rousseau
II. John Locke
III. August Comte
IV. João Amós Comênio
V. Erasmo de Rotterdam
PERGUNTA 5 Resposta D
Na visão dos representantes da pedagogia pragmatista ela está baseada no antiintelectualismo, privilegiando a prática e a experiência, Como você compreende esse pensamento educacional trabalhada nessa influência educacional.
a. A visão pragmatista está baseada somente nos resultados
b. Estabelece uma relação entre os interesses do professor em trabalhara educação através de manuais.
c. O trabalho desenvolvido pelo pragmatismo está entre o que é abstrato e sua relação com os fatos reais.
d. Sua visão está sobre o concreto e o adequado para os fatos, a ação e o poder.
e. O pragmatismo não se importa com os livros como materiais didáticos, porque são antiintelectualistas.
PERGUNTA 6 Resposta B
A teoria construtivista prioriza uma educação voltada a construção do conhecimento, voltado a uma mediação estabelecida pelo aprendizado da criança diante de um desenvolvimento real caracterizado como o nível de desenvolvimento que já está completo – a criança já internalizou determinada função, como por exemplo, amarrar os sapatos sozinha. Qual aspecto nos mostra o funcionamento desse desenvolvimento real.
a. O desenvolvimento idealizado por Rousseau, quando trabalha a pedagogia naturalista, mostrando as fases do desenvolvimento.
b. O que demonstra esse desenvolvimento está ligado ao que foi denominado de Zona de Desenvolvimento Proximal, trabalhada por Vygostky.
c. O que mostra corretamente o desenvolvimento em questão é o que idealizou Jean Piaget através dos estágios
d. O pensamento através dos Níveis trabalhados por Emília Ferreiro.
e. Quem elaborou todas as fases para observar esse desenvolvimento foi Froebel.
AS III
PERGUNTA 1 Resposta IV (apenas a alternativa E esta correta)
Com as reformas realizadas no Império, uma em específico nos remete a uma necessária reflexão, “A Reforma Leôncio de Carvalho”, trazendo conseqüências para a educação. Assinale a alternativa que mostra a especificidade da Reforma ao ensino
a) Trouxe a liberdade ao ensino secundário
b) Criou um método para ser trabalhado no Colégio D. Pedro I
c) Envolvia a participação da sociedade no ensino
d) Desenvolveu projetos educacionais
e) Evidencia a liberdade no ensino
I. alternativas a e b estão corretas
II. apenas a alternativa d está correta
III. alternativas b e d estão corretas
IV. apenas alternativa e está correta
V. apenas alternativa a está correta
PERGUNTA 2 Resposta A
Observamos que dentro do contexto apresentado com a chegada dos jesuítas no Brasil, através de Manoel da Nóbrega, houve uma manifestação religiosa, depois com a criação dos Colégios e dos cursos de letras humanas, filosofia e ciência e teologia, temos uma estrutura do ensino, apesar de sua administração realizada pelos jesuítas. Assinale a alternativa correta.
a. Os jesuítas tiveram o monopólio do ensino dentro de uma estruturação sistematizada e organizada.
b. A educação era voltada para um aspecto intelectual para formar os filhos dos colonos.
c. A prioridade era educar para catequizar os mestiços
d. A educação teve como base as aulas régias
e. Os jesuítas criaram vários métodos para que todos aprendessem para se profissionalizar
PERGUNTA 3 Resposta B
Quando os jesuítas são expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal o ensino sofre uma desestabilização, até a educação se concretizar novamente, existe o que podemos chamar de um período vago, porém depois de algum tempo nasce a escola pública através das reformas realizadas pelo Marquês de Pombal. Você acredita que essas reformas conseguiram superar o trabalho realizado pelos jesuítas, vamos verificar qual era o objetivo do Marquês de Pombal no que se refere aos cursos e a cultura impregnada nesse ensino.
a. O Marquês de Pombal acreditava que através da formação específica dos professores conseguiria estruturar a educação.
b. Através das aulas Régias, implantadas nas escolas seria uma grande tentativa para essa estruturação.
c. Sob a visão Iluminista, priorizando somente a educação como responsabilidade do Estado.
d. Através de professores trazidos de Portugal
e. Desenvolvendo uma educação voltada à religião
PERGUNTA 4 Resposta C
Após a carta Magna “Constituição de 1824” onde havia uma importante significação sobre a educação, alguns métodos foram criados para contribuir no processo educacional do Império, entre eles o método lancasteriano, que previa que alunos mais adiantados e menos adiantados se ajudariam. Como você acredita que o método contribuía para a educação.
“Os alunos mais adiantados ficavam sob o comando de alunos-monitores;
estes, por sua vez, eram chefiados por um inspetor de alunos”
a. Através da ajuda mútua
b. A educação seria mediada somente através de manuais
c. O método apenas demonstrava a fragilidade do professor
d. Os alunos mais adiantados conseguiam ensinar os que apresentavam certa dificuldade
e. O método trouxe contribuições significativas para a educação no que se refere as dificuldades de aprendizagem de forma satisfatória sem o auxílio do professor.
PERGUNTA 5 Resposta E
Dentro do contexto apresentado na Unidade III, vimos uma preocupação excessiva com o ensino superior, a criação de cursos e formação do ensino secundário voltadas para a formação do ensino superior , temos como exemplo o Colégio D. Pedro I. Comentando sobre essa visão dentro da educação brasileira, lembrando que não houve ênfase no ensino primário, podemos vislumbrá-lo como o ensino fundamental e o secundário. Como era contemplada a formação no Colégio D. Pedro I.
a. O Colégio foi criado para receber alunos de todas as classes, principalmente as menos favorecidas
b. O Colégio vislumbrava somente uma formação científica
c. O seu conteúdo era baseado nas normas organizacionais dos jesuítas
d. O Colégio tinha em seu currículo disciplinas que priorizavam a formação profissionalizante.
e. O Colégio tinha dentro do seu currículo ora aspectos científicos ora literários.
PERGUNTA 6 Resposta D
Quando a corte Portuguesa chega ao Brasil em 1808, no Rio de janeiro, cidade que passa a ser a sede do reino Português. A cidade passa por algumas mudanças para atender a Corte, a intenção era deixar a cidade parecida com Portugal no que se refere à educação, para isso, D. João VI realizou algumas alterações. Como se deu o processo de mudança na educação e no âmbito cultural.
a. Através da introdução de exercícios físicos e das aulas régias
b. Com a criação de museus e da Imprensa Régia
c. Abrindo cursos profissionalizantes
d. Com a estruturação em níveis de ensino e a criação de colégios e universidades
e. Através da criação do Jardim Botânico para pesquisa científica
AS IV
PERGUNTA 1 Resposta D
O documento redigido por Fernando de Azevedo juntamente com 25 intelectuais denominado “Manifesto dos Pioneiros da Educação” prioriza uma reforma necessária no processo educacional, visto que esse documento é um marco dentro da Educação Brasileira, trazendo algumas especificidades ao Estado, pois bem vamos discutir quais são essas propostas contidas no documento para o Estado.
a. A função da educação poderia ser responsabilidade não somente do Estado, mas também dos proprietários de escolas privadas.
b. O acesso à educação de jovens e adultos que residissem em São Paulo e no Rio de Janeiro.
c. A separação dos sexos em sala de aula e a proibição de influências religiosas no ensino
d. A educação pública, autonomia da função educacional, proibição de influências religiosas e políticas partidárias no ensino.
e. A obrigatoriedade de uma educação profissional
PERGUNTA 2 Resposta E
Maria Lacerda de Moura foi uma lutadora da participação efetiva da mulher na sociedade, apesar dos preconceitos, estava muito a frente de seu tempo quanto aos seus ideiais, destaque suas contribuições no âmbito educacional. Assinale a alternativa que mostra essa contribuição.
a. Através da participação em grupos anarquistas
b. Quando tirou das ruas os filhos dos escravos
c. Abriu várias escolas e abrigos
d. Quando escreveu vários livros infantis
e. Participou da liga contra o analfabetismo
PERGUNTA 3 Resposta C
Temos uma grande influencia pedagógica no Brasil trazida pelos educadores do período chamado Primeira República, essa influência se dá pela formação dos nossos educadores fora do Brasil, na Europa, Estados Unidos e outros países, os pensamentos contemplam positivismo e pragmatismo. Portanto, um dos filósofos e pedagogos que fazem parte deste contexto é John Dewey. Qual o seu pensamento pedagógico e qual o educador brasileiro que traz o seu pensamento para o Brasil.
a. O pensamento pedagógico de John Dewey mostra que todas as idéias devem ser consideradas como verdades plenas. O educador que traz para o Brasil essa influência é Fernando de Azevedo
b. A educação deve estar centrada nos aspectos práticos, voltados à experiência . Quem traz esse pensamento ao Brasil é Florestan Fernandes
c. A escola é a própria vida e as idéias podem ser consideradas verdadeiras quando orientam a ação. O educador brasileiro que é influenciado pelo pragmatismo de John Dewey foi Anísio Teixeira
d. A escola deve preparar o aluno para resolver seus problemas com o auxílio do professor. Pensamento trazido por Pascoal Lemme
e. As idéias são apenas hipóteses que só devem ser concebidas a medida que podemos comprová-la cientificamente. Quem traz esse pensamento ao Brasil é Álvaro Vieira Pinto.
PERGUNTA 4 Resposta A
Podemos dizer que Fernando de Azevedo incluiu a educação dentro de um contexto nacional, sempre preocupado com o papel da escola dentro de uma visão crítica. Defina o seu pensamento pedagógico de acordo com a escolha das alternativas abaixo.
a. Através da extensão do ensino a todas as crianças em idade escolar
b. Quando prioriza o ensino dentro dos currículos das aulas régias
c. Pela abertura e luta política apoiando os proprietários de escolas particulares do Estado de São Paulo
d. A educação infantil como foco no âmbito internacional
e. Através de acordos internacionais
PERGUNTA 5 Resposta B
Como podemos definir a identificação que Lourenço Filho denomina ao que se refere ao papel da escola primária.
a. O papel da escola primária seria a formação dentro de uma visão política
b. A integridade da criança na sociedade dentro de uma visão voltada a realidade
c. Adaptar as crianças ao material didático oferecido pelo Estado
d. Adequar a escola primária aos aspectos religiosos
e. Prepara a criança para a vida profissional
PERGUNTA 6 Resposta II (Apenas alternativa d está correta)
Voltada a um pensamento e a uma ação extremamente social Anália Franco traduz a sua visão pedagógica aos mais necessitados. Como podemos compreender as causas das dificuldades enfrentadas por ela para manter o seu trabalho.
a) Uma das dificuldades se dá por causa da sua religião
b) A sociedade não aceitava a formação intelectual feminina
c) Ela não sofreu tantas dificuldades, pois fazia parte da elite
d) A sociedade formada por católicos, escravocratas e monarquistas não aceitavam uma obra social realizada por Anália, pois sua fama não era agradável.
e) Anália teve ajuda de vários fazendeiros, não houve um período que constatasse dificuldades na sua obra.
I. Apenas alternativa a está correta
II. Apenas alternativa d está correta
III. As alternativas c e E estão corretas
IV. As alternativas a e d estão corretas
V. As alternativas b e d estão corretas
AS V
PERGUNTA 1 Resposta B
O ensino organiza-se a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71, agregando o ensino primário antigo ginásio, passando a constituir o ensino de 1º grau e o médio 2º grau, são incorporadas no currículo algumas disciplinas. Identifique as disciplinas que contemplam o currículo.
a. Educação física, música, artes, sociologia e religião
b. Artes, educação moral e cívica, educação física, saúde e religião
c. Religião, educação moral e cívica, saúde, artes
d. Filosofia, gramática específica, línguas, educação física
e. Educação moral e cívica, artes visuais, filosofia
PERGUNTA 2 Resposta A
Percebemos que na ditadura militar um dos aspectos trabalhados na educação foi o condicionamento, se pararmos para refletir, vimos que na Primeira República houve uma luta dos nossos intelectuais para tornar a educação democrática, pública, gratuita, laica, livre de rumores de religião e da política, contrariando todo o movimento realizado pelos intelectuais a Segunda República traz outra visão revertendo a idéia de democratização do ensino. Como você compreender a educação em segundo plano dentro desse período.
a. São vários aspectos que demonstram o descaso um deles está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
b. Quando é implementada a visão intuitva na educação
c. A educação está centrada no pensamento socialista
d. A preocupação está nas escolas públicas e infantis
e. São incorporados nos currículos aspectos de um pensamento construtivista
PERGUNTA 3 Resposta C
A educação de Jovens e Adultos torna-se importante a partir da contextualização trabalhada por Paulo Freire. Defina como se estabelece o seu método aplicado à educação, procure assinalar a alternativa que mostra o segmento de todo o processo.
a Tematização, socialização, interação
b. Problematização, Investigação, Conclusão
c. Investigação, tematização, problematização
d. Socialização, Investigação, Interação
e. Problematização, Socialização, Conclusão
PERGUNTA 4 Resposta D
Vimos no contexto do período relacionado a ditadura militar que apesar do desenvolvimento implantado em nosso País, a educação passa por processos decisivos e comprometidos diante dos acordos e da visão política. Vamos discutir os aspectos do Estado no sentido do seu poder em relação a decisões da educação da sociedade brasileira, decidindo como essa sociedade será educada no sentido intelectual, como identificamos essa visão de educação.
a A educação era voltada ao ensino religioso
b. A introdução das disciplinas educação moral e cívica e música
c. A educação era concebida por intelectuais e educadores preocupados com a educação pública
d. A educação é ministrada de acordo com os interesses do mercado internacional
e. A educação era ministrada em níveis: primário e secundário
PERGUNTA 5 Resposta E
Em sua principal obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire traz uma proposta anti-autoritária, onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos, engajados num diálogo permanente, o diálogo está presente em toda a sua obra, a intenção é tornar o cidadão participativo, reflexivo e crítico dentro da sociedade. Como podemos identificar o que Paulo Freire quis expressar através da seguinte frase:
“Não podemos ficar alheios. “Ser rebeldes e não ser resignados”.
a. Que nós temos que aceitar os educandos como eles são
b. Que não devemos priorizar dentro da educação aspectos como a história, a cultura e a política
c. Que hoje existem muitas pessoas que devem ficar dentro dos lugares impostos pela sociedade
d. Que o professor não deve interferir no processo de aprendizagem dos seus alunos.
e. Que todos os educadores devem participar da história, da cultura e da política, não se pode ficar neutro.
PERGUNTA 6 Resposta A
A contextualização dos educadores apresentados nesta Unidade nos mostra como o sentido de politização é importante para que possamos realizar um trabalho mais concreto do âmbito educacional, porém alguns educadores exploram uma visão sociologia, filosófica, política, cultural e crítica, dentre esses educadores dois efetivamente merecem destaque. Quais são eles.
a. Álvaro Vieira Pinto e Florestan Fernandes
b. Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo
c. Florestan Fernandes e Anísio Teixeira
d. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto
e. Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes
AS VI
PERGUNTA 1 Resposta E
De acordo com a trajetória de luta dos educadores apresentados nesta Unidade, foram escolhidos dois pensamentos para que você identifique.
Seu Pensamento está ligado à Filosofia: “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; Se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil;Se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; Se dar a cada um de nos e a nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil; Então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes”.
Pensamento educaional (Através de uma crítica incisiva ao modelo pedagógico burocrático, Tragtenberg chega à teoria da pedagogia libertária que se expressa pelo questionamento de toda e qualquer relação de poder estabelecida no processo educativo e das estruturas que proporcionam as condições para que essas relações se reproduzam no cotidiano das instituições escolares).
a. Guiomar Namo de Mello e Maurício Tragtenberg
b. Moacir Gadotti e Marilena Chauí
c. Dermival Saviani e Magda Soares
d. Moacir Gadotti e Guiomar Namo de Mello
e. Maurício Tragtenberg e Marilena Chauí
PERGUNTA 2 Resposta B
Identifique o autor da frase a seguir e explique os motivos que o levaram a ter esse pensamento.
“Somei, mas fracassos do que vitórias”
a. Anísio Teixeira
b. Darcy Ribeiro
c. Florestan Fernandes
d. Dermival Saviani
e. Rubem Alves
PERGUNTA 3 Resposta B
Dermival Saviani é reconhecido por sua análise crítica sobre as políticas educacionais brasileiras, pois acredita na liberdade da sociedade, como indivíduos desenvolvidos capazes de se organizar em busca de uma harmonia incomum. Partindo deste pressuposto, vamos definir o seu pensamento pedagógico.
a. Sempre defendeu a escola privada através da sua concepção bancária
b. Acredita na liberdade da sociedade através do seu desenvolvimento e da sua capacidade de organização.
c. Preocupava-se apenas com o ensino direcionada a Educação de Jovens e Adultos
d. Seu pensamento pedagógico está centrado na influência positivista
e. Acreditava que somente o trabalho realizado através dos livros didáticos conseguiríamos o sucesso educacional
PERGUNTA 4 Resposta C
Agora com base em todas as unidades apresentadas, você pode compreender a história de uma educação que passou por momentos difíceis e prestando atenção nos textos também pode observar que as suas conquistas foram lentas. De acordo com o pensamento de Maria Lúcia de Souza Aranha sobre o referido assunto apontando algumas possíveis soluções para que juntos possamos dar novos caminhos a essa história da educação e da pedagogia, o que falta, o que tem de excesso, o que precisamos fazer para melhorar.
“O trunfo de se tornar um dos países mais ricos, no entanto, contrasta com o fato de ser um triste
recordista em concentração de renda, com efeitos sociais perversos: conflitos com os sem-terra,
os sem-teto, infância abandonada, morticínio, mas prisões, nos campos,nos grandes centros.
Persiste na educação (e na saúde!) uma grande defasagem entre o Brasil e os países desenvolvidos,
porque a população não recebeu até agora um ensino fundamental de qualidade”. (Aranha, 1993, p. 224)
a. Podemos mudar trabalhando dentro de uma Pedagogia tradicional, já que os jesuítas contemplaram o monopólio da educação.
b. Se os educadores trabalhassem apenas diante de uma perspectiva construtivista teríamos chance de mudar a sociedade
c. Alcançaríamos se houvesse um investimento no que se refere ao Ensino Fundamental.
d. Deveria haver um olhar mais humano para com o professor
e. O aspecto discutido não deve ter interferência do Estado.
PERGUNTA 5 Resposta E
De acordo com as conquistas diante das políticas públicas no âmbito educacional temos hoje parâmetros de trabalho como educadores, já que elas nos dão base para exercer a profissão de pedagogos, pois bem quais são as principais, de acordo com o período da Nova República e que predominam até os dias atuais.
a. A Constituição Federal de 1891 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4021/61
b. Os parâmetros curriculares nacionais e as Diretrizes curriculares nacionais.
c. A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do adolescente
d. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71 e a Constituição Federal de 1824.
e. A Constituição de 1988 e a A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.
PERGUNTA 6 Resposta IV (Apenas a alternativa E esta correta)
Diante da discussão sobre o sistema educacional brasileiro, se faz necessário um estudo que contemple uma mudança condizente com o pensamento atual da sociedade, já no processo de democracia conquistado pela movimentação da sociedade, dessa forma são instituídos nos currículos escolares especificidades importantes a serem discutidas na escola. Identifique-as.
a) Interdisciplinaridade, reciclagem
b) Os temas transversais
c) A visão de cidadania planetária dando importância ao meio ambiente
d) Interdisciplinaridade e a volta dos temas religiosos
e) Os temas transversais e a interdisciplinaridade
I. Alternativas a e c estão corretas
II. Apenas alternativa b está correta
III. Alternativas c e d estão corretas
IV. Apenas alternativa e está correta
V. Alternativas a e d estão corretas

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