segunda-feira, junho 11, 2018

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA


Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação
somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
b )A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
c )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
d )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão dentro
da instituição escolar.

QUESTÃO 2
A Psicopedagogia propõe uma ressignificação dos problemas de aprendizagem. Nas afirmativas abaixo,
assinale a que melhor explica esse novo conceito.

a ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do problema.
b ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.
c )Conhecimento interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é, o caráter produtivo de
cada sujeito.
d ) Os fatores sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do fracasso escolar.

QUESTÃO 3
Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
ampliação dessa ação para além da instituição educacional.

a )A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
b )Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
com o funcionamento da instituição.
c )A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
d )A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.

QUESTÃO 4
Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
alternativa correta.

a )Conhecimento, aprendizagem, social.
b )Interpretação, problematização e informação.
c )Recursos formais e recursos informais.
d )Entrevistas, provas pedagógicas e dinâmicas de grupo.

QUESTÃO 5
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.

a )Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
b )Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto
c )Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
d )Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.

QUESTÃO 6
O grupo se configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia Convergente.
A análise de seu funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração
da aprendizagem?

a )O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito.
b )Possibilita ao psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
c )A configuração da aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações
familiares.

d )As atitudes de aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele pertence.


QUESTÃO 7
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a
alternativa correta.

a )A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o aprender e não sejam práticas isoladas.
b )O que caracteriza a aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as informações
do código genético.
c )A prática pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais importante é
do meio externo ao sujeito
d )A aprendizagem é concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.

QUESTÃO 8
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?

a )Manutenção, repressão e transformação.
b )Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
c )Instrumentalização, imitação e condicionamento.
d )Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.

QUESTÃO 9
A partir do estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns instrumentos
que vão auxiliá-lo a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos são esses?

a )Dinâmicas de grupo, entrevista e aplicação de testes formais.
b )Entrevistas, observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico, dinâmica
de grupo, análise de material escolar etc.
c )Eocmea, Eoca, Cone Invertido e Ecro.
d )Questionários, pesquisa histórica, Eocmea e Eoca.

QUESTÃO 10
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
a ) O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na instituição.
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.
d )A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
mantidas para que os objetivos sejam alcançados.

5 comentários:

  1. Disciplina: 100692 - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Escolha a afirmativa correta que define os papéis que podemos identificar no interior do funcionamento de um grupo segundo Pichon (1988).

    a ) Educador, aprendente e ensinante.
    b ) Canalizador de ideias, resistente e expressor de conflitos.
    c ) Agressivo, dependente, apático e líder.
    d ) Líder de mudança, líder de resistência, porta voz, bode expiatório e sintetizador. CORRETA
    e ) Líder de habilidade, líder de manipulação e comunicador.

    QUESTÃO 2
    Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.

    a ) O sintoma epistêmico é o mais importante.
    b ) O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
    c ) O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global. CORRETA
    d ) Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
    E) O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.

    QUESTÃO 3
    Em muitas escolas as atividades lúdicas são consideradas como se fossem instâncias separadas do ato de aprender. Escolha a afirmativa que melhor justifique essa afirmativa considerando a proposta de intervenção na aprendizagem.

    a ) As atividades lúdicas não possibilitam o desenvolvimento de conteúdos sistemáticos pois são só brincadeiras. CORRETA
    b ) As atividades lúdicas são pré-requisitos para aquisição de muitos conhecimentos.
    c ) O grupo em sala de aula constrói um processo de aprendizagem a partir de suas necessidades possibilitando maior autoria na aprendizagem.
    d ) Os jogos são estratégias de desenvolvimento da aprendizagem sistemática.
    e ) O educador deve considerar para a atividade lúdica o espaço físico, materiais e funções.

    QUESTÃO 4
    Das afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica o objeto de estudo da Neuropsicologia.
    a ) O processo de aprendizagem.
    b ) As sinapses.
    c ) A ação pedagógica.
    d ) As relações entre as funções cerebrais e o comportamento humano. CORRETA
    e ) O sintoma da não aprendizagem.

    QUESTÃO 5
    Jorge Visca, sob a ótica da Epistemologia Convergente, propõe diferentes unidades de análise para o estudo da aprendizagem, situando as relações do sujeito com as instituições. Quais são essas unidades?

    a ) ECRO, ECOCA e EOCMEA.
    b ) Instrumentalização, imitação e condicionamento.
    c ) Neuropsicologia, Psicanálise e Sociologia.
    d ) Sistemática, assistemática e interventiva.
    e ) Sujeito, grupo, instituição e comunidade. CORRETA

    ResponderExcluir
  2. QUESTÃO 6
    Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?

    a ) Está relacionado às funções cognitivas.
    b ) É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
    c ) É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
    d ) Refere-se à relação entre mãe e filho, que se atualizam nas relações posteriores.CORRETA
    e ) É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.

    QUESTÃO 7
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?

    a ) A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos que não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. CORRETA
    B )O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
    c ) Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.
    d ) A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.
    e ) Na concepção do pensamento científico, não se pode incluir a compreensão do processo de conhecimento.

    QUESTÃO 8
    A causalidade circular é uma função de um sistema aberto. Qual a relação dessa propriedade com a possibilidade de ação da Psicopedagogia na escola?

    a ) É uma forma de percepção do fenômeno a partir da causa e efeito.
    b ) Qualquer que seja a ação psicopedagógica, essa terá sempre um único foco a ser atingido.
    c ) O fazer psicopedagógico vai operar mudanças que transmitirão um processo peculiar de expressão.
    d ) Essa relação possibilita que sua ação tenha um alcance que vai além do seu sujeito de intervenção, havendo um circuito de retroalimentação. CORRETA
    e ) Essa relação dá ao psicopedagogo a possibilidade da reprodução das limitações que o poder destina a cada um.

    QUESTÃO 9
    A Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?

    a ) Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA. CORRETA
    b ) A referência é o conceito de ECRO de Pichon Riviére.
    c ) É uma técnica que teve sua origem na Psicopedagogia que atua no âmbito institucional, sem ter uma referência anterior.
    d ) Esta técnica se refere ao Clima Institucional.
    e ) É uma técnica que tem referencia na Psicanálise e na Epistemologia Genética.

    QUESTÃO 10
    A Psicopedagogia propõe uma ressignificação no entendimento dos obstáculos na aprendizagem. Nas afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica esse novo conceito.

    a ) Os obstáculos na aprendizagem devem ser entendidos a partir dos sintomas relacionados a elas.
    b ) Conhecimento interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é o caráter produtivo de cada sujeito. CORRETA
    c ) Os fatores sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do fracasso escolar.
    d ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do problema.
    e ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...