PERGUNTA
1
Pesquisas
como as de Lerner e Fayol (1996) procuram averiguar como as crianças constroem
hipóteses sobre as escritas numéricas e como se aproximam do conhecimento do
sistema de numeração. Entre as hipóteses destacam:
I A
quantidade de algarismos de um número.
II A
posição dos algarismos como critérios de comparação.
III A
escrita baseada na fala.
Segundo
as autoras, são verdadeiras apenas
e.
(CORRETA)
I,
II, III
PERGUNTA
2
Leia
as afirmações a seguir:
I Em
sua função cardinal, o número natural é um indicador de quantidade, ou seja,
permite evocar mentalmente uma quantidade, mesmo que ela não esteja fisicamente
presente. Situações que permitam à criança responder quantos são os dias do
mês, quantas pessoas moram em casa, etc. são exemplos que consideram o aspecto
cardinal do número.
II O
aspecto ordinal do número natural é ressaltado quando ele é um indicador de
posição, ou seja, ele permite guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou
acontecimentos. Situações que permitam discutir com a criança quem foi o quinto
colocado no campeonato de futebol da escola, ou quem senta na segunda carteira
da fila que fica em frente à mesa da professora, etc. são exemplos que
focalizam o aspecto ordinal do número.
III
Há algumas situações em que o número não tem ligação nem com o aspecto
cardinal, nem com o aspecto ordinal, mas permite identificar uma pessoa ou um
objeto. Nesse caso, os números naturais são usados como código. São exemplos de
situações em que o número aparece como código: o número de telefone, da
carteira de identidade, da senha bancária, do ônibus etc.
O
documento Parâmetros Curriculares Nacionais destaca as funções sociais dos
números e a importância do trabalho com essas funções com as crianças. De
acordo com esse documento são verdadeiras apenas as afirmações:
e.
(CORRETA)
I, II
e III
PERGUNTA
3
A
pesquisa desenvolvida pelo Grupo CCPPM envolveu 385 alunos de 5º ano de escolas
diferentes de São Paulo e apresentou algumas dificuldades dessas crianças como
a incompreensão do valor posicional, a presença do zero no número, o
conhecimento até a ordem de grandeza da unidade de milhar, a influência sonora
na escrita numérica. Assinale as proposições verdadeiras, de acordo com o
texto.
a.(CORRETA)
A
incompreensão do valor posicional estende-se para as diferentes ordens e
classes do número, aumentando o índice de erros a partir da decomposição dos
números da ordem de dezena de milhar. Nos procedimentos de decomposição de um
número, os alunos desconsideram o valor posicional do algarismo no número.
b.
(CORRETA)
Nos
números com zero intercalado, os alunos apresentam um procedimento comum na
decomposição numérica para suprir a ausência de quantidade, a criança sente a
necessidade de colocar o zero para ocupar a “casa vazia” do número, como nos
exemplos:
1908
= 1000 + 900 + 0 + 8 ou
108 =
100 + 00 + 8
c.
(CORRETA)
Nos
casos de escritas numéricas com o zero intercalado, os registros revelaram mais
uma vez inconsistências na compreensão do valor posicional que o algarismo
ocupa no número, como por exemplo: 3000 + 60 + 8 = 3608.
d.(CORRETA)
No
procedimento de composição de números os alunos apresentaram melhor compreensão
e domínio, ainda que muitos concebam este procedimento como uma operação
aritmética apoiando-se na propriedade aditiva do sistema de numeração e na
apresentação das multiplicações organizadas separada pelo sinal da adição.
e.
(CORRETA)
Os
alunos mostraram seus conhecimentos com números até a ordem das unidades de
milhar. Com números dessa ordem de grandeza, percebem a relação entre a posição
do algarismo e o valor dele no número, decompõem e compõem números com base na
escrita numérica apresentada e procuram representar a escrita numérica baseando-se
em informações extraídas da fala e do conhecimento prévio a respeito da escrita
de números de ordem menor.
f.
(CORRETA)
No
que se refere à influência sonora na escrita numérica, em situações de
decomposição do número o apoio na leitura do número pode levar a alguns
procedimentos desnecessários, como a representação do zero para suprir a
ausência de quantidade na classe como, por exemplo: 8 001= 8000 + 00 + 01.
PERGUNTA
4
Numa
discussão entre professores surgiram opiniões diferentes sobre o ensino dos
números para as crianças do 1º ano. Observe-as:
I A
professora Vânia defendeu a ideia de que, para iniciar seu trabalho com
números, ela parte do que os alunos já sabem identificando como os utilizam,
para que servem, que dificuldades as crianças revelam.
II O
professor Márcio disse a essa colega que iniciava seu trabalho com números de 1
a 9 e depois ia ampliando até o 99.
III A
professora Letícia comentou que mesmo sem compreender as funções do número,
seus alunos percebem a diversidade de situações em que o número é usado.
De
acordo com o texto lido, são verdadeiras apenas as afirmações
e.
(CORRETA)
I e
III
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