1. Gustavo Boog
apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de
aprender/vivência da instituição) é
·
quando ocorre o verdadeiro desenvolvimento da
organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades.
·
a que se refere ao diagnóstico atual dos recursos
quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
·
aquela que traz a demanda de construção da
definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos
procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
·
o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da
organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
2. OBSERVE A
DEFINIÇÃO ABAIXO:
·
“Apresenta grande abrangência social, é
mais que uma ferramenta para a administração, tem uma visão própria do que é
participação (colaboração, decisão e construção coletiva) e incorpora uma visão
estratégica, mas situacional.”(pular_linha)
(pular_linha)
Esta é a definição de:
·
Gestão do conhecimento.
·
Gerenciamento da Qualidade Total.
·
Planejamento participativo.
·
Planejamento estratégico.
3. Leia com
atenção o trecho abaixo.
·
A articulação de uma pessoa a um grupo
acontece através de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente na
comunicação. Todo um verdadeiro sistema de sinais, um código, do qual a
linguagem verbal seria apenas um dos elementos, vai permitir ao sujeito
expressar seu desejo de se incorporar a uma determinada sociedade, ser avaliado
pelos demais membros e receber o veredicto de aceitação ou rejeição. Em cada
ato de filiação social repete-se, de forma tácita, o complicado ritual de
iniciação, próprio das sociedades secretas. Contudo, a filiação é apenas o
primeiro passo para a integração em um grupo. Logo o impulso inicial é
substituído pelo sentimento de _______________ que surge da adoção de atitudes
e normas que regem a vida dessa comunidade.(pular_linha)
(pular_linha)
A expressão que melhor completa a lacuna do período é
·
pertença.
·
inferioridade.
·
grupo operativo.
·
competição grupal.
4. Baccaro
apresenta um decálogo de medidas para prevenir e diminuir o estresse. Está
entre essas medidas:
·
lutar pela superioridade.
·
fazer várias coisas ao mesmo tempo.
·
evitar exercícios físicos.
·
descarregar a agressividade.
5. Entre os
objetivos da Administração Participativa, temos:
·
desenvolver uma cultura organizacional democrática.
·
aumentar os conflitos, estimulando a cooperação.
·
privilegiar os interesses dos setores hegemônicos
da instituição.
·
diminuir a satisfação individual das pessoas.
6. O ENUNCIADO
ABAIXO REFERE-SE À REPERCUSSÃO POTENCIALMENTE DIFERENTE DAS ATIVIDADES DO
MICROSSISTEMA ESCOLA SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO.
·
“A aquisição de novas capacidades por
parte dos alunos dependerá, em grande parte, do significado ou intenção que as
atividades de ensino e aprendizagem tenham para esses alunos e, também, da
variedade substantiva e a complexidade estrutural dessas atividades.”(pular_linha)
(pular_linha)
Este enunciado refere-se:
·
à Psicanálise de Freud.
·
à Psicologia Ecológica de Bronfenbrenner.
·
ao Cognitivismo de Piaget.
·
à Psicologia Social de Lewin.
7. Existe um teórico
da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da
dinâmica dos grupos, a aplicação de conceitos relativos ao comportamento
individual e grupal.
·
Assim como o indivíduo e o seu ambiente
formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem um
campo social. Esse autor é
·
Bion.
·
Skinner.
·
Lewin.
·
Freud.
8. Discute-se
muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina
e como instituição aprendente.
·
A primeira pretendeu ensinar, e assim
sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se
coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a
cerca.(pular_linha)
(pular_linha)
Uma das características da escola aprendente é
·
possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora
paternalistas.
·
ter boas relações que impedem o surgimento de
tensões e conflitos.
·
ser normativa, linear e mecanicista.
·
o gestor como incentivador da construção da cultura
organizacional.
9. Michel
Foucault é um autor conhecido pelos seus estudos sobre poder e autoridade.
Assinale, dos conceitos abaixo, o que pertence ao universo teórico desse autor.
·
Importância do exercício do poder.
·
Crise de autoridade historicamente estabelecida.
·
Distinção entre governo e governamento.
·
Relação entre o exercício da crítica e a
resistência.
10. Observe a
descrição do modelo de administração a seguir:
·
Surgiu na década de 1960 e tomou de
assalto o cenário da Administração na década de 1980. É um processo de
planejamento de longo alcance, formalizado, próprio para a definição e a
consecução dos objetivos organizacionais.(pular_linha)
(pular_linha)
Essa descrição se refere à
·
administração por objetivos.
·
administração contingencial.
·
burocracia de Max Weber.
·
administração estratégica.
Obrigado
ResponderExcluir