quarta-feira, maio 23, 2018

DIDÁTICA, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


1. Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento, o que é correto afirmar?
a.  As atividades metodológicas propostas para crianças e jovens com a internet podem ser calcadas em filmes, letras de música etc.
b. Não é necessário que os alunos sejam direcionados para que exista um desenvolvimento adequado.
c. O hipertexto não está disponível para qualquer aluno, só aqueles que possuem softwares.
d. É importante que os alunos sejam direcionados para perceber o que há de precioso na internet.

Também a resposta pode aparecer dessa forma: projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.


2.  Segue abaixo
Se nos estudos culturais a cultura é uma arena, um campo de luta em que o significado é fixado e negociado, as escolas, sua maquinaria, ___________ e práticas são parte desse complexo.

Qual alternativa preenche corretamente a lacuna?
a. suas representações.
b. seus discursos.
c. os sujeitos.
d. seus currículos.




3. Segue abaixo

A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros.
Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso,

a. determina que formar cidadãos é tarefa apenas da escola, e que outras esferas formativas podem ser desconsideradas.
b. revela que formar e orientar o cidadão se dá na família, porque esta favorece o convívio em sociedade.
c. • desvincula sua função social da problemática mundial, econômica, social, pedagógica e psicológica.
d. mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente.




4.  Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.
A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação:


a. submete-se aos condicionantes econômicos e culturais da sociedade onde se insere.
b. reproduz o modelo social vigente em seus aspectos sociais e econômicos.
c. redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.
d. contribui para a transformação da sociedade em seus aspectos sociais e políticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...