segunda-feira, janeiro 14, 2019

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA


Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação
somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
b )A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
c )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
d )O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão dentro
da instituição escolar.

QUESTÃO 2
A Psicopedagogia propõe uma ressignificação dos problemas de aprendizagem. Nas afirmativas abaixo,
assinale a que melhor explica esse novo conceito.

a ) Processo de deslocar e realocar os fatores causadores do problema.
b ) O fator orgânico é o principal eixo de análise.
c )Conhecimento interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é, o caráter produtivo de
cada sujeito.
d ) Os fatores sociais são caracterizados como causas únicas e indiscutíveis do fracasso escolar.

QUESTÃO 3
Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
ampliação dessa ação para além da instituição educacional.
a )A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
b )Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
com o funcionamento da instituição.
c ) A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
d ) A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.

QUESTÃO 4
Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
alternativa correta.
a )Conhecimento, aprendizagem, social.
b )Interpretação, problematização e informação.
c )Recursos formais e recursos informais.
d )Entrevistas, provas pedagógicas e dinâmicas de grupo.

QUESTÃO 5
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.

a )Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
b )Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto
c )Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
d ) Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.

QUESTÃO 6
O grupo se configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia Convergente.
A análise de seu funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração
da aprendizagem?
a )O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito.
b )Possibilita ao psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
c ) A configuração da aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações
familiares.
d ) As atitudes de aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele pertence.


QUESTÃO 7
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a
alternativa correta.

a ) A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o aprender e não sejam práticas isoladas.
b )O que caracteriza a aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as informações
do código genético.
c ) A prática pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais importante é
do meio externo ao sujeito
d ) A aprendizagem é concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.

QUESTÃO 8
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
a ) Manutenção, repressão e transformação.
b )Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
c ) Instrumentalização, imitação e condicionamento.
d ) Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.


QUESTÃO 9
A partir do estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns instrumentos
que vão auxiliá-lo a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos são esses?
a )Dinâmicas de grupo, entrevista e aplicação de testes formais.
b )Entrevistas, observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico, dinâmica
de grupo, análise de material escolar etc.
c ) Eocmea, Eoca, Cone Invertido e Ecro.
d ) Questionários, pesquisa histórica, Eocmea e Eoca.


QUESTÃO 10
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.

a ) O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na instituição.
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.
d ) A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem 

mantidas para que os objetivos sejam alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...