Páginas
INÍCIO
SOBRE
EAD
GRUPO DE ESTUDOS
COMO AJUDAR!
Contatos:
segunda-feira, maio 21, 2018
LITERATURA INFANTIL
Resultado final :
2
LITERATURA INFANTIL
1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.
Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.
Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
2. Aponte a alternativa que descreve uma das dificuldades encontradas na valorização social da leitura.
O descaso com os professores e a escola.
A crença de que a leitura transforma as condições sociais.
A consciência da importância da leitura para a cidadania.
A valorização do conhecimento e da escolarização.
3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.
O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
4. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.
Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prova com Respostas
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Pratica de leitura escrita
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
Mapa para Sala de Aula e Dicas de organização da sala de aula para professores
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
LinkWithin
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!