quinta-feira, abril 25, 2019

Fundamentos Metodológicos do Ensino Da Matemática


PERGUNTA 1
Pesquisas como as de Lerner e Fayol (1996) procuram averiguar como as crianças constroem hipóteses sobre as escritas numéricas e como se aproximam do conhecimento do sistema de numeração. Entre as hipóteses destacam:
I A quantidade de algarismos de um número.
II A posição dos algarismos como critérios de comparação.
III A escrita baseada na fala.
Segundo as autoras, são verdadeiras apenas
e. (CORRETA)
I, II, III

PERGUNTA 2
Leia as afirmações a seguir:
I Em sua função cardinal, o número natural é um indicador de quantidade, ou seja, permite evocar mentalmente uma quantidade, mesmo que ela não esteja fisicamente presente. Situações que permitam à criança responder quantos são os dias do mês, quantas pessoas moram em casa, etc. são exemplos que consideram o aspecto cardinal do número.
II O aspecto ordinal do número natural é ressaltado quando ele é um indicador de posição, ou seja, ele permite guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou acontecimentos. Situações que permitam discutir com a criança quem foi o quinto colocado no campeonato de futebol da escola, ou quem senta na segunda carteira da fila que fica em frente à mesa da professora, etc. são exemplos que focalizam o aspecto ordinal do número.
III Há algumas situações em que o número não tem ligação nem com o aspecto cardinal, nem com o aspecto ordinal, mas permite identificar uma pessoa ou um objeto. Nesse caso, os números naturais são usados como código. São exemplos de situações em que o número aparece como código: o número de telefone, da carteira de identidade, da senha bancária, do ônibus etc.
O documento Parâmetros Curriculares Nacionais destaca as funções sociais dos números e a importância do trabalho com essas funções com as crianças. De acordo com esse documento são verdadeiras apenas as afirmações:
e. (CORRETA)
I, II e III

PERGUNTA 3
A pesquisa desenvolvida pelo Grupo CCPPM envolveu 385 alunos de 5º ano de escolas diferentes de São Paulo e apresentou algumas dificuldades dessas crianças como a incompreensão do valor posicional, a presença do zero no número, o conhecimento até a ordem de grandeza da unidade de milhar, a influência sonora na escrita numérica. Assinale as proposições verdadeiras, de acordo com o texto.
a.(CORRETA)
A incompreensão do valor posicional estende-se para as diferentes ordens e classes do número, aumentando o índice de erros a partir da decomposição dos números da ordem de dezena de milhar. Nos procedimentos de decomposição de um número, os alunos desconsideram o valor posicional do algarismo no número.
b. (CORRETA)
Nos números com zero intercalado, os alunos apresentam um procedimento comum na decomposição numérica para suprir a ausência de quantidade, a criança sente a necessidade de colocar o zero para ocupar a “casa vazia” do número, como nos exemplos:
1908 = 1000 + 900 + 0 + 8 ou
108 = 100 + 00 + 8
c. (CORRETA)
Nos casos de escritas numéricas com o zero intercalado, os registros revelaram mais uma vez inconsistências na compreensão do valor posicional que o algarismo ocupa no número, como por exemplo: 3000 + 60 + 8 = 3608.
d.(CORRETA)
No procedimento de composição de números os alunos apresentaram melhor compreensão e domínio, ainda que muitos concebam este procedimento como uma operação aritmética apoiando-se na propriedade aditiva do sistema de numeração e na apresentação das multiplicações organizadas separada pelo sinal da adição.
e. (CORRETA)
Os alunos mostraram seus conhecimentos com números até a ordem das unidades de milhar. Com números dessa ordem de grandeza, percebem a relação entre a posição do algarismo e o valor dele no número, decompõem e compõem números com base na escrita numérica apresentada e procuram representar a escrita numérica baseando-se em informações extraídas da fala e do conhecimento prévio a respeito da escrita de números de ordem menor.
f. (CORRETA)
No que se refere à influência sonora na escrita numérica, em situações de decomposição do número o apoio na leitura do número pode levar a alguns procedimentos desnecessários, como a representação do zero para suprir a ausência de quantidade na classe como, por exemplo: 8 001= 8000 + 00 + 01.

PERGUNTA 4
Numa discussão entre professores surgiram opiniões diferentes sobre o ensino dos números para as crianças do 1º ano. Observe-as:
I A professora Vânia defendeu a ideia de que, para iniciar seu trabalho com números, ela parte do que os alunos já sabem identificando como os utilizam, para que servem, que dificuldades as crianças revelam.
II O professor Márcio disse a essa colega que iniciava seu trabalho com números de 1 a 9 e depois ia ampliando até o 99.
III A professora Letícia comentou que mesmo sem compreender as funções do número, seus alunos percebem a diversidade de situações em que o número é usado.
De acordo com o texto lido, são verdadeiras apenas as afirmações
e. (CORRETA)
I e III

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