QUESTÃO 1
Gardner afirma que os seres humanos dispõem de graus variados de inteligências e maneiras diferentes com que estas se combinam, organizam e são utilizadas. Quais são essas inteligências?
a ) Linguística, lógico-matemática, especial, teatral, cinemática, interpessoal e intrapessoal.
b ) Linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal.
c ) Linguística, lógico-espacial, espacial, musical, cinemática, interpessoal e intrapessoal.
d ) Linguística, lógico-espacial, especial, teatral, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. (correta)
QUESTÃO 2
Além das dificuldades que o aluno especial expõe no processo de ensino-aprendizagem o psicopedagogo
pesquisa a sua relação com
a ) a família, no ambiente da casa do aluno.
b ) o social, no ambiente da construção do conhecimento coletivo. (correta)
c ) os outros alunos especiais, no ambiente social.
d ) o social, no ambiente familiar.
QUESTÃO 3
Em relação aos problemas do não aprender, não se pode deixar de considerar os problemas político-sociais brasileiros que acarretam dificuldades maiores, tais como:
I. Condições precárias de funcionamento e gestão das escolas.
II. Carências social e cultural das famílias.
III. Excelente formação inicial e continuada dos professores.
a ) Todas as asserções estão corretas.
b ) Somente as asserções II e III estão corretas.
c ) Somente a asserção I está correta.
d ) Somente as asserções I e II estão corretas. (correta)
QUESTÃO 4
A intervenção do psicopedagogo hospitalar deve levar em conta o estado emocional da criança. Por exemplo, quando ela é agressiva ou se nega a uma atividade ou medicação, deve-se considerar
a ) que a criança precisa ter mais limites, pois está em um lugar estranho.
b ) que é uma forma da criança mostrar que está melhor.
c ) que é uma forma da criança pedir socorro. (correta)
d ) que a criança precisa ser repreendida.
QUESTÃO 5
A intervenção psicopedagógica tem como foco o sujeito e sua relação com a aprendizagem como isso ocorre?
a ) Independente das razões que o aluno não consegue aprender formal ou informalmente. (correta)
b ) Por meio do insucesso do aluno.
c ) Interferindo negativamente no processo de aprendizagem.
d ) Com o não aprender do aluno.
QUESTÃO 6
Marque (V) para as colocações verdadeiro e (F) para falso.
( ) O psicopedagogo contribuirá para gerar mudanças comportamentais e atitudinais, ampliando as potencialidades
do aluno especial e enriquecendo sua inclusão escolar.
( ) A atuação do psicopedagogo no ambiente escolar inclusivo contribui para a compreensão das transformações
necessárias, provocando discussões, análises e observações que desencadearão intervenções
essenciais para uma verdadeira inclusão.
( ) Não há necessidade de que a comunidade escolar entenda que o aluno especial necessita ser interpretado
dentro do contexto social real.
a ) V, V, F. (correta)
b ) F, V, F.
c ) F, F, V
d ) V, V, V.
QUESTÃO 7
Analise os itens a seguir.
I. Incluir é somente confiar à criança um espaço físico em sala de aula.
II. Incluir é realizar expressivas atividades a fim de promover o desenvolvimento do aluno.
III. Incluir é exclusivamente aceitar o aluno especial no ambiente escolar.
a ) Somente as asserções II e III estão corretas.
b ) Todas as asserções estão corretas.
c ) Somente a asserção II está correta. (correta)
d ) Somente as asserções I e II estão corretas.
QUESTÃO 8
Os alunos com superdotação apresentam distinções entre quais categorias?
a ) Habilidade intelectual, criatividade, motivação e liderança. (correta)
b ) Habilidade intelectual, criatividade, desmotivação e bom relacionamento.
c ) Habilidade lúdica, criatividade, motivação e bom relacionamento.
d ) Habilidade lúdica, criatividade, desmotivação e liderança.
QUESTÃO 9
A superdotação pode ser geral ou específica. O que isso significa?
a ) Geral: talento em duas áreas do conhecimento; específica: em diversas áreas.
b ) Geral: talento em somente uma determinada área do conhecimento; específica: em diversas áreas.
c ) Geral: em diversas áreas; específica: talento em somente uma determinada área do conhecimento. (correta)
d ) Geral: em diversas áreas; específica: talento em duas áreas do conhecimento.
QUESTÃO 10
O que fez a psiquiatra Maria Montessori para ter seu método desdobrado a todas as crianças, sendo empregado em muitas escolas?
a ) Tomou o termo ?psicopedagogia curativa? para caracterizar a ação terapêutica considerando aspectos pedagógicos e psicológicos no tratamento de crianças que demonstram problemas de aprendizagem.
b ) Apresentou conceitos sobre o termo Psicopedagogia.
c ) Dedicou-se às crianças que exibiam problemas de aprendizagem por causa de múltiplos distúrbios.
d ) Elaborou um método de aprendizagem destinado às crianças com dificuldades de aprendizagem, relacionando a Psicologia com a Pedagogia. (correta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!