terça-feira, junho 26, 2018

Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática

PERGUNTA 1
Analise as afirmações sobre cálculo escrito e coloque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
a) O cálculo escrito, tão valorizado pelos professores, é usado apenas na escola. V
b) Fora da escola, o indivíduo deve optar por um tipo de cálculo escrito adequado ao lápis e papel. F
c) As técnicas operatórias usualmente ensinadas na escola apoiam-se nas regras do sistema de numeração decimal e em propriedades e regularidades das operações. V


PERGUNTA 2
Analise as afirmações a seguir:
I - Nos anos sessenta, a ênfase maior, no ensino da Matemática, era para as técnicas operatórias, ensinadas mecanicamente, sem justificativas, seguidas da "prova real" e da "prova dos nove" para verificação de resultados.
II - Na década de setenta, o ensino de Matemática, no Brasil, foi fortemente influenciado por um movimento internacional denominado "Matemática Moderna". Nessa fase, o ensino das operações era baseado na teoria dos conjuntos. A adição era apresentada por meio da união de dois conjuntos distintos; a subtração era apresentada como conjunto complementar.
III - Na década de 80, o trabalho com as operações de adição e subtração era realizado separadamente, e a ordem de grandeza dos números era ampliada em cada série. Nessa fase houve um incentivo ao uso de jogos, materiais manipulativos e problemas "não convencionais".
De acordo com o texto lido, são verdadeiras as afirmações:
e. (CORRETA) I, II, III


PERGUNTA 3
Analise as afirmações sobre cálculo mental:
I - O cálculo mental é a base do cálculo aritmético usado no cotidiano; é realizado por meio de estratégias individuais de acordo com a vivência de cada um.
II - No cálculo mental, é possivel escolher a forma que mais se adapta a uma situação em função da vivência de quem está calculando, do tipo de número envolvido e das operações a serem resolvidas, transformando cada situação num problema aberto que pode ser resolvido de formas diferentes, com uso de procedimentos próprios que permitam encontrar o resultado.
III - O cálculo mental não ajuda na validação do cálculo escrito.
De acordo com o texto lido, são verdadeiras apenas as afirmações:
b. (CORRETA) I e II


PERGUNTA 4
Analise as afirmações sobre cálculo escrito e coloque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
a) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a estimativa auxilia no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões. V
b) Desde o início da escolarização, as estimativas devem estar presentes em situações que permitam aos alunos perceberem o significado de um valor aproximado e decidirem quando é conveniente usá-lo. V
c) As estimativas devem extrapolar as relações “maior que”, “menor que” e o professor deve trabalhar também com a relação “estar entre”. V


Prova 02


I O aluno separou os resultados em dois gráficos. Um para as crianças com 9 anos e outro para as crianças com 10 anos.
II O aluno colocou os nomes das crianças, um nome em cada coluna.
III O aluno não observou as idades das crianças.
Entre as afirmações que são relativas aos procedimentos usados na construção desse gráfico são verdadeiras apenas:
b. (CORRETA) I e II


PERGUNTA 2
Ainda em relação à situação da pesquisa de Ivo, quantos são os entrevistados com mais de 35 anos que escolheram rock?
c. (CORRETA)


PERGUNTA 3
As crianças desde cedo têm a capacidade de agrupar objetos com base em determinados atributos. Ao aprenderem a separar, selecionar e classificar, estão organizando seu pensamento, tomando decisões, usando ideias estatísticas. Essas situações podem constituir pontos de partida para o desenvolvimento de noções matemáticas importantes.
Que noções são essas?
a. (CORRETA)  Tabelas e gráficos


PERGUNTA 4
I A aluna juntou as crianças com 9 anos em uma coluna “mais gorda” do que a coluna das crianças com 10 anos.
II A aluna construiu a coluna das crianças com 9 anos que tinha 15 quadradinhos e que correspondia ao número
de crianças com 9 anos. O mesmo ela fez com a coluna das crianças de 10 anos que tinha 8 quadradinhos e
correspondia ao total de crianças com essa idade.
III Ela colocou a inicial de cada criança embaixo do quadradinho utilizado.
Entre as afirmações que são relativas aos procedimentos usados na construção desse gráfico são verdadeiras apenas:
e. (CORETA) I, II e III

PERGUNTA 5

Ivo fez uma pesquisa para saber qual era o tipo de música que seus vizinhos preferiam. As pessoas deveriam escolher entre 3 tipos de música: rock, samba ou MPB. Ele também classificou as pessoas em dois tipos: até 35 anos e maiores de 35 anos. Os dados de sua pesquisa foram apresentados por meio de uma tabela. No entanto, ela não está completa.
Veja...
Samba
Rock
MPB
TOTAL
Até 35 anos
50
55
? ? ? ? ?
130
Mais de 35 anos
90
? ? ? ? ?
35
170
TOTAL
140
100
60
300
Quantos são os entrevistados com até 35 anos que escolheram de MPB?
a. (CORRETA) 25

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