domingo, julho 15, 2018

Filosofia


AS II
Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
É comum nos depararmos com concepções de que a Idade Média foi marcada apenas pelo atraso e pelo obscurantismo. Contudo, é preciso ter em mente que esse período também abrigou uma série de trabalhos artísticos e filosóficos.
Qual era a instituição que nessa época abrigou esses opostos?
Resposta Selecionada:
c.
Igreja Católica.
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
Sabemos que o nascimento da Filosofia ocorre na transição de uma forma de pensar baseada em uma visão mítica do mundo, ou seja, que buscava explicar os fenômenos que nos cercam por meio da intervenção de deuses, heróis ou forças da natureza. A maneira de pensar o mundo que busca superar essa primeira é a Cosmologia.
Qual é o principal problema dos filósofos envolvidos com a Cosmologia?
Resposta Selecionada:
a.
A procura do princípio fundamental das coisas.
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
De acordo com o pensamento de Aristóteles, podemos dizer que matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto.
Quanto à forma, podemos dizer que ela é
Resposta Selecionada:
b.
aquilo que faz com que uma coisa seja o que é.
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
A cultura surgida na Antiga Grécia influenciou muitas outras culturas e ainda hoje sentimos a sua presença. De acordo com o historiador Pierre Vernant, o advento do surgimento da polis grega, ou seja, as cidades-estado possibilitam o florescimento de um novo modo de ver o mundo que, por sua vez, substitui o pensamento mítico por um pensamento racionalmente orientado.
A partir disso, cabe perguntar: qual era a marca principal da polis grega?
Resposta Selecionada:
c.
Era marcada pela existência de uma praça central, a Ágora, na qual se debatiam os assuntos de interesse comum.

Um comentário:

  1. Sabemos que o nascimento da Filosofia ocorre na transição de uma forma de pensar baseada em uma visão mítica do mundo, ou seja, que buscava explicar os fenômenos que nos cercam por meio da intervenção de deuses, heróis ou forças da natureza. A maneira de pensar o mundo que busca superar essa primeira é a Cosmologia. Qual é o principal problema dos filósofos envolvidos com a Cosmologia?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...