terça-feira, abril 24, 2018

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
A Psicopedagogia ocupa-se

a )
das dificuldades de aprendizagem no seu sentido amplo.
b )
das dificuldades de aprendizagem que surgem no espaço escolar.
c )
das dificuldades de aprendizagem que são encaminhadas ao atendimento clínico
d )
da aprendizagem, de um modo geral, no estado normal ou patológico, em qualquer faixa etária, no decorrer da existência do sujeito

QUESTÃO 2
Para desenvolver a autonomia moral, ao repreender uma criança, Piaget sugere a utilização da

a )
heteronomia moral.
b )
anomia.
c )
sanção expiatória
d )
sanção por reciprocidade.
QUESTÃO 3
Para que a criança aprenda, é necessário que a família autorize. Assim

a )
a criança aprende independentemente da autorização da família.
b )
a autorização representa um documento que a família assina.
c )
o ingresso na escola já demarca a autorização da família.
d )
para a Psicopedagogia, essa autorização é simbólica e inconsciente e diz respeito ao valor que a família dá à Educação.
QUESTÃO 4
A anomia caracteriza-se

a )
como uma atitude indisciplinada.
b )
como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
c )
pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares

d )
como o estágio que antecede a autonomia moral.
QUESTÃO 5
A afirmação "toda Psicologia é social" diz respeito

a )
à teoria de Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
b )
à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social
c )
ao vínculo afetivo que se constitui no contexto social.
d )
a todas as teorias da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.
QUESTÃO 6
Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como

a )
heteronomia moral.
b )
incoerência entre a atitude e a tarefa proposta.
c )
agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
d )
transgressão.
QUESTÃO 7
O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando

a )
na sua ausência, pode ser executado por outro professor
b )
pode ser consultado pela equipe técnica
c )
professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem

d )
é entregue em dia à coordenação
QUESTÃO 8
A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas, a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se

a )
multidisciplinaridade.
b )
interdisciplinaridade.
c )
transdisciplinaridade.
d )
pluridisciplinaridade.
QUESTÃO 9
As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:

a )
educacional e repressora.
b )
repressora e transformadora.
c )
repressora, socializadora e transformadora.
d )
transformadora e socializadora.
QUESTÃO 10
A concepção curricular de toda e qualquer escola

a )
é crítica.
b )
reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.
c )
é integrada e oferece aprendizagens significativas.
d )
é neutra e absoluta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...