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QUESTÃO 1
A leitura como possibilidade de apreensão
crítica da realidade só se torna possível com a passagem de uma atitude para
outra. Assinale a alternativa em que a relação entre essas duas atitudes se
apresenta de modo correto para que ocorra a apreensão crítica da realidade.
a ) Da leitura real para a leitura ideal.
b ) Da leitura ingênua para a
leitura crítica.
c ) Da leitura profunda para a leitura de
superfície.
d ) Da leitura da palavra para a leitura do
mundo.
QUESTÃO 2
O desafio imposto ao leitor que se pretende
crítico está
a ) no conhecimento do estilo de linguagem
utilizado pelo autor do texto.
b ) na decifração do código linguístico
utilizado pelo autor do texto.
c ) no entendimento do significado das palavras
empregadas pelo autor.
d ) no desvelamento dos
significados implícitos produzidos pelo autor.
QUESTÃO 3
No Brasil, a taxa de analfabetismo de 1920 era
praticamente a mesma de 1900, ou seja,
a ) 84,94% e 85,34%, respectivamente, em
pessoas de quinze anos de idade ou mais.
b ) 34,94% e 35,34%, respectivamente, em pessoas de quinze anos de idade ou mais.
b ) 34,94% e 35,34%, respectivamente, em pessoas de quinze anos de idade ou mais.
c ) 54,94% e 55,34%, respectivamente, em
pessoas de quinze anos de idade ou mais.
d ) 64,94% e 65,34%, respectivamente, em pessoas de quinze anos de idade ou mais.
d ) 64,94% e 65,34%, respectivamente, em pessoas de quinze anos de idade ou mais.
QUESTÃO 4
É correto afirmar que
a ) a influência dos diversos setores da
sociedade sobre a instituição escolar se vê negada na medida em que esta não é
capaz de alterar a sua ação pedagógica.
b ) durante muito tempo, a tradição escolar
considerou a escola como o lugar exclusivo de ocorrência do processo de
formação do leitor, e trabalhou nessa direção.
c ) a interação entre signos e saberes
distintos não é suficiente para enriquecer e dinamizar a competência
linguística oral e escrita por parte dos educandos.
d ) dada a sua riqueza e variedade, a linguagem
verbal humana não dá às demais linguagens a possibilidade de uma suficiente
expressão para o pensamento humano.
QUESTÃO 5
O ensino de leitura tem sido tão difícil no
curso superior quanto na Educação Básica, porque
a ) a maioria dos alunos pressupõe que o
professor chega ao ensino universitário dominando os mais variados tipos de
leituras e gêneros discursivos, incluindo teórico, e, portanto, o ensino da
leitura será sem dificuldades.
b ) a grande maioria dos
professores parte do pressuposto de que o aluno chega a esse grau de ensino
dominando os mais variados tipos de leitura e gêneros discursivos, incluindo o
teórico, necessário ao bom desempenho acadêmico.
c ) todos os professores partem do pressuposto
de que na Educação Superior o aluno vai, por si mesmo, dominar os mais variados
tipos de leituras e gêneros discursivos, incluindo o teórico, necessário ao bom
desempenho acadêmico.
d ) grande parte dos alunos já chega à
universidade sabendo ler sem qualquer dificuldade, apresentando uma habilidade
prévia que vem a frustrar as expectativas de seus professores, que tanto se
preparam para o ensino da leitura.
QUESTÃO 6
Assinale a alternativa correta quanto à
possibilidade de um indivíduo tornar-se leitor ou alfabetizado.
a ) Tornar-se alfabetizado e leitor significa a
mesma coisa, na medida em que o simples contato com o texto permite que os
indivíduos realizem tais possibilidades.
b ) Tornar-se alfabetizado implica antes de
mais nada ler o mundo em que o indivíduo se move, e tornar-se leitor implica
tão somente a decifração mecânica do código verbal.
c ) É impossível tornar-se leitor
sem a contínua interação com um espaço em que as razões para ler são
intensamente vividas - mas é possível ser alfabetizado sem isso.
d ) É possível tornar-se leitor sem a contínua
interação com um espaço em que as razões para ler são intensamente vividas -
mas é impossível ser alfabetizado sem isso.
QUESTÃO 7
O maior desafio da educação brasileira é o de
tornar seus estudantes leitores e escritores capazes de utilizar a leitura e a
escrita
a ) para, a partir disso, ser possível que eles
combatam a violência, que tem se mostrado tão forte em todo nosso país.
b ) para, a partir disso, ser possível que eles
concorram a melhores empregos e assim venham a melhorar de vida.
c ) para terem, na sociedade, uma
participação segura e autônoma em situações em que essas habilidades sejam
exigidas.
d ) em situações variadas, mas sempre sendo profissionais capazes de realizar seu trabalho com segurança e autonomia.
d ) em situações variadas, mas sempre sendo profissionais capazes de realizar seu trabalho com segurança e autonomia.
QUESTÃO 8
A leitura crítica é aquela comprometida com
a ) a decifração dos termos técnicos presentes
no texto.
b ) a decifração do código linguístico e das
palavras do texto.
c ) o desvelamento das intenções
e valores implícitos no texto.
d ) a identificação da estrutura que sustenta a
argumentação.
QUESTÃO 9
Segundo Ana Maria Freire, em seu livro Analfabetismo
no Brasil, quando expulsos do Brasil, em 1759, os jesuítas nos legaram um
ensino de caráter literário, verbalista, retórico, livresco, memorístico e
reiterativo, inculcando a ideologia
a ) da disciplina e do rigor científico,
"inaugurando" a ciência moderna no Brasil.
b ) da leitura e do cultivo das artes, "inaugurando" a democracia e a inclusão no Brasil.
c ) do pecado e das interdições do corpo, "inaugurando" o analfabetismo no Brasil.
b ) da leitura e do cultivo das artes, "inaugurando" a democracia e a inclusão no Brasil.
c ) do pecado e das interdições do corpo, "inaugurando" o analfabetismo no Brasil.
d ) da visão global e da ligação dos saberes,
"inaugurando" a globalização no Brasil.
QUESTÃO 10
No final da década de 1970, vários
pesquisadores buscaram investigar qual era o panorama da leitura, dos livros e
de leitores no Brasil. Tais pesquisas apontavam para a existência de uma crise
na leitura e no seu ensino. No meio acadêmico, tal investigação deve-se
principalmente a um desejo de
a ) aplicação de novas metodologias de leitura.
b ) divulgação da literatura clássica nas
escolas.
c ) democratização da sociedade e
da escola.
d ) ampliação da rede de bibliotecas escolares.
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