Abaixo estão as questões e as alternativas que você
selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre diagnóstico
psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )A proposta do
diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de
investigação
somente dos alunos
com dificuldades de aprendizagem.
b )A proposta do
diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que
caracterizam a
compreensão de um
fenômeno ? a aprendizagem.
c )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
d )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão
dentro
da instituição
escolar.
QUESTÃO 2
A Psicopedagogia
propõe uma ressignificação dos problemas de aprendizagem. Nas afirmativas
abaixo,
assinale a que
melhor explica esse novo conceito.
a ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do problema.
b ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.
c )Conhecimento
interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é, o caráter
produtivo de
cada sujeito.
d ) Os fatores
sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do
fracasso escolar.
QUESTÃO 3
Assinale a resposta
correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que
caracteriza a
ampliação dessa
ação para além da instituição educacional.
a )A instituição
educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
b )Focaliza sistemas
em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
com o funcionamento
da instituição.
c )A ação
psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem
do sujeito
sofre uma
transformação a partir das relações que se estabelecem entre
sujeito e instituição.
d )A ação
psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
QUESTÃO 4
Em relação às
intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo,
assinale a
alternativa
correta.
a )Conhecimento,
aprendizagem, social.
b )Interpretação,
problematização e informação.
c )Recursos
formais e recursos informais.
d )Entrevistas, provas
pedagógicas e dinâmicas de grupo.
QUESTÃO 5
Em relação aos
recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito
correto de um
desses recursos.
a )Acréscimo de
modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
b )Mostra-fazer uma
explicação sobre determinado assunto
c )Alternativa
múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
d )Informação-criar um
grau de ansiedade e conflito.
QUESTÃO 6
O grupo se
configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia
Convergente.
A análise de seu
funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração
da aprendizagem?
a )O grupo constitui um
nível de integração superior ao nível do sujeito.
b )Possibilita ao
psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
c )A configuração da
aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações
familiares.
d )As atitudes de
aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele
pertence.
QUESTÃO 7
Sobre os fatores
que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios,
assinale a
alternativa
correta.
a )A prática pedagógica
passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o
aprender e não sejam práticas isoladas.
b )O que caracteriza a
aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as
informações
do código genético.
c )A prática
pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais
importante é
do meio externo ao
sujeito
d )A aprendizagem é
concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o
interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.
QUESTÃO 8
O Esquema Evolutivo
da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais
são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
a )Manutenção,
repressão e transformação.
b )Protoaprendizagem,
deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
c )Instrumentalização,
imitação e condicionamento.
d )Interacionismo,
estruturalismo e construtivismo.
QUESTÃO 9
A partir do
estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns
instrumentos
que vão auxiliá-lo
a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos
são esses?
a )Dinâmicas de grupo,
entrevista e aplicação de testes formais.
b )Entrevistas,
observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico,
dinâmica
de grupo, análise de
material escolar etc.
c )Eocmea, Eoca, Cone
Invertido e Ecro.
d )Questionários,
pesquisa histórica, Eocmea e Eoca.
QUESTÃO 10
Sobre os elementos
do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu
conceito.
a ) O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na
instituição.
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.
d )A programação
consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das
inter-relações a serem
mantidas para que os
objetivos sejam alcançados.
Disciplina: 100692 - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Escolha a afirmativa correta que define os papéis que podemos identificar no interior do funcionamento de um grupo segundo Pichon (1988).
a ) Educador, aprendente e ensinante.
b ) Canalizador de ideias, resistente e expressor de conflitos.
c ) Agressivo, dependente, apático e líder.
d ) Líder de mudança, líder de resistência, porta voz, bode expiatório e sintetizador. CORRETA
e ) Líder de habilidade, líder de manipulação e comunicador.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.
a ) O sintoma epistêmico é o mais importante.
b ) O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
c ) O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global. CORRETA
d ) Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
E) O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
QUESTÃO 3
Em muitas escolas as atividades lúdicas são consideradas como se fossem instâncias separadas do ato de aprender. Escolha a afirmativa que melhor justifique essa afirmativa considerando a proposta de intervenção na aprendizagem.
a ) As atividades lúdicas não possibilitam o desenvolvimento de conteúdos sistemáticos pois são só brincadeiras. CORRETA
b ) As atividades lúdicas são pré-requisitos para aquisição de muitos conhecimentos.
c ) O grupo em sala de aula constrói um processo de aprendizagem a partir de suas necessidades possibilitando maior autoria na aprendizagem.
d ) Os jogos são estratégias de desenvolvimento da aprendizagem sistemática.
e ) O educador deve considerar para a atividade lúdica o espaço físico, materiais e funções.
QUESTÃO 4
Das afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica o objeto de estudo da Neuropsicologia.
a ) O processo de aprendizagem.
b ) As sinapses.
c ) A ação pedagógica.
d ) As relações entre as funções cerebrais e o comportamento humano. CORRETA
e ) O sintoma da não aprendizagem.
QUESTÃO 5
Jorge Visca, sob a ótica da Epistemologia Convergente, propõe diferentes unidades de análise para o estudo da aprendizagem, situando as relações do sujeito com as instituições. Quais são essas unidades?
a ) ECRO, ECOCA e EOCMEA.
b ) Instrumentalização, imitação e condicionamento.
c ) Neuropsicologia, Psicanálise e Sociologia.
d ) Sistemática, assistemática e interventiva.
e ) Sujeito, grupo, instituição e comunidade. CORRETA
c
Excluirc
ExcluirA letra c n é correta..Acabei errando ,fui na resposta da pessoa
ExcluirQUESTÃO 6
ResponderExcluirAlicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
a ) Está relacionado às funções cognitivas.
b ) É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
c ) É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
d ) Refere-se à relação entre mãe e filho, que se atualizam nas relações posteriores.CORRETA
e ) É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
QUESTÃO 7
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?
a ) A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos que não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. CORRETA
B )O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
c ) Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.
d ) A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.
e ) Na concepção do pensamento científico, não se pode incluir a compreensão do processo de conhecimento.
QUESTÃO 8
A causalidade circular é uma função de um sistema aberto. Qual a relação dessa propriedade com a possibilidade de ação da Psicopedagogia na escola?
a ) É uma forma de percepção do fenômeno a partir da causa e efeito.
b ) Qualquer que seja a ação psicopedagógica, essa terá sempre um único foco a ser atingido.
c ) O fazer psicopedagógico vai operar mudanças que transmitirão um processo peculiar de expressão.
d ) Essa relação possibilita que sua ação tenha um alcance que vai além do seu sujeito de intervenção, havendo um circuito de retroalimentação. CORRETA
e ) Essa relação dá ao psicopedagogo a possibilidade da reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
QUESTÃO 9
A Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?
a ) Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA. CORRETA
b ) A referência é o conceito de ECRO de Pichon Riviére.
c ) É uma técnica que teve sua origem na Psicopedagogia que atua no âmbito institucional, sem ter uma referência anterior.
d ) Esta técnica se refere ao Clima Institucional.
e ) É uma técnica que tem referencia na Psicanálise e na Epistemologia Genética.
QUESTÃO 10
A Psicopedagogia propõe uma ressignificação no entendimento dos obstáculos na aprendizagem. Nas afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica esse novo conceito.
a ) Os obstáculos na aprendizagem devem ser entendidos a partir dos sintomas relacionados a elas.
b ) Conhecimento interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é o caráter produtivo de cada sujeito. CORRETA
c ) Os fatores sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do fracasso escolar.
d ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do problema.
e ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.