segunda-feira, agosto 27, 2018

Gestão de Pessoas

AS III
• Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
De acordo com Prahalad e Hamel uma organização que possui competências essenciais possui, dentre outras, características como:
I – Se diferencia da concorrência;
II – Provê acesso a uma ampla variedade de mercados;
III – É difícil de ser imitada; e.
IV – Oferece benefícios significativos a seus clientes.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a.
As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
• Pergunta 2
0,15 em 0,175 pontos
A estratégia organizacional Liderança em Produtos se caracteriza por:
I – investimento constante em novos produtos/serviços;
II – monopólio, ainda que temporário, do negócio; e.
III – eliminação de desperdício.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: d.
Apenas as afirmações I e II estão corretas
• Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Qual estratégia organizacional tem como fator de sucesso a criação de soluções e serviços específicos?
Resposta Selecionada: a.
Orientação para Clientes
• Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Qual estratégia organizacional possui uma organização que apresenta produtos e/ou serviços padronizados, cujos processos padronizados priorizam qualidade, além de preço compatível em qual lugar do mundo no qual atue, conquistando a confiança por parte do cliente em relação à sua marca?
Resposta Selecionada: c.
Excelência operacional

Pergunta 5
0,15 em 0,175 pontos
A respeito de competências Essenciais é correto afirmar que:
I – permitem às organizações manterem diferenciais em relação aos concorrentes;
II - garantem condições de a organização atender às expectativas de seu cliente;
III – relacionam-se à capacidade operacional e funcional da organização.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a.
Apenas as afirmação I esta corretas.
AS IV
• Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Capital Estrutural é “o arcabouço, o empowerment e a infraestrutura que apoiam o capital humano” (EDVINSSON e MALONE, 1998, p. 32).
EDVINSSON, L.; MALONE, M. S. Capital intelectual: descobrindo valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.
Dentre os indicadores do Capital Estrutural estão:
I – Cultura organizacional;
II – Sistemas de Informação;
III – Patentes;
IV – Canais de distribuição.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: b.
Apenas a I, II e III referem-se aos indicadores do Capital Estrutural.
• Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
A Coluna I apresenta alguns exemplos de Capital Estrutural e a Coluna II os componentes desta parte do Capital Intelectual. Analise cada um dos itens das colunas e associe os exemplos aos componentes que representam. Coluna I
Coluna I
(I) Marca registrada
(II) Métodos de gestão
(III) Sistemas de Rede
Coluna II
(A) Capital Organizacional
(B) Capital de Inovação
(C) Capital de Processos
Resposta Selecionada: a.
A- III, B-I e C–II.
• Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
“O Capital Humano deve ser considerado um ativo para as organizações, uma vez que podem gerar benefícios para a empresa” (Straioto, 2000).
STRAIOTO, D. M.G.T. A contabilidade e os ativos que agregam vantagens superiores e sustentáveis de competitividade – Capital intelectual. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 124, 2000. Dentre os indicadores do Capital Humano estão:
I – Cultura organizacional;
II – Educação;
III – Empreendedorismo;
IV – Marcas.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: e.
Apenas a II e III referem-se aos indicadores do Capital Humano.
• Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Dentre os benefícios do investimento em educação defendidos por Becker está:
I – O estudo reflete em melhoria da saúde;
II – O investimento em educação produz aumento de renda
III – A sociedade de forma geral é beneficiada pela educação
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: d.
Todas se asserções estão corretas.

AS V
• Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Acerca do conhecimento explícito é correto afirmar que trata-se de um conhecimento:
I – difícil de formalizar e comunicar;
II – torna-se tácito por meio da internalização;
III – por meio da combinação é possível aperfeiçoar tal conhecimento.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
• Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Acerca do conhecimento tácito é correto afirmar que trata-se de um conhecimento:
I – difícil de formalizar e comunicar;
II – torna-se explícito por meio da externalização
III – por meio da socialização é possível aperfeiçoar tal conhecimento.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada:
d) Todas as assertivas são verdadeiras.
• Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Sobre a aprendizagem conceitual é correto afirmar que tal aprendizagem refere-se a(ao):
Resposta Selecionada: e.
Compreensão e aplicação da aprendizagem.
• Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Sobre a aprendizagem operacional é correto afirmar que tal aprendizagem refere-se a(ao):
Resposta Selecionada: d. Aprendizagem acerca de processos
AS 6
Pergunta 1 0,175 em 0,175 pontos

O Balanced Scorecard (BSC) – Indicadores Balanceados de Desempenho é um instrumento gerencial de avaliação de desempenho organizacional. Acerca de tal instrumento é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: c. Têm nos indicadores a base do método..
.
• Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
“O Balanced Scorecard - BSC é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenhos financeiros e não financeiros, que servem de base para um sistema de medição e gestão estratégica” (PADOVEZE, 2007, p. 121).
PADOVEZE, C.L. Controladoria Estratégica e Operacional. São Paulo: Cengage Learning, 2007, p. 122-123.
A metodologia BSC toma como base indicadores de gestão. Tais indicadores estão vinculados a algumas dimensões específicas do negócio. São elas:
Resposta Selecionada: d.
Processos Internos; Mercado; Financeiro; e Aprendizagem e Conhecimento.
• Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Dentre os indicadores de gestão em que se baseia a metodologia Balanced Scorecard – BSC está a dimensão Aprendizagem e Crescimento. Acerca de tal dimensão é possível afirmar que:
I – A retenção e satisfação dos funcionários em relação à organização podem ser consideradas como indicadores de desempenho;
II - Motivação, Empowerment e Alinhamento é umas das categorias de análise da dimensão;
III - Porcentagem de funcionários que lidam diretamente com clientes e tem acesso online às informações referentes a eles também é um dos indicadores utilizados na análise da dimensão.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: b.
Todas as assertivas estão corretas.
• Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Acerca da avaliação 360 graus – também conhecida como Feedback com Múltiplas Fontes – é correto afirmar que:
I – o funcionário realiza sua própria autoavaliação;
II – o método prevê avaliação por intermédio de fatores previamente definidos para o cargo que o funcionário ocupa;
III – é formado por avaliação qualitativa.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.

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