segunda-feira, abril 02, 2018

TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


1. A partir das ideias de Sócrates, é correto afirmar que


  •  a alma é nossa psique e sede da consciência, devendo desaparecer depois de nossa morte.
  •  a alma é a nossa razão e a sede de nossa atividade pensante e eticamente operante.
  •  o homem não é sua alma, embora ela o diferencie especificamente de qualquer outra coisa.
  •  sendo a sede de nossa psique a alma garante nossa dissolução na totalidade do cosmo.

2. Observe:



  • No livro A Origem da Tragédia (1872), Friedrich Nietzsche defende a tese de que a cultura grega antiga vivia a tensão entre dois princípios básicos e divergentes, que são

  •  o inconsciente (ligado às pulsões artísticas da alma) e o consciente (que se constitui pelo lado racional).
  •  o dionisíaco (ligado à exacerbação dos sentidos) e o apolíneo (ligado à razão e ao equilíbrio).
  •  o dionisíaco (ligado à razão e ao equilíbrio) e o apolíneo (ligado à exacerbação dos sentidos).
  •  o inconsciente (ligado às forças instintivas) e o consciente (que se caracterizaria pelas censuras racionais).

3. Sobre o pensamento de Jurgen Habermas, um dos principais representantes contemporâneos da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que


  •  ao contrário de Adorno, ele manifesta uma visão positiva da indústria cultural, a qual poderia conter em seu bojo elementos transformadores.
  •  na esteira de seus antecessores, o principal eixo de sua produção se caracteriza por promover uma revitalização do marxismo revolucionário.
  •  tornou-se mundialmente conhecido a partir de sua tese de doutoramento intitulada "As Origens do Drama Barroco Alemão".
  •  em seu livro Teoria da Ação Comunicativa ele concebe a razão e a ação comunicativas como alternativa à razão instrumental oriunda do Iluminismo.

4. Leia o texto abaixo.



  • A Grã-Bretanha, o país do empirismo e do liberalismo econômico, foi o palco em que primeiro se processou essa revolução. Uma série de fatores contribuiu para isso: um inédito excedente de capital, o acesso a grandes reservas de recursos naturais, sobretudo nas colônias de seu império global, e o surgimento de novas técnicas produtivas.

  • Esse texto se refere à Revolução

      •  Gloriosa.
      •  Neolítica.
      •  Industrial.
      •  Francesa.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Deixe seu comentário!

      LinkWithin

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...