TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você
selecionou:
QUESTÃO 1
A Psicopedagogia
ocupa-se
a )
das dificuldades de
aprendizagem no seu sentido amplo.
b )
das dificuldades de
aprendizagem que surgem no espaço escolar.
c )
das dificuldades de
aprendizagem que são encaminhadas ao atendimento clínico
d )
da aprendizagem, de
um modo geral, no estado normal ou patológico, em qualquer faixa etária, no
decorrer da existência do sujeito
QUESTÃO 2
Para desenvolver a
autonomia moral, ao repreender uma criança, Piaget sugere a utilização da
a )
heteronomia moral.
b )
anomia.
c )
sanção expiatória
d )
sanção por
reciprocidade.
QUESTÃO 3
Para que a criança
aprenda, é necessário que a família autorize. Assim
a )
a criança aprende
independentemente da autorização da família.
b )
a autorização
representa um documento que a família assina.
c )
o ingresso na
escola já demarca a autorização da família.
d )
para a
Psicopedagogia, essa autorização é
simbólica e inconsciente e diz respeito ao valor que a
família dá à Educação.
QUESTÃO 4
A anomia caracteriza-se
a )
como uma atitude
indisciplinada.
b )
como o estágio mais
avançado do desenvolvimento moral.
c )
pela ausência da
consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras
sociais e dos limites disciplinares
d )
como o estágio que antecede
a autonomia moral.
QUESTÃO 5
A afirmação
"toda Psicologia é social" diz respeito
a )
à teoria de
Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
b )
à necessidade de
analisar o homem dentro de um contexto social
c )
ao vínculo afetivo
que se constitui no contexto social.
d )
a todas as teorias
da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.
QUESTÃO 6
Para a
Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como
a )
heteronomia moral.
b )
incoerência entre a
atitude e a tarefa proposta.
c )
agressividade e repulsa
pela tarefa escolar.
d )
transgressão.
QUESTÃO 7
O planejamento
assume um papel importante na atividade docente quando
a )
na sua ausência,
pode ser executado por outro professor
b )
pode ser consultado
pela equipe técnica
c )
professor acredita na
importância de sua intervenção para a promoção da
aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem
d )
é entregue em dia à
coordenação
QUESTÃO 8
A forma de
organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as
disciplinas, a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a
unidade do conhecimento, chama-se
a )
multidisciplinaridade.
b )
interdisciplinaridade.
c )
transdisciplinaridade.
d )
pluridisciplinaridade.
QUESTÃO 9
As funções da
aprendizagem, segundo Sara Pain, são:
a )
educacional e repressora.
b )
repressora e transformadora.
c )
repressora,
socializadora e transformadora.
d )
transformadora e socializadora.
QUESTÃO 10
A concepção
curricular de toda e qualquer escola
a )
é crítica.
b )
reflete uma concepção
de homem, de educação e de sociedade.
c )
é
integrada e oferece aprendizagens significativas.
d )
é
neutra e absoluta.
Muito obrigado, os conteúdos daqui me tirou de um sufoco . Só agradeço de ♥️
ResponderExcluirb ) aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.
ResponderExcluiressa é a correta.