segunda-feira, abril 30, 2018

LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 6

Pergunta 1: Leia, com atenção, a carta comercial a seguir para responder à questão:
Produção, colocar o texto a seguir em uma caixa de texto de forma que tenha semelhança com um papel carta
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. Faria Lima, 1000
São Paulo – SP
São Paulo, 03 de março de 2014.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Amélia Sousa

Gerente comercial

Podemos dizer sobre essa carta comercial que:
I – atualmente, não se usa mais colocar o endereço na carta, devendo constar apenas no envelope.
II – em relação à linguagem, ela segue a orientação de não usar palavras/ expressões já em desuso, exageradas, pomposas que havia sido herdado pela correspondência comercial das correspondências oficiais (acórdãos, atas, decretos, procurações)
III – em relação ao uso da linguagem, ela privilegia os dois pontos depois da saudação (forma mais usada atualmente) e é composta por frases curtas, o que lhe confere mais clareza e objetividade.
IV – Utiliza erroneamente a fórmula de despedida "atenciosamente" que deveria vir abreviada como "att.", o que é mais usual e correto.
Está correto apenas o que se afirma em:

Resposta Selecionada: a. I e III.

Pergunta 2  Observe como um poeta e um gramático destacam o uso do pronome átono no início das frases, nos textos a seguir.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoDa Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarro.(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)
"Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (...)".(CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.)
Comparando a explicação dada pelos dois estudiosos da língua sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos: (questão adaptada ENEM)

Resposta Selecionada: c. relativizam essa regra gramatical.

Pergunta 3 Leia o excerto a seguir que trata do gênero e-mail profissional, mas apresenta algumas lacunas:
Vale lembrar ainda que sempre escrevemos para alguém, por isso esteja atento ao seu _____________. Leve sempre em consideração o grau de hierarquia entre você e seu leitor, para que possa adequar o _________mais ou menos formal no uso da linguagem. Lembre-se também que na_________ de atividade profissional o uso da norma _____________é uma exigência, portanto, esteja atento às regras da gramática ____________e antes de clicar o "enviar" faça uma boa revisão do texto. Além disso, informe-se sobre a cultura da empresa/instituição em que atua, pois não escrevemos apenas com palavras, mas a partir de nossos conhecimentos, enciclopédicos, de mundo e de nossas vivências e experiências. Todo texto é, pois, determinado por suas condições _____________de produção e recepção.
Agora, escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas desse excerto:

Resposta Selecionada: c. interlocutor; registro; esfera; urbana de prestígio; normativa; contextuais.

Pergunta 4 Leia, com atenção, as assertivas a seguir, que tratam a respeito da correspondência comercial, analisando-as como verdadeira (V) ou Falsa (F):
I – A correspondência comercial tem como objetivo, principalmente, construir as relações públicas (pessoais e empresariais) e promover a imagem das Companhias.
II – A correspondência comercial é apenas um instrumento de comunicação que deve documentar algumas situações das empresas.
III – Por refletir uma imagem de organização e de competência da empresa, a correspondência comercial ainda não se livrou da necessidade de uso de algumas expressões burocráticas e antiquadas, como alguns latinismos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, em relação à análise das assertivas:
Resposta Selecionada: b. I (V); II (F); III (F).

4 comentários:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...