1.
(5.0) Leia o fragmento abaixo, extraído da leitura
recomendada:
O currículo multicultural prestigia, desde seu planejamento, procedimentos democráticos para a decisão dos temas que serão estudados e das atividades de ensino. Valoriza a reflexão crítica sobre práticas sociais do universo vivencial dos alunos para, em seguida, aprofundá-las e ampliá-las mediante o diálogo com outras vozes e outras manifestações. No currículo multicultural, a experiência escolar é um terreno aberto ao debate, ao encontro de culturas e à confluência da diversidade de expressão dos variados grupos sociais. É um campo de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identidades voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas. (NEIRA, 2014, p. 129)
O currículo multicultural prestigia, desde seu planejamento, procedimentos democráticos para a decisão dos temas que serão estudados e das atividades de ensino. Valoriza a reflexão crítica sobre práticas sociais do universo vivencial dos alunos para, em seguida, aprofundá-las e ampliá-las mediante o diálogo com outras vozes e outras manifestações. No currículo multicultural, a experiência escolar é um terreno aberto ao debate, ao encontro de culturas e à confluência da diversidade de expressão dos variados grupos sociais. É um campo de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identidades voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas. (NEIRA, 2014, p. 129)
Com base nas ideias do autor, reflita sobre o lugar dos
conhecimentos científicos nessa proposta.
Na proposta de currículo
multicultural os conhecimentos científicos devem estar presentes, não de uma
forma hierarquizada, como sendo um único conhecimento válido, oriundo de uma
cultura dominante, com padrões previamente definidos, que exclui e marginaliza
qualquer grupo entendido como minoria ou diferente do modelo europeu ocidental.
É importante que o conhecimento
científico entre em sintonia com o conhecimento e procedimentos provenientes de
outras tantas culturas, de grupos diferentes, trazendo várias formas de
entender o mundo e os fenômenos que o cerca.
Para tanto, como produto de uma
construção política e ideológica, afinal todo currículo é político e
ideológico, essa proposta deve ser construída através do diálogo, do respeito
às diferenças e às particularidades das várias culturas.
2.
(5.0) Um dos
procedimentos didáticos sugeridos pelo currículo multicultural é a incorporação
de conhecimentos dos grupos subordinados. Apresente os argumentos que
justificam essa preocupação.
Essa preocupação é bastante
válida ao percebermos que na construção do currículo existe, intrinsecamente,
um projeto de dominação e manutenção da ordem social determinada por uma elite
ou grupo dominante, que tenta de qualquer forma afastar os grupos considerados
minorias de qualquer participação que colocaria em risco essa estrutura social.
Incorporar os conhecimentos dos
grupos subordinados é uma forma de desconstrução de um modelo de currículo
voltado à dominação e a subjugação. Trata-se de acabar com a demonização dos
conhecimentos vindos de baixo, das camadas populares, das culturas não
europeias e marcar uma posição na disputa político-ideológica de construção do
conhecimento, como evidencia Neira:
Quando
o processo de construção das expressões pejorativas dirigidas à cultura
subjugada vem à tona, é possível tomar consciência de que certas formas de
expressão são vistas a partir de estereótipos e das influências geradas pelas
relações de poder. Comumente, o patrimônio pertencente aos grupos dominantes é
exaltado enquanto as práticas oriundas dos grupos subordinados são
desqualificadas.” (NEIRA, 2014, p. 131).
Bibliografia:
NEIRA, M. G. Cruzando
fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as diferenças em
sala de aula. Lantuna: Revista Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras,
Santiago, v. 1, n. 1, p. 119-136, jan.-jun. 2014. Disponível em:
http://www.gpef.fe.usp.br/teses/marcos_30.pdf.
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