sexta-feira, maio 11, 2018

Jogos Brinquedos e Brincadeiras

Resultado final : 2

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. De acordo com Friedmann (1992),



  • "os brinquedos podem ser elementos da natureza, objetos artesanais,
    industrializados, simples ou sofisticados, que aparecem nos mais diversos contextos. Tais objetos, transformados em brinquedos pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimulam a brincadeira, desenvolvem a inteligência e refletem padrões sociais" (p. 70). Ou seja,

  •  a natureza deve ser potencializada, quando reciclamos os brinquedos.
  •  elementos da natureza ou objetos industrializados são transformados pelas paixões.
  •  ao escolherem e utilizarem os brinquedos, as crianças ficaram mais próximas da natureza e contra os brinquedos industrializados conforme os novos padrões sociais.
  •  ao brincarem com elementos da natureza ou com brinquedos industrializados, as crianças têm a capacidade de transformá-los de acordo com padrões do grupo social ao que pertencem.

2. Leia abaixo:



  • O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola, porém

  •  não aproveitamos corretamente essas poderosas ferramentas por que não fomos preparados para utilizá-las.
  •  não devemos deixar as crianças brincarem na escola.
  •  não reconhecemos a importância do brincar.
  •  não desperdiçamos oportunidades de troca de conhecimento.

3. Leia abaixo:



  • Froebel foi criador do Kindergarten (Jardim de Infância), onde as crianças eram consideradas "plantinhas" que precisavam ser cuidadas pelas "jardineiras", denominação das professoras. O brincar livre e espontâneo em contato com a natureza, conjugado à utilização de materiais como bolas, cilindro e cubos denominados
    como dons, além de possibilitarem atividades de manipulação, percepção sensorial, e linguagem, seriam os recursos necessários para a aquisição de conhecimento.

  •  A afirmação acima está incorreta.
  •  A afirmação acima está correta.
  •  A afirmação acima refere-se aos jogos cooperativos.
  •  A afirmação acima refere-se apenas às escolas montessorianas.

4. O direito de brincar é entendido como direito à liberdade e foi contemplado na legislação brasileira por meio de qual documento legal?


  •  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
  •  Código Civil.
  •  Lei Orgânica da Assistência Social.
  •  Estatuto da Criança e do Adolescente.

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