terça-feira, julho 03, 2018

Diversidade Cultural

Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Ao tratar do tema das diferenças étnico-culturais, é fundamental conceituar etnia. Trata-se de um termo que deriva de ethos, palavra grega, e pode ser definido como um grupo biológico e culturalmente mais homogêneo, que tem o mesmo ethos, ou seja, costumes, religião, crenças, língua, hábitos, entre outras características comuns.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:.e.Tal termo é sinônimo das características raciais, do biótipo – aspectos físicos, cor da pele, formato do corpo, do cabelo etc.

Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Com o advento da Ciência Moderna, que se produziu principalmente na Europa e se difundiu pelo mundo mediante os processos de colonização, neocolonialismo e expansão capitalista, o discurso em torno das diferenças étnico-culturais tomou caráter de Ciência, muitas vezes imbuído de significativa discriminação.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I A teoria do darwinismo social, comum no final do século XIX e meados do século XX, deu à natureza e ao meio um papel de destaque na existência dos grupos humanos. O principal representante dessa teoria foi Hebert Spencer (1820-1903).
II O darwinismo social é uma corrente do pensamento científico do século XIX e do início do XX. Tal concepção afirmava que haveria uma seleção natural entre as espécies e que isto tinha correspondência à sociedade.
III Partindo desse princípio, alguns grupos humanos eram mais fortes do que outros, pois todos passariam por uma seleção natural, considerando, assim, que a sociedade também tinha evoluído dessa forma – por isso o nome darwinismo social.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Resposta Selecionada: d. I, II e III.

Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Alguns movimentos são de oposição ao modo dominante de vida, ao modo hegemônico, que se contrapõem à cultura vigente em uma época, em um lugar ou de forma mais universal. Pode-se dizer ainda que tais movimentos buscaram ir contra o mundo das guerras, da cultura imposta pela raça branca e do consumismo capitalista, enfim, da cultura dominante.
Trata-se
Resposta Selecionada: b. da contracultura.

Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
As diversas tradições da cultura alimentar foram hibridizadas, misturadas, mescladas, com novas descobertas, que surgiam à medida que havia migrações dos povos. Igualmente pelo processo de colonização e outros movimentos da população ao longo da história, houve maior contato entre povos que tinham diferentes hábitos e produtos alimentares.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Foi o caso da batata e do tomate, por exemplo, que são oriundos do Continente americano e foram levados à Europa mediante o processo de colonização. Sua cultura foi tão bem absorvida pelos europeus, que é impossível hoje pensar na culinária italiana sem considerar o molho de tomate, ou na portuguesa sem o bacalhau com batatas.
II Atualmente, com uma cultura mais globalizada, vemos alguns hábitos alimentares tornarem-se hegemônicos, devido à estandardização – padronização – dos costumes, veiculados pela propaganda, pela mídia em geral, pelas redes sociais e pela indústria de alimentos.
III A Biotecnologia, a Química e a Revolução Técnico-Científica empreendida a partir da segunda metade do século XX, com o avanço da Ciência, das técnicas, sobretudo da Engenharia Genética, promoveram transformações nas formas de se alimentar e também de produzir sinteticamente, de maneira artificial e/ou por meio de hibridizações e da criação de novos alimentos.
IV As práticas alimentares contemporâneas estão cada vez mais diversificadas, elaboradas das culturas locais e produzidas por comunidades tradicionais, de modo que a tradição alimentar vem prevalecendo pelo mundo.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: d. V, V, V, F.

********************************************************************************************************
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre comunidades tradicionais:
I Apesar de existirem diversos povos e comunidades tradicionais no Brasil, caso dos caiçaras, dos ribeirinhos da Amazônia, não existem leis para protegê-los.
II São considerados povos e comunidades tradicionais no Brasil, por exemplo, os faxinais, no Paraná, os povos indígenas e os povos quilombolas, entre outros.
III São grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada: d. I, apenas.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Constituem-se em comunidades tradicionais que vivem no Centro-Sul do Paraná. Que são formadas por famílias e povos que vivem de atividades no campo e cujos ascendentes eram povos camponeses que buscavam preservar sua forma de vida – de reprodução social – mediante uma maneira comunal de viver.
Tratam-se dos
Resposta Selecionada: c. faxinais.

Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Avançou, porém, o sistema de demarcação de terras de alguma forma articulada ao conceito de etnias, resultado dos maiores conhecimentos antropológicos adquiridos sobre os índios nas décadas de 1950 em diante (VAINFAS, 2007, p. 57).
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Os trabalhos dos Villas-Boas e tantos outros jogaram papel decisivo na repercussão política de conceitos mais ligados à “etnicidade” dos grupos indígenas, superando-se pouco a pouco a noção genérica de índio.
II Reforçou-se, nessa época, a tentativa de assimilação dos grupos indígenas à cultura cristã e à inserção dos grupos à vida urbana.
III A Constituição de 1988 reconheceu a organização social, as crenças, línguas e tradições dos grupos indígenas, garantindo-lhes a posse das terras tradicionalmente ocupadas.
IV Pode-se dizer que triunfaram, politicamente, os conceitos ligados à “etnicidade” e o reconhecimento das alteridades sobre as noções de “aculturação” ou “civilização” – que pressupunham, na ação política, a eliminação dos índios, ao menos do ponto de vista cultural.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: c. V, F, V, V.


Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
No século XX, a maioria dos grupos indígenas no território brasileiro estava situada principalmente na Amazônia, região cuja ocupação ainda era menor do que outras existentes no Brasil. Grupos indígenas também estavam distribuídos em pequenos territórios em outras partes do País, alguns mais isolados, outros mais integrados ao modo de vida social e cultural das regiões brasileiras.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
Em 1961, foi criado o Parque Nacional do Xingu, situado no Norte do Mato Grosso, reunindo algumas etnias indígenas, sendo o primeiro território indígena constituído formalmente no Brasil, por Lei.
POSTERIORMENTE
Em 1967, no período dos governos militares, foi criada a Fundação Nacional do Índio (Funai), mantendo a tutela dos grupos indígenas e de suas terras por meio, incialmente, de uma política de assimilação do indígena ao modo de vida do “branco”, desconsiderando sua diversidade.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Resposta Selecionada: c. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...