segunda-feira, maio 21, 2018

LITERATURA INFANTIL

Resultado final : 2

LITERATURA INFANTIL

1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.



  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.

  •  Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
  •  O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  •  Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  •  O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.

2. Aponte a alternativa que descreve uma das dificuldades encontradas na valorização social da leitura.


  •  O descaso com os professores e a escola.
  •  A crença de que a leitura transforma as condições sociais.
  •  A consciência da importância da leitura para a cidadania.
  •  A valorização do conhecimento e da escolarização.

3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.


  •  O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
  •  O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
  •  O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
  •  O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.

4. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.


  •  Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
  •  Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
  •  Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
  •  A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...