sexta-feira, junho 08, 2018

Diversidade Cultural

DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL

AS I
Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
Considerando que outra forma de se compreender a constituição cultural das sociedades é a partir de sua função transformadora do meio ambiente, do meio social e do próprio homem, leia as seguintes afirmativas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Já nos dissera Herbert Spencer que o homem não é tal qual aquele das pinturas chinesas, ou seja, solto no espaço, como se estivesse caindo no nada: o homem existe no meio geográfico. Mais do que isso, retira desse meio o necessário à sua sobrevivência.
II Pensemos, então, a dimensão cultural humana a partir das relações entre homem e meio ambiente. Verifiquemos no quadro que o homem, que é dotado de necessidades materiais, literalmente obedecendo a programações biológicas – comer, evacuar, beber, dormir, procriar etc. –, realiza-as essencialmente no meio ambiente.
III Pensemos no homem que atende às suas necessidades de sobrevivência no meio ambiente. A caça e coleta, por exemplo, foram as atividades econômicas da maior parte do tempo de vida humana sobre a Terra, e nessas o homem retirava do meio aquilo que necessitava, infelizmente, interferindo no qual, muito gravemente, originando, assim, a agricultura, por pura necessidade.
As afirmativas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: c. V, V, F.


Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
Por isso, não apenas inexistem indivíduos sem cultura; mas inexistem sociedades sem cultura; da mesma forma como não existem também sociedades mais ou menos avançadas que outras em termos culturais, mas sim sociedades distintas entre si.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:
I Temos de pensar também que esses valores podem ser gerados pelo indivíduo ou grupo – e nem sempre podem coincidir. Por exemplo, segundo a moral e os valores do grupo, a ação que cometi é errada, ou seja, atenta contra a moral do grupo, portanto, sou alguém imoral para esse grupo.
II Ocorre que, para mim, a ação que empreendi pode ser plenamente aceitável segundo os meus valores, o que me permite perceber-me como alguém pleno de moral. Pelo fato de haver uma moral dominante e uma moral do indivíduo, é possível que existam duas ou até mais identidades sociais para o mesmo indivíduo.
III A cultura se encerra em si e tem elementos materiais e concretos, apenas.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada: d.III, apenas.


Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
É o sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos, os quais são característicos dos membros de uma sociedade e não o resultado de herança biológica. Não é geneticamente pré-determinada; é não instintiva. É o resultado da invenção social que é transmitida e apreendida somente através da comunicação e da aprendizagem (HOEBEL; FROST, 1976, p. 4).
Trata-se da
Resposta Selecionada: a. cultura.


Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
Leia as seguintes afirmações sobre o pensar humano:
I Possibilita ao homem projetar a si nos futuros possíveis, orientando as ações humanas em direção ao futuro mais desejado – e evitando o menos desejado.
II O pensamento e situações podem se repetir e, se isto ocorrer, o indivíduo não precisa realizar a mesma reflexão com o mesmo grau de profundidade, uma vez que dessa situação retirou aquilo que chamamos de experiência.
III O homem pode partilhá-la com os outros, ensinando sobre a experiência vivida e transmitindo o conhecimento gerado para esse tipo de situação para aqueles que fazem parte de seu convívio social.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Resposta Selecionada: c. I, II e III.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...