domingo, agosto 19, 2018

Introdução a Psicopedagogia

QUESTÃO 1
Gardner afirma que os seres humanos dispõem de graus variados de inteligências e maneiras diferentes com que estas se combinam, organizam e são utilizadas. Quais são essas inteligências?


a )  Linguística, lógico-matemática, especial, teatral, cinemática, interpessoal e intrapessoal.


b )  Linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal.


c )  Linguística, lógico-espacial, espacial, musical, cinemática, interpessoal e intrapessoal.


d )  Linguística, lógico-espacial, especial, teatral, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. (correta)


QUESTÃO 2
Além das dificuldades que o aluno especial expõe no processo de ensino-aprendizagem o psicopedagogo
pesquisa a sua relação com


a )  a família, no ambiente da casa do aluno.


b )  o social, no ambiente da construção do conhecimento coletivo. (correta)


c )  os outros alunos especiais, no ambiente social.


d )  o social, no ambiente familiar.


QUESTÃO 3
Em relação aos problemas do não aprender, não se pode deixar de considerar os problemas político-sociais brasileiros que acarretam dificuldades maiores, tais como:

I. Condições precárias de funcionamento e gestão das escolas.
II. Carências social e cultural das famílias.
III. Excelente formação inicial e continuada dos professores.

a )  Todas as asserções estão corretas.

b )  Somente as asserções II e III estão corretas.

c )  Somente a asserção I está correta.

d )  Somente as asserções I e II estão corretas. (correta)

QUESTÃO 4
A intervenção do psicopedagogo hospitalar deve levar em conta o estado emocional da criança. Por exemplo, quando ela é agressiva ou se nega a uma atividade ou medicação, deve-se considerar


a )  que a criança precisa ter mais limites, pois está em um lugar estranho.


b )  que é uma forma da criança mostrar que está melhor.


c )  que é uma forma da criança pedir socorro. (correta)


d )  que a criança precisa ser repreendida.


QUESTÃO 5
A intervenção psicopedagógica tem como foco o sujeito e sua relação com a aprendizagem como isso ocorre?


a )  Independente das razões que o aluno não consegue aprender formal ou informalmente. (correta)


b )  Por meio do insucesso do aluno.


c )  Interferindo negativamente no processo de aprendizagem.


d )  Com o não aprender do aluno.


QUESTÃO 6
Marque (V) para as colocações verdadeiro e (F) para falso.


( ) O psicopedagogo contribuirá para gerar mudanças comportamentais e atitudinais, ampliando as potencialidades
do aluno especial e enriquecendo sua inclusão escolar.
( ) A atuação do psicopedagogo no ambiente escolar inclusivo contribui para a compreensão das transformações
necessárias, provocando discussões, análises e observações que desencadearão intervenções
essenciais para uma verdadeira inclusão.
( ) Não há necessidade de que a comunidade escolar entenda que o aluno especial necessita ser interpretado
dentro do contexto social real.


a )  V, V, F. (correta)


b )  F, V, F.



c )  F, F, V

d )  V, V, V.


QUESTÃO 7
Analise os itens a seguir.

I. Incluir é somente confiar à criança um espaço físico em sala de aula.
II. Incluir é realizar expressivas atividades a fim de promover o desenvolvimento do aluno.
III. Incluir é exclusivamente aceitar o aluno especial no ambiente escolar.


a )  Somente as asserções II e III estão corretas.


b )  Todas as asserções estão corretas.


c )  Somente a asserção II está correta. (correta)


d )  Somente as asserções I e II estão corretas.


QUESTÃO 8
Os alunos com superdotação apresentam distinções entre quais categorias?


a )  Habilidade intelectual, criatividade, motivação e liderança. (correta)


b )  Habilidade intelectual, criatividade, desmotivação e bom relacionamento.


c )  Habilidade lúdica, criatividade, motivação e bom relacionamento.


d )  Habilidade lúdica, criatividade, desmotivação e liderança.


QUESTÃO 9
A superdotação pode ser geral ou específica. O que isso significa?


a )  Geral: talento em duas áreas do conhecimento; específica: em diversas áreas.


b )  Geral: talento em somente uma determinada área do conhecimento; específica: em diversas áreas.


c )  Geral: em diversas áreas; específica: talento em somente uma determinada área do conhecimento. (correta)


d )  Geral: em diversas áreas; específica: talento em duas áreas do conhecimento.


QUESTÃO 10
O que fez a psiquiatra Maria Montessori para ter seu método desdobrado a todas as crianças, sendo empregado em muitas escolas?


a )  Tomou o termo ?psicopedagogia curativa? para caracterizar a ação terapêutica considerando aspectos pedagógicos e psicológicos no tratamento de crianças que demonstram problemas de aprendizagem.


b )  Apresentou conceitos sobre o termo Psicopedagogia.


c )  Dedicou-se às crianças que exibiam problemas de aprendizagem por causa de múltiplos distúrbios.


d )  Elaborou um método de aprendizagem destinado às crianças com dificuldades de aprendizagem, relacionando a Psicologia com a Pedagogia. (correta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...