Abaixo estão as questões e as alternativas que você
selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre diagnóstico
psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )A proposta do
diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de
investigação
somente dos alunos
com dificuldades de aprendizagem.
b )A proposta do
diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que
caracterizam a
compreensão de um
fenômeno ? a aprendizagem.
c )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
d )O diagnóstico
psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão
dentro
da instituição
escolar.
QUESTÃO 2
A Psicopedagogia
propõe uma ressignificação dos problemas de aprendizagem. Nas afirmativas
abaixo,
assinale a que
melhor explica esse novo conceito.
a ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do
problema.
b ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.
c )Conhecimento
interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é, o caráter
produtivo de
cada sujeito.
d ) Os fatores
sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do
fracasso escolar.
QUESTÃO 3
Assinale a resposta
correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que
caracteriza a
ampliação dessa
ação para além da instituição educacional.
a )A instituição
educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
b )Focaliza sistemas
em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
com o funcionamento
da instituição.
c ) A ação
psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem
do sujeito
sofre uma
transformação a partir das relações que se estabelecem entre
sujeito e instituição.
d ) A ação
psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
QUESTÃO 4
Em relação às
intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo,
assinale a
alternativa
correta.
a )Conhecimento,
aprendizagem, social.
b )Interpretação,
problematização e informação.
c )Recursos
formais e recursos informais.
d )Entrevistas, provas
pedagógicas e dinâmicas de grupo.
QUESTÃO 5
Em relação aos
recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito
correto de um
desses recursos.
a )Acréscimo de
modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
b )Mostra-fazer uma
explicação sobre determinado assunto
c )Alternativa
múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
d ) Informação-criar um
grau de ansiedade e conflito.
QUESTÃO 6
O grupo se
configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia
Convergente.
A análise de seu
funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração
da aprendizagem?
a )O grupo constitui um
nível de integração superior ao nível do sujeito.
b )Possibilita ao
psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
c ) A configuração da
aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações
familiares.
d ) As atitudes de
aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele
pertence.
QUESTÃO 7
Sobre os fatores
que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios,
assinale a
alternativa
correta.
a ) A prática pedagógica
passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o
aprender e não sejam práticas isoladas.
b )O que caracteriza a
aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as
informações
do código genético.
c ) A prática
pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais
importante é
do meio externo ao
sujeito
d ) A aprendizagem é
concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o
interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.
QUESTÃO 8
O Esquema Evolutivo
da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais
são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
a ) Manutenção,
repressão e transformação.
b )Protoaprendizagem,
deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
c ) Instrumentalização,
imitação e condicionamento.
d ) Interacionismo,
estruturalismo e construtivismo.
QUESTÃO 9
A partir do
estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns
instrumentos
que vão auxiliá-lo
a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos
são esses?
a )Dinâmicas de grupo,
entrevista e aplicação de testes formais.
b )Entrevistas,
observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico,
dinâmica
de grupo, análise de
material escolar etc.
c ) Eocmea, Eoca, Cone
Invertido e Ecro.
d ) Questionários,
pesquisa histórica, Eocmea e Eoca.
QUESTÃO 10
Sobre os elementos
do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu
conceito.
a ) O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na
instituição.
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do
pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da
instituição.
d ) A programação
consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das
inter-relações a serem
mantidas para que os
objetivos sejam alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!